Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra um ônibus manobrando à beira do precipício! Será verdade?

Falso

Vídeo mostra um ônibus manobrando à beira do precipício! Será verdade?

Vídeo mostra um ônibus manobrando à beira do precipício! Será verdade?

Em abril de 2020, o vídeo de um ônibus manobrando numa estrada estreita, à beira do precipício, foi amplamente disseminado nas redes sociais, principalmente no Twitter.

Somente numa única publicação a partir de um perfil brasileiro no Twitter, por exemplo, esse vídeo já obteve mais 2,5 milhões de visualizações e 137 mil retuítes (arquivo)!

Tuíte do perfil “E MORREU”.

Confira o vídeo conforme foi disseminado pelo referido perfil:

 

Entretanto, será que esse vídeo é verdadeiro? Tal situação realmente aconteceu? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Assista a um resumão que fizemos sobre o assunto:

Falso! O vídeo é tão somente computação gráfica (CGI). Contudo, há um detalhe interessante, que vale muito a pena ser ressaltado aqui. A qualidade dessa versão do vídeo disseminada pelo perfil brasileiro foi intencionalmente reduzida. Não estamos acusando o perfil brasileiro de ter feito isso, visto que o vídeo possui dizeres em árabe e, possivelmente, o perfil teria apenas copiado o vídeo de algum outro lugar.

O motivo da reduzirem a qualidade? Muito provavelmente para fazer com que o maior número possível de pessoas ignorasse alguns detalhes muito absurdos que acontecem durnte a ação. Por exemplo, a grama aparece e desaparece repentinamente, quando o ônibus passa por cima dela — não há uma movimento natural da vegatação.

Reparem numa outra versão desse vídeo, divulgado no YouTube, no dia 27 de março de 2020:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Essa outra versão teve apenas 260 visualizações! Usuários brasileiros, no YouTube, também haviam divulgado essa outra versão nos dias 30 de março e 2 de abril deste ano, mas obtiveram, respectivamente, cerca de 5.300 e 550 visualizações.

Embora os perfis possuam um número baixo de seguidores, uma qualidade melhor e a clara percepção da manipulação digital acabam comprometendo a viralização. Essa é a razão pela qual imagens borradas e de má qualidade propiciam uma quantidade absurda de desinformação.

Caso ainda não tenha ficado suficientemente claro a manipulação digital, confira essa análise publicada pelo Brett Christensen (Hoax-Slayer):

A Origem do Vídeo

Não sabemos exatamente quem criou essa animação, que pode simplesmente fazer parte de algum simulador. Antes de viralizar aqui no Brasil, a versão mais completa deste vídeo havia circulado com uma marca d’agua no canto inferior direito e, ao final, havia referências explícitas a uma rede social chinesa.

Nem Todo Vídeo é Mentira!

Na internet é possível encontrar vídeos verdadeiros de manobras um tanto quanto arriscadas feitas por motoristas de caminhões e ônibus, mas não tão dramáticas quanto a que vimos anteriormente.

Confira abaixo alguns exemplos:

Conclusão

Falso! O vídeo é tão somente computação gráfica (CGI)!

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

3 Comentários

3 Comments

  1. Maria

    7 de junho de 2020 em 17:11

    KKKKKKKKKKKKK! 😀 Para quem acostumado a jogar games no PC, videogames, assistir a filmes cheios de efeitos cinematográficos e computação gráfica, está antenado em tecnologia etc é relativamente fácil perceber que se trata de uma CGI (Computer Generated Imagery – Imagens Geradas por Computador). Entretanto, muitas pessoas não estão acostumadas e/ou não sabem como, por exemplo, o jornalista e apresentador Reinaldo Gottino do Balanço Geral da Rede Record que confundiu (não só ele mas a equipe técnica inteira dele) sobre o “teste de motorista do Trump”, que na verdade tratava-se do jogo Forza 6 da Turn 10 Studios e também um político paquistanês, Khurram Nawaz Gandapur, que confundiu o jogo GTA 5 da Rockstar Games com um ataque terrorista a um avião/aeroporto. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=3S68nlL3y98

    https://www.youtube.com/watch?v=SRO0si9secM

  2. Cesar Crash

    8 de junho de 2020 em 14:07

    O motorista do penúltimo tiraria o último busão muito mais rápido. Quando o últio dava ré, a traseira do busão chegava na linha do limite, mas a roda tava longe.

  3. Wagner

    10 de junho de 2020 em 7:25

    Pessoal, pelo aspecto da vegetação eu tenho quase certeza de que isso é um vídeo feito no EuroTruck simulator 2, obviamente com mod para ônibus.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo