22.6 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024

Uma faculdade paulista usou fotos de ministros do STF como maus exemplos em outdoor?

- Publicidade -

É verdade que a UNIPEP fez uma propaganda em um outdoor no centro de Sorocaba usando ministros do STF como maus exemplos?

A notícia, acompanhada de foto, começou a ser compartilhada nas redes sociais no final de agosto de 2019 e conseguiu muitos compartilhamentos. De acordo com o texto, uma faculdade de Sorocaba (SP) teria usado a imagem de ministros do Supremo Tribunal Federal em um outdoor no centro da cidade dando a entender que os ministros não sabem o que fazem e para evitar isso, segundo o que diz na propaganda, é recomendado fazer o curso de direito na universidade INIPEP.

A foto compartilhada com a notícia mostra um outdoor com os rostos dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes – ao lado dos seguintes dizeres: 

Não pague mico! Não seja como um Ministro do STF, saiba o que está fazendo! Estude Direito na UNIPEP”

Será que isso é verdade ou mentira?

Faculdade teria usado fotos dos ministros do STF como maus exemplos! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira? 

Todas as publicações feitas nas redes sociais sobre o assunto apontaram uma postagem do site Otarionista como fonte. Como já mostramos aqui no E-farsas no caso da fake news envolvendo a deputada Maria do Rosário, o Otarionista é um site humorístico, mas isso não impediu que muita gente saísse espalhando essa história como se fosse real.

Site deixa claro que se trata de uma brincadeira, mas muita gente não entende e repassa como se fosse verdade!

Quanto à UNIPEP, não encontramos essa faculdade em Sorocaba e tampouco em qualquer outra cidade.

A foto usada na “notícia”

A imagem usada para ilustrar a notícia falsa é uma montagem feita em cima da foto do site de uma empresa de mídia localizada na cidade de Contenda (PR). Compare as duas imagens abaixo:

- Publicidade -

Atualização 02/09/2019

Vários leitores nos alertaram que, na publicação original, a universidade citada era a UNIPEC. Essa instituição existe e se manifestou através de uma nota em seu perfil no Facebook, explicando que não tem nada a ver com essa fake news:

https://www.facebook.com/unipeccursos/photos/a.308077296219145/923018968058305/?type=3&theater

Conclusão

A notícia afirmando que uma faculdade teria usado fotos de ministros do STF em um outdoor como mau exemplo é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Hummmm… 😐 Esse site humorístico Otarionista é bem esperto, heim!? Ao utilizar o nome fictício de uma Universidade que não existe, UNIPEP, não haverá processos contra eles por motivos óbvios. Também não haverá processos por parte dos ministros do STF, por eles estarem apenas SATIRIZANDO Pessoas Públicas com relação as suas atividades públicas. E é obvio também que o usuário que compartilhar isso como “verdadeiro”, sabendo ou não ser uma notícia humorística, muito provavelmente também não sofrerá quase nada pelos mesmos motivos e/ou, no máximo, apenas algumas broncas de que “CAIU NA FAKE NEWS!”. 😉 KKKKKKKKKKK! 😀

  2. Hummmm… 😐 Esse site humorístico Otarionista é bem esperto, heim!? Ao utilizar o nome fictício de uma Universidade que não existe, UNIPEP, não haverá processos contra eles por motivos óbvios. Também não haverá processos por parte dos ministros do STF, por eles estarem apenas SATIRIZANDO Pessoas Públicas com relação as suas atividades públicas. E é obvio também que o usuário que compartilhar isso como “verdadeiro”, sabendo ou não ser uma notícia humorística, muito provavelmente também não sofrerá quase nada pelos mesmos motivos e/ou, no máximo, apenas algumas broncas de que “CAIU NA FAKE NEWS!”. 😉 KKKKKKKKKKK! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui