Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra berinjela cheia de escorpiões! Verdadeiro ou falso?

Animais

Vídeo mostra berinjela cheia de escorpiões! Verdadeiro ou falso?

Vídeo mostra berinjela cheia de escorpiões! Verdadeiro ou falso?

Será que o vídeo mostrando um interior de uma berinjela infestado de escorpiões é verdadeiro ou falso?

O vídeo surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de setembro de 2020 e mostra uma pessoa cortando uma berinjela e mostrando que vários escorpiões estavam escondidos em seu interior!

Em poucos dias, o filminho de poucos segundos já havia sido visto mais de 16 milhões de vezes em apenas uma das contas onde foi publicado e deixou muita gente em dúvida: Afinal, o vídeo é real? Existe um perigo de se comprar berinjelas “contaminadas” com escorpiões?

@ad__44ss

انتبهو عند شراء الخضروات وتقطيعها يا رب سترك

♬ الصوت الأصلي – ad__44ss

Verdade ou mentira?  

No dia 20 de setembro de 2020, o usuário do Tik Tok ad__4ss publicou um vídeo onde uma mão aparece cortando com uma faca uma berinjela e mostrando que no interior da fruta havia uma enorme quantidade de escorpiões. 

O problema é que ao assistir à cena, algumas dúvidas surgem. Como, por exemplo:

  • O sujeito já sabia que havia algo dentro da berinjela?
  • Como os escorpiões entraram lá?
  • Os bichos entraram quando ainda eram filhotes e foram comendo o interior da berinjela a medida em que foram crescendo?
  • Por que apenas um lado da berinjela foi mostrado?
  • Por que não foi cortada até o fim?
  • Por que não há notícias de berinjelas com escorpiões em nenhum jornal?

Acontece que a cena do vídeo que teve mais de 16 milhões de visualizações foi armada para impressionar a audiência. Tudo foi preparado para dar a impressão de que há um real perigo em se comprar berinjelas que podem estar infestadas com escorpiões.

Provavelmente, a fruta foi cortada na parte de trás (lado que fica encoberto pela mão do rapaz) e seu interior removido para, então, serem inseridos os escorpiões.

Os escorpiões são carnívoros e canibais, ou seja, caso eles ficassem presos dentro da berinjela era muito mais provável que comessem uns aos outros e não que devorassem o núcleo da fruta. Eles são vivíparos em grande maioria (algumas espécies botam ovos), então a teoria de que um escorpião teria botado ovos dentro da berinjela é até plausível, mas os bichinhos não sobreviveriam muito tempo pelos motivos que já explicamos. 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Opinião de especialistas

O site de língua espanhola Depor entrevistou os responsáveis pela conta @Arachno_Cosas no Twitter sobre o vídeo viral da berinjela com escorpiões e a resposta foi categórica: O vídeo é falso!

O especialistas explicaram que a berinjela parece oca, como se o centro tivesse cortado de uma forma muito simétrica, além do fato de que é improvável que os escorpiões tenham entrado já adultos na fruta. Caso eles tivessem entrado ainda pequenos, eles não teriam sobrevivido, pois (como dissemos alguns parágrafos acima) esses animais não são herbívoros:

Atualização 01/10/2020

Conversamos com o biólogo Henrique Abrahão Charles, do canal Biólogo Henrique, a respeito desse vídeo e ele, após analisar as imagens, nos mandou seu parecer:

“O vídeo é uma montagem, muito comum esse tipo de vídeo na plataforma Tik Tok. Como descrito pelo colega, a fruta não está oxidada, está branca, indicado que o buraco para colocar os escorpiões acabou de ser feito. Não consigo identificar a espécie, o que é um indicativo que este vídeo provavelmente não foi feito no Brasil. A espécie de escorpião usado para a montagem, provavelmente tem baixa letalidade na peçonha ou baixa toxidade, visto que todo escorpião é peçonhento. Ninguém ficaria brincando assim com o nosso escorpião amarelo Tityus serrulatus por exemplo. Eu não me surpreenderia se o vídeo tivesse continuação, onde os escorpiões estivessem sendo preparados para culinária e por isso foi posto na berinjela. Mas, só o primeiro trecho viralizou. Preparar escorpiões, aranhas e outros animais pra culinária, também são vídeos extremamente comuns no Tik Tok e o pedaço de um vídeo onde uma fruta traz escorpiões dentro causa pânico nas pessoas e por isso pode ter viralizado. Por fim, escorpiões são carnívoros e canibais. Se estivessem presos, não comeriam a fruta. Comeriam a si mesmos!”

Atualização 06/10/2020

O perfil do Twitter Observações Naturalistas fez um vídeo mostrando como esse efeito é fácil de se fazer em vídeo:

Conclusão

Não há provas de que o vídeo mostrando uma berinjela cheia de escorpiões em seu interior seja real! Tudo indica que a fruta foi manipulada antes da gravação para chamar a atenção do espectador e causar um falso alarmismo sobre o assunto!

Continue lendo
3 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo