Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uma faca feita com nióbio corta até aço! Será verdade?

Conspirações

Uma faca feita com nióbio corta até aço! Será verdade?

Uma faca feita com nióbio corta até aço! Será verdade?

Vídeo mostra uma faca que teria sido feito com o minério nióbio e, por isso, parece ser indestrutível e cortar até o aço! Será verdade?

O filminho é impressionante e mostra um homem testando uma faca que corta até aço! Ele começou a se espalhar na primeira semana de janeiro de 2019 e, segundo o texto que o acompanha, a durabilidade e resistência do objeto se deve à mistura do nióbio em sua composição.

O texto ainda afirma que o Brasil detém 97% das reservas mundiais de nióbio, mas que o produto está sendo vendido a preços irrisórios para o resto do mundo!

Será que isso é verdade?

https://www.youtube.com/watch?v=cz6CEeD7lhc

Texto que acompanha o vídeo:

“Faca feita com Nióbio…. Minério existente em abundância em nosso país. O Brasil detém aproximadamente 97% da reserva mundial. Detalhe, na reserva Serra do Sol, em Roraima, há nióbio e outros minérios que são roubados do povo brasileiro. Lembram quem foi o presidente que demarcou a reserva?”

Verdade ou mentira?

No vídeo a seguir, feito por Lizandro Bertoni e publicado no YouTube em janeiro de 2019, é explicado que não é preciso uma faca ser feita de nióbio para cortar uma barra de aço, bastando, para isso, uma boa preparação:

A faca é de nióbio?

O vídeo que se espalhou nas redes sociais de uma apresentação de uma faca que seria feita com nióbio é do cuteleiro Álvaro Bahiense Pereira, que não afirma em nenhum momento (nem sequer nos comentários) que se trata de uma “faca de nióbio”. Veja o vídeo original:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A beleza da metalurgia.https://www.facebook.com/wm.art.personalize/

Posted by Álvaro Bahiense Pereira on Sunday, December 16, 2018

Em outro vídeo, Álvaro esclarece que as facas à venda na sua empresa são feitas com aço liga AISI 5160, cuja composição química – como podemos ver aqui – não apresenta traços de nióbio:

Fonte: https://www.infomet.com.br/site/acos-e-ligas-conteudo-ler.php?codConteudo=32

E nesse outro vídeo, a página da Wood Metal Art, onde Álvaro produz a sua belíssima arte, esclarece nos comentários que trata-se de uma lâmina feita a partir da mola de um Uno.

O mito do nióbio

Já falamos aqui no E-farsas a respeito da lenda em torno do nióbio e que muita gente acredita na falsa esperança de que esse minério poderá ser a salvação econômica do Brasil. Desmentimos aqui essa história quando falamos sobre a fake news que afirmava que uma cerca indestrutível teria sido feita com nióbio:

Uma cerquinha feita com Nióbio consegue segurar um caminhão?

Conclusão

A faca que é mostrada cortando uma barra de aço não é feita com nióbio. Trata-se de um belíssimo trabalho de um ferreiro e que, inclusive, está à venda através da fanpage da Wood Metal Art.

Continue lendo
109 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo