22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Um menino indiano previu o coronavírus meses antes da pandemia?

- Publicidade -

Jovem astrólogo indiano chamado Abhigya Anand, de 14 anos de idade, teria previsto em agosto de 2019 a pandemia do coronavírus! Será verdade?

A história ganhou fama nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda quinzena de junho de 2020 e revela uma previsão que o jovem astrólogo teria feito em agosto de 2019 sobre a pandemia do coronavírus no mundo todo!

O menino, de acordo com o que se espalhou, é o aluno mais jovem a terminar os estudos sobre uma doutrina antiga de uma cultura hindu chamada Vastu Shastra, além de ser pós-graduado em Microbiologia Aiurvédica. Mas ele ficou conhecido mesmo em junho de 2020, quando acharam um vídeo dele de agosto de 2019, onde Anand teria afirmado que o coronavírus iria se espalhar pelo mundo em 2020, mas que a pandemia iria acabar em setembro.

Será que isso é verdade ou mentira?

Fizemos um vídeo para o nosso canal no YouTube com um resumão do que apuramos desse caso! Clique no player abaixo para assistir na íntegra:

Analisando o vídeo publicado pelo astrólogo indiano, comprovamos que ele menciona, por volta dos 10 minutos de vídeo a possibilidade de uma doença no final de 2019 e começo de 2020, mas só que ele não cita o coronavírus especificamente e afirma que a cura para essa possível doença é o consumo de vegetais. 

Além disso, o “vidente” faz outras previsões em seu vídeo, como a Terceira Guerra Mundial, por exemplo e essas previsões – ainda bem – não ocorreram. 

Viés de confirmação

É curioso que ninguém ligou para todas as outras previsões erradas. Apenas focaram na previsão que ele passou perto (como se ele tivesse acertado em cheio). Esse erro é um tipo de bug que temos em nossos cérebros, chamado viés de confirmação.

Em um ensaio publicado por Javier Armentia Fructuoso, Astrofísico e Diretor do Planetário de Pamplona, na Espanha, é explicado que a astrologia “estabelece afirmações vagas para ser consumida de forma personalizada e quem consome esse tipo de pseudociência se adapta à sua própria percepção“. 

A astrologia, como foi muito bem apontado pelo astrofísico, se aproveita do viés de confirmação que leva o cliente a “lembrar o que funcionou e minimizar os erros”.

- Publicidade -

Já fizemos um vídeo sobre viés de confirmação, um fenômeno da nossa mente que foca apenas naquilo em que queremos acreditar para provar um ponto:

A única menção que ele faz à doença (ou “às doenças”) no vídeo de 20 minutos é que ela será registrada especialmente na Índia. O resto do vídeo é cheio de frases com previsões genéricas, bem típico da astrologia.  

Abhigya Anand também disse em seu vídeo que entre novembro de 2019 e abril de 2020 uma guerra entre os Estados Unidos e o Irã começaria com “99%” de segurança. Além de uma guerra entre a Índia e o Paquistão. Ainda bem que ele tava errado, porque nada disso aconteceu.

Previsão falha também no preço do petróleo

Ah! O menino também previu que por causa dessas guerras, o preço do petróleo iria subir rapidamente, mas apesar do preço do barril de petróleo ter subido um pouco no começo de 2020, o valor passou de US $ 68,71 em janeiro para US $ 19,5 em abril. Uma queda de US $ 50. Pra piorar ainda mais, o petróleo acabou sendo negociado a um preço negativo no dia 20 de abril de 2020. Coisa que o rapazinho nunca previu (e acho que nenhum economista também).

O menino vidente também erra ao afirmar que a Índia seria o principal afetado pela doença, visto que o país mais afetado em número de casos e óbitos são os Estados Unidos com quase 2 milhões de casos.

Revisão em um vídeo posterior não cita a doença

Uma semana depois, o garoto publicou outro vídeo com soluções para evitar as catástrofes que ocorreriam entre novembro de 2019 e abril de 2020. Mas ele não cita nenhuma doença nesse vídeo, mostrando que talvez isso não seja tão importante (ou que ele esqueceu da própria previsão).

A verdade mesmo é que além do Átila Iamarino ninguém previu que o mundo seria tomado pelo coronavírus. Astrólogos de renome, como o brasileiro João Bidu, por exemplo, previu que 2020 seria um ano bem leve e depois teve que pedir desculpas, explicando que o Sol havia traído ele!

Conclusão

Em resumo, o jovem que aparece em vídeo postado em agosto de 2019 não previu o coronavírus. Ele apenas jogou uma série de previsões genéricas em um vídeo de 20 minutos e por coincidência acabou acertando uma de várias. Num vídeo gravado na semana seguinte, o rapaz sequer menciona doenças dentre suas previsões!  Sempre lembrando: O paranormal não existe!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

53 COMENTÁRIOS

    • Será mesmo que ele errou tudo? Pequenas guerra estão ocorrendo pelo mundo, vejamos os jornais i internacionais, China , Estados Unidos, Inglaterra, França, Coreia … estão vivendo guerras e conflitos internos.Estados Unidos sempre em conflito com Irã.
      Todos estão muito ocupados com a pandemia e estão passando por desapercebidos outras coisas.
      A volta da Peste Negra e outras doenças erradicadas a anos… 🤔
      Tenho minhas dúvidas que ele tenha errado.
      As pessoas precisão aprender a ler nas entrelinhas , todos querem tudo mastigado, sem ter que se esforçar muito pra pensar e pesquisar.
      Gosto muito desse site, mas algumas coisas sinceramente me deixam em dúvida.

      • O bom do ramo dos videntes é que eles fazem uma série de previsões genéricas e depois quem acredita fica fazendo malabarismos para tentar adequar tais previsões aos acontecimentos!
        Vou fazer 5 previsões aqui para os próximos 5 meses. Vamos ver quantos eu acerto:
        1 – Um famoso ator vai morrer;
        2 – Um apresentador de TV será indicado para a presidência;
        3 – Uma cantora famosa vai se afastar do mundo da música por razões pessoais;
        4 – Um forte terremoto vai castigar um país que não fala inglês;
        5 – Fortes chuvas deixarão desabrigados no sul e norte do Brasil;
        Como diz um famoso “vidente”, espero estar errado!
        Aguardemos!

      • jejejeje,isso é impossivel,,,,cara! vidente é coisa do diabo,e o diabo é o pai da mentira! repitindo:MENTIRA e mesmo assim se isso acontesece(que Deus nos livre) Deus protege cara! n lembra daquela frase da bibilha:1000 cairão a tua direita,1000 cairão a tua esquerda.Sem querer eu esqueci o resto,mais vc entendeu!

  1. Você sabe o que é uma generalização. Você é perfeitamente capaz de perceber quando uma frase é ambígua, diz respeito a muita coisa ao mesmo tempo.

    Menos quando a frase é sobre você.

    Quer fazer um teste?

    “Você tem necessidade de que outras pessoas gostem de você e te admirem, mas é bastante autocrítico. Apesar de você ter algumas falhas de personalidade, você geralmente consegue compensá-las. Você tem um considerável potencial inexplorado, que você ainda não usou a seu favor.
    Disciplinado e autocontrolado por fora, você tende a ser preocupado e inseguro por dentro. Às vezes você tem muita dúvida ao pensar se fez a coisa certa ou tomou as melhores decisões. Você prefere uma certa quantidade de mudança e variação na sua vida e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações.
    Você também se orgulha por ter livre pensamento e não aceitar as afirmações dos outros sem provas satisfatórias. Mas você descobriu que não é muito sábio se abrir demais com os outros. Às vezes você é extrovertido, afável e sociável, mas em outros momentos você fica introvertido, cauteloso e reservado.
    Alguns dos seus planos e aspirações tendem a ser pouco realistas.”
    Fez sentido? Isso te descreve?

    Deveria, porque descreve todo mundo.

    As frases acima são, na verdade, um compilado das usadas pelo psicólogo Bertram R. Forer em um experimento em 1948 (e repetido muitas e muitas vezes desde então, sempre com o mesmo resultado): ele disse que faria uma avaliação particular da personalidade de cada participante, mas entregou o mesmo resultado a todos — um punhado de frases de leitura fria bem parecidas com as acima, retiradas por acaso de diversos horóscopos recentes.

    Ao pedir para que os participantes avaliassem o quanto o resultado os descrevia corretamente, esse monte de generalidades foi considerada 85% correta pelos participantes, em média.

    Ao ler generalidades, a sua mente simplesmente ignora o quão genéricas elas são. Ela passa tanto tempo pensando em quem é você que esse passa a ser um dos seus assuntos favoritos. Assim como a paixão pelo seu time te faz considerar menos as críticas a ele, a paixão automática que você tem pela sua própria personalidade te faz aceitar essas frases como verdadeiras.
    A isso chamam de Efeito Forer, ou validação subjetiva. E esse processo explica por que algumas pessoas acreditam em horóscopo, outras não leem por medo de acreditar, e mais umas tantas outras creem que ler os dos outros signos dá azar. Indo um pouco além da superficialidade dos horóscopos de jornal, essa nossa predisposição é a base sobre a qual operam cartomantes, ilusionistas, os melhores vendedores e até mesmo os mais irresistíveis sedutores.
    https://papodehomem.com.br/validacao-subjetiva-efeito-forer-e-por-que-e-bobagem-acreditar-em-horoscopo/

  2. A propósito: qualquer tipo de “avaliação de personalidade”, seja com Astrologia ou com o que for, sempre será algo subjetivo, vago, incerto, impreciso e questionável. Isso é pseudociência. Nem mesmo a Psicologia é confiável sobre coisas como “personalidade” e “comportamento”. É tudo história para boi dormir:
    Dos 100 estudos publicados em periódicos de alto escalão em 2008, 75% dos experimentos em psicologia social e metade dos estudos cognitivos falharam no teste de replicação.
    A reprodutibilidade é uma característica definidora da ciência, mas o grau em que ela caracteriza a pesquisa atual é desconhecido. Um estudo realizou réplicas de 100 estudos experimentais e correlacionais publicados em três periódicos de psicologia, usando desenhos de alta potência e materiais originais, quando disponíveis. Os efeitos de replicação foram metade da magnitude dos efeitos originais, representando um declínio substancial. Noventa e sete por cento dos estudos originais tiveram resultados estatisticamente significativos. Trinta e seis por cento das repetições tiveram resultados estatisticamente significativos; 47% dos tamanhos de efeitos originais estavam no intervalo de confiança de 95% do tamanho do efeito de replicação; 39% dos efeitos foram subjetivamente classificados como replicadores do resultado original; e se nenhum viés nos resultados originais for assumido, combinar resultados originais e de replicação deixou 68% com efeitos estatisticamente significativos.
    https://science.sciencemag.org/content/349/6251/aac4716.full

  3. Você sabe o que é uma generalização. Você é perfeitamente capaz de perceber quando uma frase é ambígua, diz respeito a muita coisa ao mesmo tempo.

    Menos quando a frase é sobre você.

    Quer fazer um teste?

    “Você tem necessidade de que outras pessoas gostem de você e te admirem, mas é bastante autocrítico. Apesar de você ter algumas falhas de personalidade, você geralmente consegue compensá-las. Você tem um considerável potencial inexplorado, que você ainda não usou a seu favor.
    Disciplinado e autocontrolado por fora, você tende a ser preocupado e inseguro por dentro. Às vezes você tem muita dúvida ao pensar se fez a coisa certa ou tomou as melhores decisões. Você prefere uma certa quantidade de mudança e variação na sua vida e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações.
    Você também se orgulha por ter livre pensamento e não aceitar as afirmações dos outros sem provas satisfatórias. Mas você descobriu que não é muito sábio se abrir demais com os outros. Às vezes você é extrovertido, afável e sociável, mas em outros momentos você fica introvertido, cauteloso e reservado.
    Alguns dos seus planos e aspirações tendem a ser pouco realistas.”
    Fez sentido? Isso te descreve?

    Deveria, porque descreve todo mundo.

    As frases acima são, na verdade, um compilado das usadas pelo psicólogo Bertram R. Forer em um experimento em 1948 (e repetido muitas e muitas vezes desde então, sempre com o mesmo resultado): ele disse que faria uma avaliação particular da personalidade de cada participante, mas entregou o mesmo resultado a todos — um punhado de frases de leitura fria bem parecidas com as acima, retiradas por acaso de diversos horóscopos recentes.

    Ao pedir para que os participantes avaliassem o quanto o resultado os descrevia corretamente, esse monte de generalidades foi considerada 85% correta pelos participantes, em média.

    Ao ler generalidades, a sua mente simplesmente ignora o quão genéricas elas são. Ela passa tanto tempo pensando em quem é você que esse passa a ser um dos seus assuntos favoritos. Assim como a paixão pelo seu time te faz considerar menos as críticas a ele, a paixão automática que você tem pela sua própria personalidade te faz aceitar essas frases como verdadeiras.
    A isso chamam de Efeito Forer, ou validação subjetiva. E esse processo explica por que algumas pessoas acreditam em horóscopo, outras não leem por medo de acreditar, e mais umas tantas outras creem que ler os dos outros signos dá azar. Indo um pouco além da superficialidade dos horóscopos de jornal, essa nossa predisposição é a base sobre a qual operam cartomantes, ilusionistas, os melhores vendedores e até mesmo os mais irresistíveis sedutores.
    https://papodehomem.com.br/validacao-subjetiva-efeito-forer-e-por-que-e-bobagem-acreditar-em-horoscopo/

  4. A propósito: qualquer tipo de “avaliação de personalidade”, seja com Astrologia ou com o que for, sempre será algo subjetivo, vago, incerto, impreciso e questionável. Isso é pseudociência. Nem mesmo a Psicologia é confiável sobre coisas como “personalidade” e “comportamento”. É tudo história para boi dormir:
    Dos 100 estudos publicados em periódicos de alto escalão em 2008, 75% dos experimentos em psicologia social e metade dos estudos cognitivos falharam no teste de replicação.
    A reprodutibilidade é uma característica definidora da ciência, mas o grau em que ela caracteriza a pesquisa atual é desconhecido. Um estudo realizou réplicas de 100 estudos experimentais e correlacionais publicados em três periódicos de psicologia, usando desenhos de alta potência e materiais originais, quando disponíveis. Os efeitos de replicação foram metade da magnitude dos efeitos originais, representando um declínio substancial. Noventa e sete por cento dos estudos originais tiveram resultados estatisticamente significativos. Trinta e seis por cento das repetições tiveram resultados estatisticamente significativos; 47% dos tamanhos de efeitos originais estavam no intervalo de confiança de 95% do tamanho do efeito de replicação; 39% dos efeitos foram subjetivamente classificados como replicadores do resultado original; e se nenhum viés nos resultados originais for assumido, combinar resultados originais e de replicação deixou 68% com efeitos estatisticamente significativos.
    https://science.sciencemag.org/content/349/6251/aac4716.full

  5. Pesquisem só um pouquinho sobre astrologia antes de escrever sobre ela ta? João Bidu é MUITO mal visto. E a astrologia não se propõe a dar previsões concretas e sim possibilidades e tendências. Então para a astrologia a previsão que ele fez acertou sim, porque existia uma forte tendência a terceira guerra mundial no começo do ano. Astrologia nunca fala de fatos.

  6. Engraçado é que a matéria diz: “Um menino indiano previu o coronavírus meses antes da pandemia?” E tentam desqualificar o garoto afirmando que as demais foram erradas e acertou apenas uma, Justamente a do vírus kkkk. Isso foi em agosto, queria o que? SP só foi “prever” o risco aqui após o carnaval!
    Deixa o garoto ser vidente… é apenas um garoto.

    • Não, não! A gente não disse que ele acertou apenas uma! Ele disse apenas que haveria uma doença, mas não deu nenhum detalhe a respeito. Aí fica fácil prever, né?

  7. Engraçado é que a matéria diz: “Um menino indiano previu o coronavírus meses antes da pandemia?” E tentam desqualificar o garoto afirmando que as demais foram erradas e acertou apenas uma, Justamente a do vírus kkkk. Isso foi em agosto, queria o que? SP só foi “prever” o risco aqui após o carnaval!
    Deixa o garoto ser vidente… é apenas um garoto.

    • Não, não! A gente não disse que ele acertou apenas uma! Ele disse apenas que haveria uma doença, mas não deu nenhum detalhe a respeito. Aí fica fácil prever, né?

  8. boa tarde, há mais ou menos 5 anos, um astrólogo uruguaio, Boris Cristoff, previu que algo estranhíssimo ocorreria em 2020. Ele estava inclusive escrevendo um livro sobre isso, mas faleceu em 2016 ou 2017.

  9. boa tarde, há mais ou menos 5 anos, um astrólogo uruguaio, Boris Cristoff, previu que algo estranhíssimo ocorreria em 2020. Ele estava inclusive escrevendo um livro sobre isso, mas faleceu em 2016 ou 2017.

    • Será mesmo que ele errou tudo? Pequenas guerra estão ocorrendo pelo mundo, vejamos os jornais i internacionais, China , Estados Unidos, Inglaterra, França, Coreia … estão vivendo guerras e conflitos internos.Estados Unidos sempre em conflito com Irã.
      Todos estão muito ocupados com a pandemia e estão passando por desapercebidos outras coisas.
      A volta da Peste Negra e outras doenças erradicadas a anos… 🤔
      Tenho minhas dúvidas que ele tenha errado.
      As pessoas precisão aprender a ler nas entrelinhas , todos querem tudo mastigado, sem ter que se esforçar muito pra pensar e pesquisar.
      Gosto muito desse site, mas algumas coisas sinceramente me deixam em dúvida.

      • O bom do ramo dos videntes é que eles fazem uma série de previsões genéricas e depois quem acredita fica fazendo malabarismos para tentar adequar tais previsões aos acontecimentos!
        Vou fazer 5 previsões aqui para os próximos 5 meses. Vamos ver quantos eu acerto:
        1 – Um famoso ator vai morrer;
        2 – Um apresentador de TV será indicado para a presidência;
        3 – Uma cantora famosa vai se afastar do mundo da música por razões pessoais;
        4 – Um forte terremoto vai castigar um país que não fala inglês;
        5 – Fortes chuvas deixarão desabrigados no sul e norte do Brasil;
        Como diz um famoso “vidente”, espero estar errado!
        Aguardemos!

      • jejejeje,isso é impossivel,,,,cara! vidente é coisa do diabo,e o diabo é o pai da mentira! repitindo:MENTIRA e mesmo assim se isso acontesece(que Deus nos livre) Deus protege cara! n lembra daquela frase da bibilha:1000 cairão a tua direita,1000 cairão a tua esquerda.Sem querer eu esqueci o resto,mais vc entendeu!

  10. Pesquisem só um pouquinho sobre astrologia antes de escrever sobre ela ta? João Bidu é MUITO mal visto. E a astrologia não se propõe a dar previsões concretas e sim possibilidades e tendências. Então para a astrologia a previsão que ele fez acertou sim, porque existia uma forte tendência a terceira guerra mundial no começo do ano. Astrologia nunca fala de fatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui