Connect with us

E-farsas

Vídeo mostra as últimas horas dos tripulantes do submarino Titan! Será verdade?

Falso

Vídeo mostra as últimas horas dos tripulantes do submarino Titan! Será verdade?

Será que o vídeo que mostra um dos tripulantes se despedindo e relatando suas últimas horas de vida dentro do submersível Titan é verdadeiro ou falso?

As imagens surgiram nas redes sociais na segunda quinzena de junho de 2023 e mostra os tripulantes de uma embarcação se despedindo, explicando que eles estão ficando sem oxigênio e que a morte é iminente. O texto que acompanha o vídeo afirma que essas seriam as últimas imagens dos tripulantes do submersível Titan, que implodiu durante uma expedição aos destroços do Titanic no fundo do mar.

O homem fala na transmissão que aquela seria a última noite com oxigênio e que é estranho como uma expedição cheia de sonhos e esperança pode terminar assim tão tristemente.

Será que esse vídeo é mesmo dos tripulantes do Titan?

Verdade ou mentira?

O vídeo é falso!

Logo de cara, podemos notar que o vídeo é forjado, visto que apenas o homem que está falando se mexe. Os demais estão parados, como se fosse uma foto.

Além disso, o interior da embarcação é diferente do interior do Titan, submersível que levava 5 turistas em direção aos destroços do navio Titanic. Aos 8 minutos do vídeo a seguir, podemos ver o interior do submersível. As imagens foram gravadas durante uma expedição realizada em 2022:

Os rostos que aparecem no vídeo também não se parecem com nenhum dos tripulantes da excursão de junho de 2023:

Tripulantes que morreram ao descer ao fundo do mar ao encontro dos restos do Titanic! (foto: Divulgação)

Outro detalhe que denuncia a farsa é que não houve tempo da tripulação gravar vídeo afirmando que tinha poucas horas de oxigênio, pois de acordo com a Marinha dos Estados Unidos, foram detectados sons condizentes com a implosão do submersível no mesmo dia da descida do equipamento para o fundo do mar. Ou seja, tudo indica que a morte dos tripulantes ocorreu instantaneamente no dia 18, quando eles ainda tinham alguns dias de oxigênio (segundo informações dadas pela empresa responsável pelo passeio).

O submersível Titan perdeu contato com a equipe que estava no navio pouco depois de uma hora após sua descida e não há nenhum registro até o momento da tripulação desde então.

Conclusão

O vídeo que mostra a população do Titan em uma despedida é falso!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top