Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Shopping reabre em Belém após 30 dias com os produtos embolorados! Será verdade?

Falso

Shopping reabre em Belém após 30 dias com os produtos embolorados! Será verdade?

Shopping reabre em Belém após 30 dias com os produtos embolorados! Será verdade?

Fotos compartilhadas no Twitter e no Facebook mostram supostos prejuízos em produtos embolorados devido ao fechamento de shoppings no Brasil! Será verdade?

As imagens se espalharam através das redes sociais na segunda quinzena de maio de 2020 e mostram artigos de moda de couro, como sapatos e bolsas, cheios de bolor. De acordo com o texto que acompanha as fotos, um lojista de Belém (PA) teria registrado o estado em que se encontrava o estoque de sua loja, que estava fechada há mais de 30 dias devido à quarentena imposta pelos governadores numa tentativa de conter a epidemia do coronavírus. 

Ao reabrir a sua loja que fica dentro de um Shopping, o lojista teria encontrado todos seus produtos embolorados e impróprios para a venda!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “Shopping em Belém fechados 30 dias, sem ar condicionado. Vejam as fotos de um lojista q entrou em sua loja depois deste tempo. Não é só o prejuízo material é o psicológico tbm…” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

As mesmas fotos foram compartilhadas como sendo de algum shopping em diferentes cidades do Brasil. No exemplo abaixo, o shopping seria numa cidade do interior de São Paulo:

 

Em outras publicações, o autor apenas diz que o prejuízo teria ocorrido em um shopping, sem dar maiores detalhes:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Origens

A verdade mesmo é que as fotos são reais, mas o fato não ocorreu no Brasil.

De acordo com buscas que fizemos em sites internacionais, as fotos foram tiradas em uma loja de departamentos chamada Metrojaya, que fica no shopping center Suria Sabah, na Malásia!

No dia 11 de maio de 2020, a loja publicou uma nota na sua página no Facebook, explicando que eles ainda estavam investigando o motivo da deterioração dos produtos:

Announcement

Posted by Metrojaya on Monday, May 11, 2020

Alguns dias depois, a loja publicou vídeos mostrando a recuperação de alguns dos itens:

Social distancing is a must in this new world order but don’t let mould be the reason!p/s: Check out our video on how to remove mould!

Posted by Metrojaya on Wednesday, May 13, 2020

Nessa reportagem do site Mashable é explicado que uma das causas da proliferação dos fungos pode ter sido o desligamento do sistema de ar condicionado do shopping center, o que fez com que o ar ficasse mais úmido.

Conclusão

As fotos mostrando itens de couro embolorados são reais, mas o registro foi feito em uma loja de departamentos da Malásia. 

Continue lendo
33 Comentários

33 Comments

  1. Marcus

    20 de maio de 2020 em 23:30

    Eu trabalho em um Shopping, pena que não posso ir lá para realmente ver como está o estado, mas se pudesse com certeza iria ajudar com fotos.

    • Jaci

      21 de maio de 2020 em 9:52

      Fake! Como as pessoas gostam de fazer este tipo de postagem. Quanto a questões políticas expostas em um comentário aqui também é muito triste. Por que tanto ódio gente? Jesus fica triste com estas abordagens. Orem e peçam perdão, peçam para Jesus preencher vossos corações de amor, misericórdia e sabedoria.

    • Maria

      21 de maio de 2020 em 17:24

      @Marcus , provavelmente não aconteceu NADA. Isso porque o clima brasileiro é diferente da Malásia (clima Equatorial, úmido, quente, chuvas de monções, sujeita a tufões, geografia de Península, alta maresia etc). Entretanto, sugiro que você vá na sua loja de vez em quando para ver como está o estado das mercadorias adquiridas e dar a devida manutenção. O interesse é unicamente SEU e em hipótese nenhuma de nada servirá culpar o Covid-19 e as medidas de contenção. 😉

  2. Maria

    21 de maio de 2020 em 1:59

    São Bolsomínions IMBECIS MENTIROSOS que espalharam essa porcaria, com certeza! Aliás, além do Bolsonaro e Bolsomínions, quem são os grupos que não estão se importando em expor a população ao perigo no meio dessa Pandemia do Covid-19? Fácil de identificar: Empresários, Comerciantes, Sindicatos, Ambulantes, Trabalhadores Informais, Religiosos etc. Esqueci-me de mais alguém? 😐

    • Lula

      21 de maio de 2020 em 10:41

      “Ainda bem que este monstro da covid apareceu”

    • Rob

      21 de maio de 2020 em 12:13

      Sim, esqueceu do governador e prefeito Doria/Covas, a dupla dinâmica pronta para inventar aglomerações com mega rodízio, feriadão e o povo indo espalhar vírus em aglomerações no litoral, etc…ah e os que apoiam essas medidas, como vc!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk😂😂😂

      • Maria

        21 de maio de 2020 em 13:40

        @Rob , é OBRIGAÇÃO de prefeitos e governadores tentar proteger a população. Ele pelo menos estão fazendo alguma coisa e se deu certo ou não são OUTROS QUINHENTOS. É melhor do que ser LETÁRGICO, ficar de MIMIMIs nas Redes Sociais e brigar com a imprensa como o presidente Bolsonaro. Muito blablablá e pouca ou nenhuma AÇÃO, ATITUDE, EXECUÇÃO etc por parte do presidente. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Rob

          21 de maio de 2020 em 20:23

          kkkkkkkkkkkkkk…Estou adorando ter um site para ler as bostagens…errr…digo as postagens da @Maria!
          Querida, vc me diverte tanto!kkkkkkkkkkkkkkkkkk É uma após a outra! Será q o Corona se meteu no meio dos seus 3 ou quatro neurônios e está atrapalhando-os mais do q estavam perdidos? “Népussiveu”…vc continua achando q prefeitos e governadores com as tentativas de ensaio e erro em cima do povo está REALMENTE TENTANDO PROTEGER A POPULAÇÃO?
          E ainda diz, se deu certo ou não são outros quinhentos??? Então vc acha mesmo preferível colocar a população OSTENSIVAMENTE EM RISCO como estão fazendo, mas o importante é fazer??? Ai ai ai neguinha, vai tratar da sua mente perturbada! Não sei se tem jeito, mas ficar em quarentena, muda, e sem digitar, pelo menos não te expõe tanto ao ridículo com essa lógica deteriorada!
          Pena q se vc fizer isso vai acabar com a minha diversão, mas td por uma boa causa!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Maria

            21 de maio de 2020 em 21:59

            @Rob , eu já disse. Suas ASNEIRAS não me afetam em NADA. A ÚNICA maneira de você “ganhar” é trazer PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS do que você fala nos comentários. Alguns pouquíssimos internautas conseguiram provar que o e-Farsas errou ou estava equivocado e depois a matéria foi retificada. Fora isso, é só BLABLABLÁ, MIMIMIs e CRIANCICE sua. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Joel Paulo

          22 de maio de 2020 em 19:56

          O Supremo Tribunal tirou do Governo Federal a autonomia para o combate e o transferiu para governadores e refeitos. Logo, quem é o LETÁRGICO?

          • Maria

            25 de maio de 2020 em 15:28

            @Joel Paulo , tirar a autonomia não significa necessariamente que o Governo Federal fez ou faria alguma coisa (AÇÃO, ATITUDES, EXECUÇÃO etc). Lembre-se: é de CONHECIMENTO PÚBLICO e GERAL que Bolsonaro e equipe estavam tratando o Covid-19 como se fosse uma “gripezinha”, “refriadinho”, “histeria” etc. Portanto, é previsível supor que eles (Governo Federal) NADA FARIAM, IGNORARIAM, DARIAM AS COSTAS etc sobre o Covid-19. 😉

          • NORMANDO JOSE VASCONCELOS MENDONCA

            25 de maio de 2020 em 20:00

            Negativo! O STF interpretou a CF-RFB.
            Aliás, quem quer entregar os centuriões aos leões é o governo federal.

          • Maria

            26 de maio de 2020 em 14:58

            @NORMANDO JOSE VASCONCELOS MENDONCA , acredite no que você acreditar. Eu só acredito em AÇÕES, ATITUDES, EXECUÇÕES, ou seja, eu só acredito depois de FEITO, principalmente quando se trata de políticos. Os americanos e muitos outros países de 1º mundo tem a mesma filosofia: “JUST DO IT!”, “DO IT!”, “DONE!”, “CHECKED!” 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

          • Maria

            26 de maio de 2020 em 15:14

            @NORMANDO JOSE VASCONCELOS MENDONCA , ah…, desculpe Normando, você respondeu ao @Joel Paulo, não é mesmo? Esqueça meu post anterior, ao invés disso o post será direcionado ao @Joel Paulo. Esse sistema de comentários do e-Farsas às vezes me deixa muito confusa em quem está falando com quem. 😐

    • Luiz

      21 de maio de 2020 em 18:27

      Não faltou mais alguém, não Maria. Faltou só uma Idiota de nome Maria. Daquelas que não contribuem com nada, geralmente uma pé de chinelo qualquer que não pode ver ninguém bem na vida que já queira tomar contra do negócio dos outros. Só isso. amiga.

      • Maria

        22 de maio de 2020 em 11:28

        @Luiz , quem não contribui em nada é a maioria do povo brasileiro, incluindo comerciantes e empresários INFRATORES que estão desrespeitando os decretos de quarentena, abrindo à “meia porta” e colocando em RISCO a população que também não respeita nada (baixa adesão). Países de 1º mundo como, por exemplo, o Japão, que possui uma população mais educada, civilizada, organizada, que respeita a recomendação de professores, médicos, cientistas, órgãos de saúde e governamentais etc já estão saindo da quarentena e voltando pouco a pouco às atividades normais. Esse é o PREÇO que o brasileiro deverá PAGAR devido à MALANDRAGEM ou o popularmente conhecido “jeitinho brasileiro”. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  3. Pedro Lucio Ribeiro

    21 de maio de 2020 em 9:49

    Que tal criar uma seção no e-farsas: as mensagens que os trouxas acreditam?…

  4. Athena Gabriel Vaz

    21 de maio de 2020 em 9:53

    Bom dia, não foi solicitada o uso da minha imagem no site portanto, peço que seja retirada a postagem imediatamente.

    • Gilmar Lopes

      21 de maio de 2020 em 12:22

      Olá! Onde aparece a sua imagem? Nos informe para retirarmos!

    • Gilmar Lopes

      21 de maio de 2020 em 12:32

      Removi a sua imagem, mas gostaria de saber de você de onde você tirou essa informação sobre os shoppings!

    • Joe

      21 de maio de 2020 em 15:52

      “Só poste nas redes sociais o que você colocaria em um outdoor”

    • Alexandre Mendes

      23 de maio de 2020 em 14:46

      Plantou fake news, quando viu a merda quis se fazer de vitima né minha filha?

      • Gilmar Lopes

        24 de maio de 2020 em 9:52

        Lembrando que disseminar notícias falsas pode ser considerado crime!

    • Maria

      25 de maio de 2020 em 15:40

      @Athena Gabriel Vaz , você teve sorte, cara internauta. O e-Farsas é ÉTICO, só cometeu um pequeno deslize em encobrir a foto de terceiros que espalharam/compartilharam Fake News e consertou, a seu pedido, imediatamente. Entretanto, NADA GARANTE que outros sites façam isso e/ou nem mesmo a respondam. Imagine sua foto, seu nome, enfim sua IDENTIDADE, divulgada na Internet por causa de uma Fake News que você compartilhou, VIRALIZOU, POLEMIZOU e SAIU FORA DE CONTROLE, mesmo que você seja apenas um terceiro. “PENSE ANTES DE POSTAR e, na dúvida, NÃO POSTE/COMPARTILHE”. 😉

  5. Joe

    21 de maio de 2020 em 10:45

    10 mil mortos = Não tem problema, a gripe mata mais, é hora de reabrir tudo. Os recuperados são muito mais que os mortos!

    Meia dúzia de carteira e sapato de couro precisa de limpeza = Meu Deus, que judiação…

    • Alexandre Ribeiro da Silva

      21 de maio de 2020 em 12:57

      Ame as coisas, use as pessoas.

  6. Rob

    21 de maio de 2020 em 12:15

    Sim, esqueceu do governador e prefeito Doria/Covas, a dupla dinâmica pronta para inventar aglomerações com mega rodízio, feriadão e o povo indo espalhar vírus em aglomerações no litoral, etc…ah e os que apoiam essas medidas, como vc!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk😂😂😂

  7. Rob

    22 de maio de 2020 em 1:05

    Mariazinha sua linda, vc escreveu assim, VOU REPETIR PARA VC TER NOÇÃO:
    “@Rob , eu já disse. Suas ASNEIRAS não me afetam em NADA. A ÚNICA maneira de você “ganhar” é trazer PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS do que você fala nos comentários. Alguns pouquíssimos internautas conseguiram provar que o e-Farsas errou ou estava equivocado e depois a matéria foi retificada. Fora isso, é só BLABLABLÁ, MIMIMIs e CRIANCICE sua. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀”
    Certo? Leu?
    Pois te digo, supra sumo da inteligência, não refutei nada q o e-farsas disse, nêga, refutei foi a sua teoria q essa insanidade do mega rodízio era p proteger as pessoas de serem infectadas e ainda dizer q apoiava! E para isso não tenho q provar nada, pq já foi provado, NÃO DEU CERTO MESMO!KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    VC NÃO CANSA NÃO DE LEVAR NA CARA? Mulher de malandro, gosta de apanhar? Então TOMAAA!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…rindo até!

  8. Genilson

    22 de maio de 2020 em 11:33

    Esqueceu de dizer que o Shopping Suria Sabah fica à beira-mar, por isso a umidade é grande.

  9. NORMANDO JOSE VASCONCELOS MENDONCA

    25 de maio de 2020 em 18:40

    As fotos são verdadeiras, muito embora não tenham sido obtidas no Brasil.
    ainda assim, são objetos, são coisas.
    Passe um pano, aplique uma graxa e os sapatos ficarão novos!
    Lave as roupas e elas ficarão como novas outra vez.
    Mas alguém pode me dizer se há pano, graxa ou lavanderia que traga à vida quem foi vitimado pela pandemia?

  10. Maria

    26 de maio de 2020 em 15:19

    @NORMANDO JOSE VASCONCELOS MENDONCA , que tal EMPATIA, SENSIBILIDADE e SOLIDARIEDADE? 😉 O grande problema é: você acha que o Brasileiro, em geral, realmente é empático, sensível e, principalmente, solidário? 😐 É uma questão para se pensar, não acha? 😉

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo