16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Um rapaz perdeu a mão ao tirar uma selfie próximo a um crocodilo?

- Publicidade -

Será verdade ou mentira que um rapaz resolveu tirar uma selfie com a mão na água próximo a um crocodilo e acabou perdendo o membro para o bicho?

As fotos começaram a se espalhar através das redes sociais no começo de abril de 2018 e mostra o aparente terrível destino da mão de um jovem rapaz. O moço coloca uma das mãos na água próximo a um crocodilo que está vindo em sua direção e, para tirar uma foto bem bacana de si mesmo ao lado do bicho, acaba sendo atacado pelo animal, perdendo uma das mãos!!!

As fotos mostram o antes (no momento da selfie) e o depois, quando o jovem já aparece sem a mão…

Será verdade que esse sujeito perdeu uma das mãos ao tirar uma selfie com um crocodilo?

Será verdade ou mais uma farsa da web?

Rapaz tira uma selfie ao lado de um crocodilo e acaba perdendo uma das mãos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A primeira coisa que achamos curiosa nessa história é que essas fotos só aparecem em sites humorísticos. Não encontramos o assunto sendo tratado com seriedade em nenhum veículo de notícias (nem no Brasil e tampouco fora do país).

Além disso, uma análise mais detalhada na imagem revela que há vários indícios de adulteração na primeira foto. Perceba no detalhe abaixo como o trecho da mão do rapaz na água destoa do resto da cena:

Outro detalhe que confirma de uma vez por todas a hipótese de fotomontagem é o crocodilo. Note que o bicho é o mesmo dessa foto disponibilizada pelo National Park Service, na região de Everglades, na Flórida (EUA).

- Publicidade -

Compare o crocodilo que teria arrancado a mão do rapaz com o bicho da foto do National Park Service:

Quanto à foto mostrando o rapaz sem uma mão, é bem provável que ele não a tenha há muito tempo, visto que não há nenhuma cicatriz no possível local da “mordida”, além da espessura do punho (que aparenta ser mais fino do que “antes” do suposto ataque).

Conclusão

A foto que mostra o rapaz com a mão dentro d’água e próximo a um crocodilo é falsa e isso já torna toda a história (que é compartilhada como uma piada em sites humorístico) inverossímil!     

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui