19.4 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Um bebê nasceu no Vietnã segurando o DIU da mãe?

- Publicidade -

Será verdade que um bebê nasceu segurando o dispositivo intrauterino da mãe após método contraceptivo falhar?

A notícia surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na primeira semana de julho de 2020 e afirma que médicos de um hospital da cidade de Hai Phong, Vietnã, teriam sido surpreendidos com o nascimento de um bebê que saiu da barriga da mãe segurando o dispositivo intrauterino dela!

Juntamente com a notícia, algumas fotos compartilhadas mostram um lindo garotão recém-nascido segurando um DIU em uma das mãos. O dispositivo, que serve como contraceptivo, teria falhado e – por uma ironia – saído nas mãos do bebê no nascimento!

Será que essa história é real?

Um bebê teria nascido no Vietnã segurando o DIU da sua mãe! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Como já mostramos aqui no E-farsas em um caso semelhante a esse, ocorrido em abril de 2017, é impossível para um recém-nascido nascer segurando o DIU (ou qualquer outro objeto) porque não existe nenhuma forma do DIU entrar no saco amniótico

No caso ocorrido em abril de 2017, a mãe do pequeno Dexter, Lucy Hellein, disse em entrevista os médicos sabiam que o DIU havia permanecido no útero durante toda a sua gravidez, mas que eles não conseguiram localizar o contraceptivo com os exames no pré-natal. O dispositivo foi encontrado atrás da placenta e removido durante a cirurgia do parto, sendo colocado na mão de seu bebê como uma brincadeira e, ao mesmo tempo, como um alerta para os riscos de uma possível gravidez com o uso do DIU.

Ou seja, a cena foi armada como uma zoeira, mas acabou caindo na net e fazendo enorme sucesso.

Agora, em julho de 2020, o caso se repetiu – só que dessa vez no Vietnã – e o médico colocou o dispositivo na mão do recém-nascido para então tirar a foto. 

O fato aconteceu no dia 30 de junho de 2020, no Hospital Internacional Hai Phong e a publicação das imagens no perfil do hospital no Facebook conquistou mais de 3.000 comentários:

- Publicidade -

https://www.facebook.com/khoasan2BVDKQT/posts/2631263540450952

“Após o parto, achei interessante ele segurar o dispositivo, então tirei uma foto. Nunca pensei que fosse receber tanta atenção”, disse o obstetra doutor Tran Viet Phuong em entrevistas.

Reflexo de recém-nascido

Um dos reflexos que todo recém-nascido deve ter é o de segurar com força o dedão (ou qualquer coisa que é colocado na sua mão). Chamado de “preensão palmar”, esse reflexo é mais consistente em bebês prematuros e persiste por cerca de 2 meses.

Certamente, ao colocar o DIU na mão do bebê, esse o agarrou com força, mas não há a menor possibilidade dele ter se desenvolvido no útero segurando o aparelho!

Gravidez com o DIU é raro, mas acontece

O obstetra Frederico Peret disse em entrevista ao site UAI que a taxa de falha do DIU é de 0,1% e varia um pouco de acordo com o modelo escolhido e, caso uma gravidez aconteça, a recomendação é retirá-lo desde que o dispositivo esteja acessível ao médico. Se não estiver, a orientação é não mexer, pois há risco de aborto ou de estimular o parto prematuro.

Conclusão

As fotos de um bebê segurando um DIU são reais e foram registradas em uma maternidade no Vietnã no final de junho de 2020. No entanto, o dispositivo foi colocado na mão do garoto pelo pediatra para tirar algumas fotos. 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade, o nome do reflexo é reflexo de PREENSÃO. Se o reflexo for estimulado na mão, damos o nome de reflexo de preensão palmar. Caso seja estimulado no pé, reflexo de preensão plantar.

  2. Na verdade, o nome do reflexo é reflexo de PREENSÃO. Se o reflexo for estimulado na mão, damos o nome de reflexo de preensão palmar. Caso seja estimulado no pé, reflexo de preensão plantar.

  3. Muito boa explicacao pois tinha visto esta noticia e queria saber realmente o que aconteceu e encontrei seu artigo muito bem explicativo na verdade foi o medico que colocou na mao do bebe nao o bebe que nasceu segurando pois como dito dificil acontecer, e bom pesquisar pra saber a verdade pois tudo que sai na internet nem tudo e verdade .

  4. Muito boa explicacao pois tinha visto esta noticia e queria saber realmente o que aconteceu e encontrei seu artigo muito bem explicativo na verdade foi o medico que colocou na mao do bebe nao o bebe que nasceu segurando pois como dito dificil acontecer, e bom pesquisar pra saber a verdade pois tudo que sai na internet nem tudo e verdade .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui