Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra um ônibus manobrando à beira do precipício! Será verdade?

Falso

Vídeo mostra um ônibus manobrando à beira do precipício! Será verdade?

Vídeo mostra um ônibus manobrando à beira do precipício! Será verdade?

Em abril de 2020, o vídeo de um ônibus manobrando numa estrada estreita, à beira do precipício, foi amplamente disseminado nas redes sociais, principalmente no Twitter.

Somente numa única publicação a partir de um perfil brasileiro no Twitter, por exemplo, esse vídeo já obteve mais 2,5 milhões de visualizações e 137 mil retuítes (arquivo)!

Tuíte do perfil “E MORREU”.

Confira o vídeo conforme foi disseminado pelo referido perfil:

 

Entretanto, será que esse vídeo é verdadeiro? Tal situação realmente aconteceu? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Assista a um resumão que fizemos sobre o assunto:

Falso! O vídeo é tão somente computação gráfica (CGI). Contudo, há um detalhe interessante, que vale muito a pena ser ressaltado aqui. A qualidade dessa versão do vídeo disseminada pelo perfil brasileiro foi intencionalmente reduzida. Não estamos acusando o perfil brasileiro de ter feito isso, visto que o vídeo possui dizeres em árabe e, possivelmente, o perfil teria apenas copiado o vídeo de algum outro lugar.

O motivo da reduzirem a qualidade? Muito provavelmente para fazer com que o maior número possível de pessoas ignorasse alguns detalhes muito absurdos que acontecem durnte a ação. Por exemplo, a grama aparece e desaparece repentinamente, quando o ônibus passa por cima dela — não há uma movimento natural da vegatação.

Reparem numa outra versão desse vídeo, divulgado no YouTube, no dia 27 de março de 2020:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Essa outra versão teve apenas 260 visualizações! Usuários brasileiros, no YouTube, também haviam divulgado essa outra versão nos dias 30 de março e 2 de abril deste ano, mas obtiveram, respectivamente, cerca de 5.300 e 550 visualizações.

Embora os perfis possuam um número baixo de seguidores, uma qualidade melhor e a clara percepção da manipulação digital acabam comprometendo a viralização. Essa é a razão pela qual imagens borradas e de má qualidade propiciam uma quantidade absurda de desinformação.

Caso ainda não tenha ficado suficientemente claro a manipulação digital, confira essa análise publicada pelo Brett Christensen (Hoax-Slayer):

A Origem do Vídeo

Não sabemos exatamente quem criou essa animação, que pode simplesmente fazer parte de algum simulador. Antes de viralizar aqui no Brasil, a versão mais completa deste vídeo havia circulado com uma marca d’agua no canto inferior direito e, ao final, havia referências explícitas a uma rede social chinesa.

Nem Todo Vídeo é Mentira!

Na internet é possível encontrar vídeos verdadeiros de manobras um tanto quanto arriscadas feitas por motoristas de caminhões e ônibus, mas não tão dramáticas quanto a que vimos anteriormente.

Confira abaixo alguns exemplos:

Conclusão

Falso! O vídeo é tão somente computação gráfica (CGI)!

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

3 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo