30.4 C
São Paulo
terça-feira, janeiro 18, 2022

Vídeo de um mamute vivo, caminhando em rio da Sibéria

- Publicidade -

Será que o filme que mostra um animal – extinto há mais de 4000 anos – caminhando dentro de um rio na Sibéria é real?

Um vídeo curto (de apenas 28 segundos) exibe o que parece ser um exemplar de um mamute, um animal que está extinto há vários milênios, dando uma passeada tranquilamente em um rio gelado da Sibéria. De acordo com o jornal inglês The Sun, a criatura foi flagrada pelas câmeras de um engenheiro do governo no verão passado na região Okrug Autônomo de Chukotka na Sibéria.

O filminho, ainda segundo o The Sun, estaria sendo estudado pelo escritor Michael Cohen – especialista em paranormalidade e coisas esquisitas – que disse:

“Há rumores de um punhado de mamutes ainda vivendo em torno do deserto da Sibéria durante décadas e, ocasionalmente, avistamentos têm ocorrido no local.”

Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/h0i4YzT_jYs” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Seria mesmo um mamute? Seria um elefante, que (não se sabe qual a razão) estava naquela região?

Ou seria apenas um urso?

Afinal, o filme é verdadeiro ou falso?

A primeira coisa que chama a atenção é a baixa qualidade do vídeo. Também é de se suspeitar alguém que se vê bem próximo a um bicho tão peculiar como esse, não fique querendo filmar um pouco mais e tentar melhores ângulos.

- Publicidade -

Em 2011, mostramos aqui no E-farsas outro vídeo que mostrava um ser diferente. O filme que exibia o que seria um pé grande atravessando uma estrada era igualmente de péssima qualidade e demasiadamente curto.

É claro que quanto menos se vê mais difícil é se provar uma fraude.

Depois que o jornal The Sun publicou filme do mamute – no dia 8 de fevereiro, muitos jornais, blogs e sites republicaram a notícia e a história da descoberta se espalhou rapidamente pela web. Alguns contaram o caso com certo ceticismo enquanto que outros postaram o vídeo como sendo real!

Foi só uma questão de dias para que a verdade aparecesse! No dia 13, o Live Science descobriu tudo.

Na verdade, o tal bichão foi inserido digitalmente sobre um vídeo de 4 minutos que mostrava somente o rio. Sem nenhum paquiderme!

No vídeo abaixo podemos ver o filme original e compara-lo com o da montagem:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/FosctR7gKEQ” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

O cara que fez essa filmagem aí de cima se chama Ludovic Petho ele não é um engenheiro do governo, mas um escritor e um cinegrafista. Petho filmou a cena do rio Kitoy durante uma caminhada de 10 dias nas montanhas, como parte de um projeto de um vídeo que está trabalhando sobre a fuga do avô de um campo de prisioneiros da Sibéria em 1915.

O trabalho de Ludovic poderá ser acompanhado através do site do projeto e o rio pode ser encontrado no Google Maps.

Em entrevista ao Life’s Little Mysteries, Ludovic conta que não se lembra de ter visto nenhum mamute quando estava gravando e que não fazia idéia que sua filmagem seria usada para fazer este avistamento falso. Petho conta também que o seu vídeo original estava no YouTube desde julho de 2011, retratando uma cena exatamente igual – menos o mamute falsificado, é claro.

Conclusão

Vídeo falso! Alguém pegou o filme do rio feito por Ludovic e inseriu um animal em um vídeo de um rio. Apenas isso.

Sites Citados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

    • Concordo como FAbiano Pois gigantes eixtsem ate hoje ,vemos ai inumeros fatos noticiados pela tv de pessoas vivas nos dias atuais que sao gigantes como aquele cidadao Chines ou aquela cidada indiana que SAO VIVOS HOJE e tambem em um programa de tv brasileiro atualmente mostrou um jovem que possui um tamanho superiro a 2 metros e ainda esta longe do tempo de para de crescer. e esto so prova que apalavra do DEUS CRIADOR DO UNIVERSO NAO FALHA JAMAIS.Brasileiros nao deixem a midia ou os governos manipular vcs como eles ja vem fazendo por que nos penssemos que nao, orem a JESUS e pecam a a ele DISCERNIMENTO E ENTENDIMENTO

  1. É claramente visível que se trata de uma fraude pois vê-se a sombra do animal na direção da água. Como se enxergaria a sombra de um bicho que se está filmando há uma distância tão grande como está e poder ver abaixo da linha d’água até as pernas dele se movimentando? Paciência! Montagem grosseira.

  2. claramente falso…alem da qualidade ele anda em um rio com correntreza nao afeta as ondas da corrente e tbm nao produz ondas maiores contra as msmas por estar andando em direção contrairia a elas ¬¬…mas bem interessante hahaha da pra pegar alguns pelo face! kkkk HoaX

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui