Connect with us

E-farsas

Torre Eiffel foi apagada em homenagem às vítimas dos ataques em Paris?

Conspirações

Torre Eiffel foi apagada em homenagem às vítimas dos ataques em Paris?

É verdade que Paris apagou as luzes da Torre Eiffel em respeito aos mortos que foram vítimas dos ataques terroristas de 13 de novembro de 2015?

Na noite dos ataques terroristas ocorridos em Paris, no dia 13 de novembro de 2015, várias pessoas começaram a publicar no Twitter um vídeo mostrando que o governo francês teria ordenado que as luzes da Torre Eiffel fossem desligadas em homenagem aos mortos de um dos maiores ataques terroristas daquele país.

Será que isso é verdade mesmo?

O vídeo tem poucos segundos e foi publicado no Vine, um serviço de armazenamento de vídeos, e exibe o exato momento em que as luzes da belíssima torre são apagadas:

https://vine.co/v/OpgWJUgdDAK

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é verdadeiro, mas a história é falsa!

Conforme muito bem observado pelo nosso amigo André, curador do blog parceiro do E-farsas, o Ceticismo.net, o vídeo não tem nenhuma relação com os ataques de novembro de 2015, pois ele foi publicado no Vine meses antes, em janeiro de 2015:

O vídeo foi publicado em janeiro de 2015!

O vídeo foi publicado em janeiro de 2015!

Racionamento desde 2013

De acordo com o jornal The Times Europe, o governo francês ordenou que as luzes da Torre Eiffel passassem a de apagadas todas as noites, desde 2013, com o objetivo economizar energia. Todos os prédios públicos entraram no racionamento e a Torre Eiffel, apesar de continuar com os seus espetáculos de luzes à noite, as suas luzes também são apagadas por uma hora a cada noite.

A Cidade Luz no escuro

Segundo o jornal Huffington Post, o governo francês esperava economizar cerca de 200 milhões de euros por ano em energia com esse racionamento!

Conclusão

As luzes da Torre Eiffel não foram apagadas em homenagem aos mortos dos ataques terroristas de Paris, no dia 13 de novembro de 2015. O vídeo é de janeiro de 2015!

Atualização 15/11/2015

De acordo com a fanpage oficial da Torre Eiffel no Facebook, a pedido da Câmara Municipal de Paris, as luzes da torre foram apagadas na noite do dia 14 de novembro e serão apagadas novamente na noite de hoje, em sinal de luto pelas vítimas dos ataques terroristas do dia 13:

A la demande de la Maire de Paris, la tour Eiffel restera éteinte en signe de deuil durant toute la nuit prochaine.At…

Posted by Tour Eiffel on Sábado, 14 de novembro de 2015

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

To Top