23.6 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022

Bolsa de Valores em 2022: Como sobreviver a um mercado bastante volátil?

- Publicidade -

O novo ano começou com uma nota azeda, com o crash do mercado de ações e o pânico se espalhando pelos mercados financeiros. Qual a relação do risco com a volatilidade?

A volatilidade é um dos indicadores econômicos mais importantes para determinar o sucesso dos investimentos, principalmente na Bolsa de Valores. Ela é a variável que representa a intensidade e a frequência que acontecem as movimentações do valor de um determinado ativo, dentro de um período de tempo.

Desde o início de 2022, a inflação e os juros colocam os investidores em alerta e muitos deles ainda acreditam em bolha econômica, obrigando-os a um gerenciamento de risco aplicada ao mercado de ações.

De forma bastante simples, a volatilidade é a variação de determinado ativo, ou seja, quanto maior for a variação do preço de uma ação, por exemplo, maior é o risco de gerar retorno ou perder parte do investimento realizado.

Assim como as previsões do tempo não são exatas e pode chover mesmo quando não está previsto, fazer um investimento arriscado também não traz nem garantia de sucesso nem de insucesso. Os investidores experientes reforçam sempre que a única forma de reduzir o risco nos investimentos é através da educação e do estudo do mercado.

A volatilidade é a variação de determinado ativo! Quanto maior for a variação do preço de uma ação,maior é o risco de gerar retorno ou perder parte do investimento realizado.

Gerenciamento de risco para investidores

No mercado de ações, há uma forte relação entre risco e retorno. Quanto maior o risco, maior o retorno esperado! O gerenciamento de risco é o processo de identificar e avaliar o risco e depois desenvolver estratégias para gerenciar e minimizar o mesmo, maximizando os retornos.

Todas decisões têm algum risco associado, pelo que o planejamento é essencial. Antes disso, é necessário garantir que a plataforma que escolheu é a mais indicada para o tipo de investimento que quer fazer. Fatores como as formas de depósito/levantamento, as taxas cobradas ou o tipo de apoio prestado são fatores a serem tomados em conta para uma boa decisão.

No que toca às análises do mercado em si, é necessário ter em conta vários indicadores de forma a identificar tendências e boas oportunidades. Para isto acontecer, terá de haver uma aposta contínua na formação e estar sempre a par das últimas notícias, pois os fatores extra mercado, como as eleições ou sanções entre países, têm um peso grande na reação da bolsa.

Outro ponto importante no gerenciamento do risco é a diversificação do portfólio de investimentos. As indústrias geralmente acompanham-se, significando que se determinada ação estiver em alta é esperado que outras ações de empresas da mesma indústria também estejam. Assim, a diversificação do portfólio faz com que haja uma redução de risco pois não tem o investimento todo feito numa indústria só.

- Publicidade -

Ao investir e com base nas informações reunidas anteriormente, o investidor terá de delinear a sua estratégia onde define exatamente quanto pretende ganhar e quanto está disposto a perder. Esta estratégia é a gestão de risco, pois define a partida os valores chave para a hora de vender, eliminando possíveis decisões irracionais motivadas por não haver um plano associado ao investimento.

Conclusão

O ano de 2022 começou de forma bastante volátil no mercado de ações. Muitos investidores acreditam que entrar ou passar por uma bolha econômica pode levar a uma queda nos mercados ao longo do ano. Toda esta incerteza, acompanhada por taxas de inflação altas em todo o mundo, leva a uma instabilidade no mercado obrigando aos investidores fazerem um gerenciamento do risco no momento de investir. O gerenciamento do risco implica que eles tenham muitos fatores em atenção, havendo um foco na educação e também na diversificação de portfólio de forma a reduzir significativamente o risco. Há que relembrar que apesar de reduzirem o risco, ele não deixa de existir significando que qualquer investimento poderá ter um retorno negativo, apesar do estudo e estratégia adotada.

- Publicidade -

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui