18.6 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

Vídeo mostra um ônibus manobrando à beira do precipício! Será verdade?

- Publicidade -

Em abril de 2020, o vídeo de um ônibus manobrando numa estrada estreita, à beira do precipício, foi amplamente disseminado nas redes sociais, principalmente no Twitter.

Somente numa única publicação a partir de um perfil brasileiro no Twitter, por exemplo, esse vídeo já obteve mais 2,5 milhões de visualizações e 137 mil retuítes (arquivo)!

Tuíte do perfil “E MORREU”.

Confira o vídeo conforme foi disseminado pelo referido perfil:

 

Entretanto, será que esse vídeo é verdadeiro? Tal situação realmente aconteceu? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Assista a um resumão que fizemos sobre o assunto:

Falso! O vídeo é tão somente computação gráfica (CGI). Contudo, há um detalhe interessante, que vale muito a pena ser ressaltado aqui. A qualidade dessa versão do vídeo disseminada pelo perfil brasileiro foi intencionalmente reduzida. Não estamos acusando o perfil brasileiro de ter feito isso, visto que o vídeo possui dizeres em árabe e, possivelmente, o perfil teria apenas copiado o vídeo de algum outro lugar.

- Publicidade -

O motivo da reduzirem a qualidade? Muito provavelmente para fazer com que o maior número possível de pessoas ignorasse alguns detalhes muito absurdos que acontecem durnte a ação. Por exemplo, a grama aparece e desaparece repentinamente, quando o ônibus passa por cima dela — não há uma movimento natural da vegatação.

Reparem numa outra versão desse vídeo, divulgado no YouTube, no dia 27 de março de 2020:

Essa outra versão teve apenas 260 visualizações! Usuários brasileiros, no YouTube, também haviam divulgado essa outra versão nos dias 30 de março e 2 de abril deste ano, mas obtiveram, respectivamente, cerca de 5.300 e 550 visualizações.

Embora os perfis possuam um número baixo de seguidores, uma qualidade melhor e a clara percepção da manipulação digital acabam comprometendo a viralização. Essa é a razão pela qual imagens borradas e de má qualidade propiciam uma quantidade absurda de desinformação.

Caso ainda não tenha ficado suficientemente claro a manipulação digital, confira essa análise publicada pelo Brett Christensen (Hoax-Slayer):

A Origem do Vídeo

Não sabemos exatamente quem criou essa animação, que pode simplesmente fazer parte de algum simulador. Antes de viralizar aqui no Brasil, a versão mais completa deste vídeo havia circulado com uma marca d’agua no canto inferior direito e, ao final, havia referências explícitas a uma rede social chinesa.

Nem Todo Vídeo é Mentira!

Na internet é possível encontrar vídeos verdadeiros de manobras um tanto quanto arriscadas feitas por motoristas de caminhões e ônibus, mas não tão dramáticas quanto a que vimos anteriormente.

Confira abaixo alguns exemplos:

Conclusão

Falso! O vídeo é tão somente computação gráfica (CGI)!

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. KKKKKKKKKKKKK! 😀 Para quem acostumado a jogar games no PC, videogames, assistir a filmes cheios de efeitos cinematográficos e computação gráfica, está antenado em tecnologia etc é relativamente fácil perceber que se trata de uma CGI (Computer Generated Imagery – Imagens Geradas por Computador). Entretanto, muitas pessoas não estão acostumadas e/ou não sabem como, por exemplo, o jornalista e apresentador Reinaldo Gottino do Balanço Geral da Rede Record que confundiu (não só ele mas a equipe técnica inteira dele) sobre o “teste de motorista do Trump”, que na verdade tratava-se do jogo Forza 6 da Turn 10 Studios e também um político paquistanês, Khurram Nawaz Gandapur, que confundiu o jogo GTA 5 da Rockstar Games com um ataque terrorista a um avião/aeroporto. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=3S68nlL3y98

    https://www.youtube.com/watch?v=SRO0si9secM

  2. Pessoal, pelo aspecto da vegetação eu tenho quase certeza de que isso é um vídeo feito no EuroTruck simulator 2, obviamente com mod para ônibus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui