23.4 C
São Paulo
domingo, setembro 19, 2021

Suzane Richthofen é presidente da Comissão de Seguridade Social e Família

- Publicidade -

Será verdadeira a notícia que está circulando sobre a nomeação de Suzane Richthofen para a presidência da Comissão de Seguridade Social e Família?

A notícia apareceu na web na segunda semana de abril de 2013. Sites, blogs e diversas postagens nas redes sociais: Suzane Richthofen é nomeada presidente da Comissão de Seguridade Social e Família!

O assunto repercutiu imediatamente pela rede, fazendo com que algumas publicações no Facebook sobre isso chegassem a alcançar mais de 50.000 compartilhamentos. Muitas pessoas contrárias a tal nomeação se manifestando nos inúmeros comentários.

O fato que incomodou a muitos é que Suzane, pra quem não sabe, está cumprindo pena de 39 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato dos próprios pais (assassinato praticado com a ajuda do namorado dela e do irmão dele).

Será que notícia é verdadeira ou é mais uma farsa da web?

Reprodução da noticia sobre a nomeação de Suzane Richthofen é nomeada presidente da Comissão de Seguridade Social e Família
Reprodução da noticia sobre a nomeação de Suzane Richthofen para a presidência da Comissão de Seguridade Social e Família. Será?

Verdadeiro ou falso?

A notícia é falsa! Suzane continua presa.

O texto afirma que Richthofen teria conseguido conquistar o regime semiaberto, mas isso não é verdade. De acordo com várias publicações em diversos jornais, no dia 1 de abril de 2013 o Supremo Tribunal de Justiça negou o pedido de habeas corpus em favor de Suzane Von Richthofen para deixar o regime fechado e poder sair da prisão durante o dia.

Portanto, ela continua lá na Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé, no interior de São Paulo.

Comissão de Seguridade Social e Família

A Comissão existe, de fato, mas seu presidente não é Suzane. Até o começo de 2013, a cadeira foi ocupada pelo deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM) que, no dia 6 de março passou o cargo para o deputado Rosinha (PR).

- Publicidade -

Luiz Henrique Mandetta passando o cargo de Presidente da Comissão para o deputado Rosinha (de barba). (foto: Divulgação)
Luiz Henrique Mandetta passando o cargo de Presidente da Comissão para o deputado Rosinha (de barba). (foto: Divulgação)

 

Origem do boato

Quem criou essa falsa notícia foi o site de humor Diário Pernambucano no dia 9 de abril de 2012. Conhecido na web pelas notícias engraçadas e totalmente desprovidas de verdade, o Diário se autodenomina comoum site de notícias meio fake (falsas), meio reais”.

Em apenas 5 dias, o artigo teve mais de 76.000 curtidas na página do Diário Pernambucano.

Já mostramos aqui no E-farsas outras notícias humorísticas dessa turma, como a história falsa do ator Chuck Norris ter assumido que era homossexual entre outras. Acontece que muita gente acaba acreditando que as brincadeiras são reais e repassam o boato adiante.

Conclusão

Suzane Von Richthofen não foi nomeada para a presidência da Comissão de Seguridade Social e Família. A história foi inventada por um site humorístico.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

18 COMENTÁRIOS

      • Lucas, o hilario da diferença está que nos dois casos são as posições opostas. Suzane destruiu sua família e jamais poderia fazer parte de uma Comissão de Seguridade Social e Família, da mesma forma que um sujeito que não entende nada de direitos humanos como Feliciano, jamais poderia fazer parte de uma Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Agora Presidente do Senado ladrão ou corrupto, o que os coloca lá são os conchavos políticos. É um absurdo tão grande quanto, mas é a realidade.

  1. Qualquer um que tenha acompanhado a história do Feliciano e a indignação que isso tem causado a uma grande parcela da população, saberia que isso é falso. Até porque, por uma menina que matou os prórios pais na Comissão de Seg. Social e FAMÍLIA, é no mínimo, abominável! hahaha

  2. quando eu li ,sobre SUZANE RICHTHOFEN ,fiquei horrorizada com a noticia,pensei comigo ;sera que ja esquecerao do que aconteceu.ai comigo falei ;se for verdade que ela seria PASTORA,pensei:so se for :PASTORA DO INFERNO equem o seguice seriao como demonios.

  3. Não acredito que ela em sã consciência tenha feito isso. Ela matou os pais fisicamente. Coisa diabólica. Macabra. Repito: Uma pessoa em sã consciência não faria isso. Devia estar possuída, possessa, obsedada. Fora de si. Tem filhas que não matam, mas ” enterram o pai vivo”. Por desgosto e ingratidão. Ela merece a recuperação. Se recorreu à religião, merece todo o apoio. Não ser mais tripudiada, massacrada.

  4. Se levar em consideração que o assassino do índio Galdino está praticamente dentro da corporação da Policia Civil, pois segundo o Juiz (ele já cumpriu sua pena), não duvido nada ela ser beneficiada também e entrar na vara da família, uma vez que nossa justiça diz que após a pena cumprida a pessoa não pode ter seus antecedentes utilizados como “sucedâneo de punição eterna”.

    Viva o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui