21.1 C
São Paulo
quarta-feira, fevereiro 1, 2023

TSE renova parceria com o E-farsas e demais agências de checagem!

- Publicidade -

Gilmar Lopes, fundador do E-farsas, participou da cerimônia virtual de abertura do programa do TSE de enfrentamento à desinformação de 2022!

Em cerimônia virtual realizada no dia 22 de fevereiro de 2022, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, renovou o acordo entre o TSE e agências de checagem de informações visando o combate à desinformação na web durante o ano de 2022.

Chamada de “Coalizão para Checagem – Eleições 2022”, a força-tarefa atuará para ajudar a averiguar a veracidade do que é espalhado na internet e que pode interferir de maneira negativa na escolha do eleitor na hora de votar.

Juntamente com o E-farsas, estavam presentes (de forma virtual) representantes das agências AFP, Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

O ministro Luís Roberto Barroso no discurso de abertura da cerimônia de renovação da parceria entre o TSE e agências de checagens para as eleições de 2022! (foto: Reprodução/Justiça Eleitoral)

Sem gastos de dinheiro público

A parceria entre o TSE e demais agências e profissionais de imprensa ocorre desde 2020 e faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação. É importante lembrar que, apesar do Ministro Barroso dizer em seu discurso que a Corte pensa em um plano de negócios para remunerar o trabalho dos checadores, todo o empenho das agências não está sendo remunerado e, portanto, não houve até agora nenhum ônus aos cofres públicos.

De acordo com a secretária-geral da Corte, Aline Osório, “É importante que a coalizão tenha se tornado permanente.”.

Parceria também com as plataformas e redes sociais

Além das agências de checagens, o TSE também firmou parcerias com as principais plataformas digitais. Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Google, YouTube, TikTok e Kwai se comprometeram a utilizar os recursos tecnológicos que dispõem para divulgar fatos verídicos sobre o processo eleitoral, dando prioridade à divulgação de dados oficiais.

Para quem quiser conhecer mais a fundo o plano do TSE para o combate à desinformação durante ess ano eleitoral, leia o Plano Estratégico do TSE para combate à desinformação nas Eleições 2022.

Confira os termos de cooperação firmados entre o TSE e os veículos Abraji (projeto Comprova), AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, E-Farsas, Estadão Verifica, Globo (Fato ou Fake) e Universo Online (UOL Confere).

- Publicidade -

A seguir, o trecho da participação do fundador do E-farsas, Gilmar Lopes, quando ele se dirige ao ministro Barroso e oferece a credibilidade do nosso trabalho acumulado nesses 20 anos para o TSE:

A cerimônia completa pode ser vista no canal do TSE no YouTube, ou clicando no player abaixo:

Conclusão

Muito obrigado ao TSE por nos dar a oportunidade de ajudar a diminuir a quantidade de desinformação durante o processo eleitoral e que possamos continuar com essa parceria por muitos e muitos anos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui