15.2 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

O Dr. Avacalho Ellhys, advogado do PT, foi flagrado ensinando como burlar as eleições?

- Publicidade -

Vídeo vazado mostra um homem confessando esquemas para recolocar o PT no poder novamente após as eleições presidenciais! Será verdade?

O vídeo tem cerca de 4 minutos de duração e começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp e do Telegram na segunda quinzena de abril de 2022. Nele podemos ver um homem identificado como Dr. Avacalho Ellhys, advogado do Partido dos Trabalhadores, explicando como será o plano de ação do partido para ganhar as eleições presidenciais de 2022.

O homem afirma que todo o esquema para eleger o candidato Lula já está pronto, começando na divulgação de pesquisas falsas até a adulteração de urnas eletrônicas!

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?

Procuramos pelo nome do advogado nos cadastros da Ordem dos Advogados do Brasil e não encontramos nada! Caso o sujeito fosse mesmo um advogado, certamente iríamos encontrar.

Reprodução: OAB

Procuramos também no site do PT e também não encontramos nada a respeito.

No site do ex-presidente Lula há uma explicação para esse vídeo que se espalhou como se fosse real. Segundo apurado pelo site, o autor do vídeo é o humorista Warley Clauhs e as imagens fazem parte do seu canal de humor no YouTube.

Com menos de mil inscritos, o canal do comediante tem vários vídeos e quase todos possuem menos de 2 mil visualizações. O vídeo com o falso vazamento das declarações do “advogado” é o de maior sucesso do canal até agora, com cerca de 40 mil visualizações.

- Publicidade -

Sob o nome de O Nana Arroba, Warley concorreu ao cargo de vereador em Rondon do Pará-PA nas eleições de 2020 e não se elegeu.

Conclusão

O vídeo que mostra um homem identificado como advogado do PT é falso e foi criado em um canal humorístico no YouTube!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui