Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uma quadrilha internacional está roubando crianças no Brasil?

Crimes

Uma quadrilha internacional está roubando crianças no Brasil?

Será verdadeiro o alerta espalhado pelas redes sociais sobre a existência de uma quadrilha internacional que está roubando crianças aqui no Brasil?

A notícia apareceu em vários sites na primeira semana de julho de 2017 e se espalhou através das redes sociais. De acordo com o alerta, um quadrilha internacional estaria sequestrando crianças em vários estados brasileiros, sobretudo no Paraná, usando um carro preto!

O texto ainda afirma que a região sul do país é o local preferido dos bandidos, pois lá existe uma predominância de crianças brancas, loiras e de olhos claros (que seria o biotipo mais parecido com o do europeu)!

Algumas das crianças raptadas, segundo o alerta, são usadas em rituais de magia negra e no tráfico de órgãos, enquanto outras são encaminhadas para adoção (de forma clandestina) no exterior!

O texto termina com uma dica importante: Nunca deixe seus filhos sem a companhia de um responsável!

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?

Quadrilha internacional estaria raptando crianças no Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Antes de começarmos a examinar essa história, é bom que fique claro que, seja lá a conclusão que chegarmos aqui, nunca deixe seus filhos sem a companhia de um responsável, ok?

Agora, vamos à nossa análise:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O texto alarmista foi publicado no site já conhecido aqui no E-farsas por disseminar notícias falsas, o Sociedade Oculta, no dia 03 de julho de 2017. Só por isso, já precisamos ficar com um pé atrás…

O autor desse alerta se baseou em um caso real para criar esse boato, o do menino Brayan Raab Fonseca, de 2 anos de idade, que desapareceu enquanto brincava com o seu cachorrinho, no quintal da chácara da família – em Curitiba (PR).

Essa tática de se misturar dados reais para trazer mais credibilidade para o fake news é uma das características de um boato digital.

Apuramos no site Desaparecidos do Brasil que a informação sobre o estado do Paraná ser o que mais sofre com crianças desaparecidas é mentira. Como você pode ver, o Paraná está em sexto lugar, com 26 desaparecidos. O estado com maior numero de crianças desaparecidas é o Rio de Janeiro com 110, seguido de Minas Gerais, com 88 crianças.

Não encontramos em nenhum site dados que confirmem um aumento no número de crianças desaparecidas. O jornal curitibano Gazeta do Povo explica que esses números podem ser até menores, visto que a maioria das famílias não dá baixa no boletim de ocorrência quando a criança é encontrada.

Pedido de desculpas

No dia 05 de junho de 2017, o próprio site Sociedade Oculta publicou uma nota se desculpando pelo “deslize” e explicou que:

[…]Desta forma fica esclarecido que conforme informações seguras não esta (sic) havendo tráfico de crianças no Brasil, porem (sic) temos que ficar atentos a nossas crianças.[…]

Conclusão

O alerta sobre uma quadrilha internacional de sequestradores de crianças atuando no Paraná e no resto do Brasil é falsa!

Continue lendo
10 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo