23 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Tubarão com GoPro preso na nadadeira flagra sereia! Será verdade?

- Publicidade -

Grupo de pescadores instala uma câmera na nadadeira de um tubarão e acaba flagrando uma sereia no fundo do mar! Será verdade?

O vídeo voltou a circular no fim de junho de 2023 e mostra uma sereia que teria sido flagrada após um grupo de pescadores instalar uma câmera na nadadeira de um tubarão. Na nossa participação de hoje no programa Morde e Assopra da Rádio Energia 97 FM explicamos a verdade sobre esse vídeo e, de quebra, revelamos a origem de outro filme que mostra uma sereia sentada em uma pedra.

@canalnaoadormeca

Uma Sereia? Fato ou Fake? #CapCut #fyp #foryou #video #viral #viralcapcut #viraltiktok

♬ Tron Legacy – Xenology

Sereias existem? Leia o que descobrimos e assista à nossa participação no programa que tem uma das maiores audiências do rádio. 

Verdade ou mentira?

O vídeo que mostra um tubarão flagrando uma sereia no fundo do mar é uma montagem que usa dois vídeos distintos!

Assista à nossa checagem em vídeo no TikTok:

@efarsas

Sereia flagrada em vídeo! Será verdade?

♬ som original – Gilmar Lopes

O que mostra um grupo de pescadores instalando uma câmera GoPro foi publicado em julho de 2019 no canal Catch Em All Fishing. Na época, eles capturaram um tubarão e colocaram uma câmera em uma de suas nadadeiras e, como podemos ver no vídeo original, de 10 minutos, não há nenhuma sereia nela:

- Publicidade -

Já a sereia que aparece nas imagens, ela foi tirada de um vídeo de outubro de 2007 feito por um mergulhador australiano e provavelmente trata-se de uma pessoa fantasiada:

Agora, falando sobre outro vídeo, que mostra uma sereia em cima das pedras, trata-se de uma produção feita com a ajuda de computação gráfica pela produtora nicaraguense JJPD Producciones e publicada no YouTube em julho de 2022:

Mesmo deixando bem claro que seus vídeos são obras de ficção, as criaturas feitas com computação gráfica pela produtora acabam sendo espalhadas pela web como se fossem reais e enganam muita gente. O trabalho deles já apareceu aqui no E-farsas algumas vezes, como no caso da estranha criatura demoníaca que havia sido flagrada na Nicarágua.  

As sereias são seres mitológicos existentes na crença popular de praticamente todos os povos do planeta. 

A descrição das sereias varia em cada cultura, mas a grande maioria é descrita como uma criatura metade peixe metade mulher. Sua estonteante beleza e linda voz conseguem encantar os marinheiros, atraindo suas embarcações para que elas encalhem nas pedras e afundem.

Mesmo sendo um ser folclórico, muita gente jura de pé junto já ter visto uma sereia de verdade. E teve gente que até filmou sereias de verdade!

Fizemos um vídeo no nosso canal do Youtube onde explicamos a verdade sobre 7 imagens de sereias que ficaram famosas na web:

Conclusão

Sereias não existem!

O programa Morde e Assopra vai ao ar de segunda à sexta, a partir das 10h da manhã na Rádio Energia 97 FM, na frequência 97.7 MHz (em São Paulo) ou pela internet.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui