11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Vídeo mostra homens “pescando” um peixe debaixo da terra! Será verdade?

- Publicidade -

Será que o vídeo que se espalhou no Facebook mostrando pescadores desenterrando um peixe vivo é verdadeiro ou falso? Descubra aqui no E-farsas!

No dia 18 de fevereiro de 2017, o vídeo abaixo apareceu no nosso grupo fechado do Facebook e deixou muita gente curiosa em relação à sua veracidade. Nele podemos ver um grupo de pessoas praticando um tipo de pescaria diferente: Os peixes parecem ser “pescados” debaixo da terra!!!

Um dos homens tira o que parece ser um saco de um buraco cavado no chão seco e, depois de rasgar o invólucro, mostra que o peixe está vivo.

Em algumas postagens, usuários cogitam a possibilidade do fenômeno ter relação com a anunciada volta do Messias e que isso seria um dos sinais do fim do mundo!

O vídeo já teve mais de 180 mil visualizações e muita gente entrou em contato querendo saber: Será que ele é verdadeiro ou falso?

https://www.facebook.com/pastorjuarezjunior/videos/1851057251819929/

 

Verdadeiro ou falso?

Apesar de parecer falso, o vídeo é real!

O peixe capturado no vídeo é um “peixe pulmonado”, ou dipnoico. A grosso modo, esses peixes respiram por brânquias quando estão na água e mudam para respiração pulmonar quando não há água.

O curioso nesses animais é que alguns grupos podem baixar seu metabolismo a tal ponto em épocas de seca que podem ficar nesse estado por até 4 anos, como podemos ver nesse vídeo abaixo:

- Publicidade -

https://www.youtube.com/watch?v=Y1_vAJ6zxJo

 

No caso do vídeo que viralizou nas redes sociais, o peixe se prepara para a seca do rio, criando um casulo feito com o muco que sai da sua pele misturado com a lama. No topo do casulo há uma pequena abertura por onde o ar vai entrar.

Quando as chuvas começam a cair novamente, o peixe rompe seu casulo e começa uma “corrida” desesperada para localizar algum local com bastante água.

O site Magnus Mundi fez uma matéria bastante interessante sobre esse curioso animal. Vale a pena a leitura!

Conclusão

O vídeo é real e não é um fenômeno sobrenatural e/ou religioso! Trata-se de um peixe que se adaptou ao meio onde vive!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui