Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Suspeito de assaltar um policial foi tratado como um mero estudante pela mídia?

Crimes

Suspeito de assaltar um policial foi tratado como um mero estudante pela mídia?

Suspeito de assaltar um policial foi tratado como um mero estudante pela mídia?

No dia 18 de junho de 2020, um determinado usuário no Facebook compartilhou uma espécie de captura de tela que gerou muita polêmica (arquivo). Nela, é possível ver o título de uma notícia supostamente publicada pelo “Portal R7” que dizia:

Estudante morre baleado depois de tentar assaltar um PM em São Paulo

Logo abaixo é possível ler que o tal estudante e um outro suspeito estavam numa moto e que caso teria ocorrido na Zona Leste de São Paulo. Também é possível ler que o PM teria reagido e jovem acabou sendo morto. Enfim, desde então a publicação já obteve mais de 1,3 mil compartilhamentos!

Um determinado usuário no Facebook compartilhou uma espécie de captura de tela que gerou muita polêmica.

Entretanto, será que essa notícia é verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Verdadeiro! Essa notícia foi realmente publicada no dia 14 de maio de 2018, no Portal R7, e permaneceu com esse título e o texto logo abaixo dele até a noite de 18 de junho daquele ano! Para provar isso há uma versão arquivada dessa notícia no arquivo digital “Wayback Machine”, datada de 15 de maio, e uma publicação numa página do Facebook chamada “Profissão:Militar”, do dia 18 de junho.

Resumindo? A notícia permaneceu dessa forma por mais de um mês!

Trecho da versão arquivada pelo “Wayback Machine”.

Publicação da página “Profissão: Militar”

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No entanto, às 22h29 de 18 de junho, diversos elementos da notícia foram alterados! Entre eles o título…

Suspeito morre baleado depois de tentar assaltar um PM em São Paulo

…e o texto logo abaixo dele…

Vítima estava em uma moto quando tentaram assaltar um policial na zona norte. O PM acabou reagindo e um deles acabou morto

Assim sendo, confira abaixo como esse mesmo trecho ficou:

Trecho da notícia posteriormente editada pelo Portal R7.

Entramos em contato com a Ouvidoria do Portal R7 em busca de esclarecimentos, mas não tivemos quaisquer explicações até o fechamento deste artigo.

Conclusão

Verdadeiro! Essa notícia foi realmente publicada no dia 14 de maio de 2018, no Portal R7, e permaneceu com esse título até a noite de 18 de junho daquele ano! Contudo, ainda naquela noite, diversos elementos da notícia foram alterados, entre eles o título e o texto logo abaixo dele. Foi a partir daí que a palavra “estudante” foi trocada pela palavra “suspeito”.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

20 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo