Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Shopping reabre em Belém após 30 dias com os produtos embolorados! Será verdade?

Falso

Shopping reabre em Belém após 30 dias com os produtos embolorados! Será verdade?

Shopping reabre em Belém após 30 dias com os produtos embolorados! Será verdade?

Fotos compartilhadas no Twitter e no Facebook mostram supostos prejuízos em produtos embolorados devido ao fechamento de shoppings no Brasil! Será verdade?

As imagens se espalharam através das redes sociais na segunda quinzena de maio de 2020 e mostram artigos de moda de couro, como sapatos e bolsas, cheios de bolor. De acordo com o texto que acompanha as fotos, um lojista de Belém (PA) teria registrado o estado em que se encontrava o estoque de sua loja, que estava fechada há mais de 30 dias devido à quarentena imposta pelos governadores numa tentativa de conter a epidemia do coronavírus. 

Ao reabrir a sua loja que fica dentro de um Shopping, o lojista teria encontrado todos seus produtos embolorados e impróprios para a venda!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “Shopping em Belém fechados 30 dias, sem ar condicionado. Vejam as fotos de um lojista q entrou em sua loja depois deste tempo. Não é só o prejuízo material é o psicológico tbm…” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

As mesmas fotos foram compartilhadas como sendo de algum shopping em diferentes cidades do Brasil. No exemplo abaixo, o shopping seria numa cidade do interior de São Paulo:

 

Em outras publicações, o autor apenas diz que o prejuízo teria ocorrido em um shopping, sem dar maiores detalhes:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Origens

A verdade mesmo é que as fotos são reais, mas o fato não ocorreu no Brasil.

De acordo com buscas que fizemos em sites internacionais, as fotos foram tiradas em uma loja de departamentos chamada Metrojaya, que fica no shopping center Suria Sabah, na Malásia!

No dia 11 de maio de 2020, a loja publicou uma nota na sua página no Facebook, explicando que eles ainda estavam investigando o motivo da deterioração dos produtos:

Announcement

Posted by Metrojaya on Monday, May 11, 2020

Alguns dias depois, a loja publicou vídeos mostrando a recuperação de alguns dos itens:

Social distancing is a must in this new world order but don’t let mould be the reason!p/s: Check out our video on how to remove mould!

Posted by Metrojaya on Wednesday, May 13, 2020

Nessa reportagem do site Mashable é explicado que uma das causas da proliferação dos fungos pode ter sido o desligamento do sistema de ar condicionado do shopping center, o que fez com que o ar ficasse mais úmido.

Conclusão

As fotos mostrando itens de couro embolorados são reais, mas o registro foi feito em uma loja de departamentos da Malásia. 

Continue lendo
34 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo