23.1 C
São Paulo
segunda-feira, janeiro 24, 2022

Uma menina se recusou a cumprimentar o presidente Jair Bolsonaro?

- Publicidade -

Vídeo mostra uma menina se recusando a cumprimentar o presidente Jair Bolsonaro durante celebração da Páscoa! Será verdade?

O momento em que o presidente estende a mão para uma das crianças e não é correspondido foi tirado de um vídeo publicado pelo próprio presidente da República em seu perfil no Twitter, no dia 18 de abril de 2019. Nele podemos ver Jair Bolsonaro indo cumprimentar uma menina, que – de braços cruzados – nega dar a mão ao presidente.

Inúmeros sites e blogs começaram então a espalhar que a menina teria uma certa consciência política e, por esse motivo, teria negado o cumprimento ao político!

O jornal Estadão, por exemplo, deu a notícia do fora tomado pelo presidente e comparou o ato da menina ao de outra garota – Raquel Coelho de Menezes – que se negou a cumprimentar o então presidente João Figueiredo, em 1979!

Será que essa história é real? A menina se recusou mesmo a pegar na mão do presidente Jair Bolsonaro?

Assista ao vídeo polêmico e descubra aqui no E-farsas (o trecho aparece aos 28 segundos):

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas a história não foi bem assim!

Em primeiro lugar, o vídeo em questão foi publicado pelo próprio presidente e podemos perceber também que houve um certo cuidado com a edição das imagens. Um deslize desses seria muito difícil “passar batido” pela equipe do Governo.

- Publicidade -

Voltando ao polêmico vídeo, ele foi gravado no dia 17 de abril de 2019, quando o presidente e sua primeira-dama receberam no Palácio do Planalto um grupo de crianças de uma escola que fica numa região periférica da capital do país.

Nas imagens amplamente espalhadas nas redes sociais dá mesmo a entender que a menina teria recusado pegar na mão do presidente:

GIF sem som dá a entender que a menina teria se recusado a pegar na mão do presidente!

No entanto, assistindo o vídeo inteiro, podemos ver que a garota está achando muito legal o encontro. Ela ri diversas vezes e ainda responde quando o presidente se dirige a outras crianças, totalmente imersa na experiência.

No dia 20 de abril de 2019, o vídeo original (sem o Hino Nacional de fundo) apareceu no Twitter e podemos ouvir claramente o presidente perguntando sobre times de futebol:

Nessa postagem feita pelo filho do presidente, podemos ouvir melhor que no momento em que o presidente se dirige para a menina, ele pergunta se ela “é Palmeiras” e a criança nega torcer para esse time:

No dia da publicação desse nosso artigo, o Estadão já havia removido a reportagem onde afirmava que a menina (chamada de Yasmim) havia se recusado a cumprimentar o presidente:

Atualização 21/04/2019 – 13:33

O Jornal Estadão publicou uma nota esclarecendo que, diferente do que havia sido publicado anteriormente por eles, a menina não recusou apertar a mão do presidente. A nota completa do Estadão pode ser lida aqui nesse link.

Conclusão

A notícia afirmando que uma menina teria se recusado a cumprimentar o presidente Jair Bolsonaro é falsa! Na verdade, a criança nega ser torcedora de um time de futebol ao ser questionada pelo político!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

46 COMENTÁRIOS

  1. Que horror essa guerra direita/esquerda. Colocando crianças em perigo de vida. Obrigado por exclarecer e continue a derrubar esse bando de maluco que só aumentam a minha aversão por ambos extremos. E principalmente por proteger inocentes.

  2. Que horror essa guerra direita/esquerda. Colocando crianças em perigo de vida. Obrigado por esclarecer e continue a derrubar esse bando de maluco que só aumentam a minha aversão por ambos extremos. E principalmente por proteger inocentes.

    • Reafirmo aqui que, mesmo não morrendo de amores pelo Bolsonaro, eu ficaria alegre em tirar uma foto minha com ele e cumprimentar o chefe da nação!

      • Ficar alegre em ser fotografado ao lado de um homem que mente muito, despreza pessoas por causa de suas opções sexuais, suas etnias, suas ideologias não-fascistas? Um presidente eleito por fake news, pelo ódio que alimentou contra alguns grupos da sociedade. Uma pessoa que se diz patriota e tem postura subserviente aos Estados Unidos. O pior presidente que tivemos até o momento. Começo a ter cautela com as publicações desse site!

          • sim mesmo, ele seja um monstro, ele é presidente, sabe como é complicado, mas vamos ver que o tempo vai nos mostrar, pena ele deixou se levar pelo radicalismo e extremismo, como dizem que a internet aumenta e radicaliza, assim o internet atual está matando a democracia é triste e difícil, ngm aprendeu com erros da historia e erros da historia se repetem, Cara não concordo com ditaduras de qualquer posição político,ideológicas-políticas, não concordo com radicais e extremistas, fanáticos, desde que não prejudique si mesmo e aos outros, mas o mundo sempre foi assim desde o começo do humanidade,tem alguns humanos que agem como animais selvagens, tem humanos que agem com razão, lógica com bom senso.

          • Nao por mim. Portanto nao me representa. Pode representar os otarios que votou nele. Fiquem com essa tranqueira e aproveitem bem os quatro anos de crise que esse cara vai deixar por tamanha invencibilidade. Depois não reclamem da crise, vcs poderiam escolher melhor.

  3. Essa necessidade patológica de falar…DE FALAR QUALQUER COISA DE RUIM da presidência ou do presidente A QUALQUER PREÇO…
    Mostra a pobreza de caráter, profissionalismo e até mesmo de ideologia politica, da imprensa.
    Pois uma pessoa que seja oponente ideológico, mas que tenha sua ideologia clara, estudada, embasada e levada a serio. Reconhece as diferenças e tenta mostra-las com seriedade e personalidade.

  4. A grande midia sempre foi de esquerda e fomentadora de fakenews. Gracas a Deus temos as redes sociais.Bolsonaro e o melhor presidente da historia do Brasil.

    • Ou você é uma criança, ou tem memória muito curta. Globo agitou a eleição de Collor, direitista, depois apoiou o impeachment. Globo apoiava Fernando Henrique PSDB, que apenas está à esquerda do PSL, mas à direita do centro. Globo apoiou o impeachment de Dilma, na cobertura só faltava chamar o povo pra rua.

      O que acontece agora é que Globo apoiou o impeachment, acreditando que voltaria a era PSDB/PMDB com Temer, jamais imaginava que com isso daria um tiro no próprio pé elegendo Bolsonaro. Assim, tentou apoiar o PT por que, apesar de ter combatido tanto, sabia que seria pior pra eles com Bolsonaro.

      Lembro-me claramente quando em um Fora Bush, o primeiro, anarquistas atearam fogo em um boneco na avenida Paulista e a polícia foi pra cima de todo o mundo. Globo noticiou “manifestantes atearam fogo na avenida Paulista, houve confronto com a polícia”.

      A Revista Veja tem uma tonelada de capas antipetistas e também contribuiu muito para o impeachment da Dilma, basta fazer uma pesquisa no Google por Veja PT ou Veja Dilma. Veja chegou a dizer que partidos de esquerda financiavam grupos como Black Block pra fazer terrorismo.

      Seja Bolsonarista como quiser, mas abra os olhos e não engane a si mesmo com frases absurdas como “a grande mídia sempre foi de esquerda”. Hoje, a gente tá num país onde todo mundo fala de política, mas politizado não se vê ninguém.

  5. Vários sites vira latas continuam com a história inventada pelo estadão, que não merece nem as maiúsculas, em vez de fazer um jornalismo sério faz um jornalismo pior do que revistinha de fofoca, a imprensa se ridiculariza a cada instante, torcendo pelo fracasso do governo e do país também!
    Não faz jornalismo, faz torcida contra, e sabemos muito bem para quem a imprensa tem torcido, para os mesmos marginais que colocaram o país no buraco!
    Porque ganhavam MUITO dinheiro com eles, principalmente de 2003 a 2016!

    ”Reafirmo aqui que, mesmo não morrendo de amores pelo Bolsonaro”

    Bacana ter feito uma confissão involuntária, sabia que um dia se entregaria!

    • A diferença é que o Estadão errou, e depois apagou. Quantos outros sites inventam um monte de mentiras e fake news que, mesmo depois de claramente desmascarados, continuam com a mentira?
      Mamadeira de piroca e kit gay mandam abraços.

  6. Falaram somente da menina. E outros dois moleques. que alguém legendou como se o governo fosse muito ruim? O que o site tem a dizer? A legenda etá correta ou não?

  7. Ai que palhaçada isso. Parem de perseguir esse homem. Que inferno!
    Se ele não conseguir ser o melhor presidente. Foda-se
    Brasil antes dele assumir sempre foi uma merda. País do rouba mas faz!! Aff
    Gostam muito de apontar o dedo para as pessoa mas na realidade da sua vida vcs fazem muita coisa as escondidas e vem aqui difamar a vida do cara. Falsos profetas…….

    • Ai que palhaçada isso. Parem de perseguir esse homem. Que inferno!
      Deixa eu ver se entendi… você votou no cara, e não importa pra você se ele trabalha ou não? É isso?
      Se ele não conseguir ser o melhor presidente. Foda-se
      Ele conseguiu ser o PIOR presidente até o momento, e estamos falando de 5 meses só…
      Brasil antes dele assumir sempre foi uma merda. País do rouba mas faz!! Aff
      Então pode continuar uma merda, ou piorar, que pra você tudo bem?
      Gostam muito de apontar o dedo para as pessoa mas na realidade da sua vida vcs fazem muita coisa as escondidas e vem aqui difamar a vida do cara.
      Ué, mas quem costuma justificar os erros do governo dele com os do PT são vocês. Tipo, “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”. É isso?
      Falsos profetas…
      Defensor de político…

      • Independente ou não da menina não pegar na mão do capitão coco por causa de time . Não vai tirar ele da da incapacidade de governar um país . Afinal aquela que criança que está ali e que supostamente se negou a dizer que não era palmeirense não se deixou se levar por um aspirante a governante que todo sabem ,que não vale a merda que caga .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui