Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra pessoas usando máscaras numa piscina para se proteger da COVID-19?

Fora de Contexto

Foto mostra pessoas usando máscaras numa piscina para se proteger da COVID-19?

Foto mostra pessoas usando máscaras numa piscina para se proteger da COVID-19?

No dia 31 de maio de 2020, uma página no Facebook pretensamente dedicada a divulgação científica, chamada “ConheCIÊNCIA”, disseminou uma foto muito curiosa (1, 2). Nela, podíamos ver pessoas aglomeradas numa espécie de piscina. Um detalhe que chamava a atenção, no entanto, era que todas as pessoas estavam usando máscaras!

A publicação foi compartilhada mais de mil vezes e recebeu mais de 2,3 mil reações!

Publicação da página “ConheCIÊNCIA”

Não havia nenhuma legenda na publicação, tão somente os seguintes dizeres na própria imagem:

A espécie humana se caracteriza por sua inteligência e raciocínio

A espécie humana…

Imediatamente, inúmeros usuários compartilharam a publicação como se fosse um evento recente, ou seja, como se as pessoas estivessem usando máscaras numa piscina como forma de prevenção ao coronavírus, embora estivessem altamente aglomeradas! Por outro lado, alguns usuários nos comentários acreditaram que a foto se tratasse de uma montagem. Outras acreditaram que a foto fosse real, mas que a tal piscina estivesse localizada no Japão!

Alguns comentários publicados por seguidores da página “ConheCIÊNCIA”.

Entretanto, será que essa foto é verdadeira ou falsa? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, ela não tem nenhuma relação com a pandemia da COVID-19! A foto tampouco foi tirada no Japão!

Na verdade, essa foto retrata a principal piscina de água termal de um “complexo” chamado “Tatopani Kunda”, no Nepal! A foto já aparecia publicada na página desse centro, no Facebook, desde 15 de janeiro de 2019 (a foto teria sido tirada no 10 daquele mês), ou seja, há quase um ano e meio, e muito antes do início da atual pandemia (arquivo).

A piscina está localizada num pequeno vilarejo chamado Tatopani, no distrito de Myagdi, cerca de 110 km a noroeste de Katmandu, a capital do país. Um grande número de pessoas, incluindo pacientes com problemas de pele, artrite reumatoide e gastrite, se banham nessas águas na esperança de curar suas doenças.

Diga-se de passagem, as águas brotam das rochas ao lado do rio Kali Gandaki, e o dinheiro arrecadado (você paga para se banhar no local) é revertido para uma escola local.

Foto mostrando o local a partir de outro ângulo.

Por que as Pessoas Estão Usando Máscaras?

Aparentemente, em muitas ocasiões, as águas emanam um forte odor de enxofre e sal, razão pela qual algumas pessoas usam máscaras. Há quem não se importe com o odor e há quem diga também que as condições sanitárias do local não são as melhores. Enfim, dá para imaginar como fica a qualidade da água, visto que esses banhos coletivos podem comportar cerca de 100 pessoas ao mesmo tempo!

Foto publicada pela página “Natural hot spring tatopani myagdi“, no Facebook, em 2017!

Foto publicada pela página “Natural hot spring tatopani myagdi“, no Facebook, em 2015!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Para completar e a título de curiosidade, a temperatura da água varia entre 45 e 58°C, sendo que homens e mulheres se banham em horários e turnos separados! Algumas pessoas, inclusive, bebem a água! Sim, eles fazem isso.

O Nepal Está em Lockdown Devido a Pandemia da COVID-19

É interessante ressaltar que o Nepal decretou o chamado “lockdown“, nacionalmente falando, no dia 24 de março de 2020, ou seja, cerca três meses depois do primeiro caso confirmado no país! No dia 30 de maio foi anunciada a extensão desse protocolo de confinamento até o dia 14 de junho.

Segundo o protocolo vigente, todos os cidadãos devem permanecer em casa. Todo o movimento nas estradas, desde veículos ou de pessoas a pé, é atualmente proibido, com exceções muito limitadas à preservação da vida. Aliás, essa medida também foi aplicada a turistas! De acordo com o jornal “The Himalayan Times”, todos os voos domésticos e internacionais foram suspensos até 30 de junho.

Não encontramos nenhuma foto ou vídeo recente de pessoas se banhando em “Tatopani Kunda” desde dezembro de 2019. Assim sendo, acreditamos que o acesso esteja fechado ao público.

Não é a Primeira Vez que a Página “ConheCIÊNCIA” Aparece no E-Farsas!

Entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, a página “ConheCIÊNCIA”, que possui aproximadamente 1 milhão de seguidores no Facebook, apareceu cerca de quatro vezes aqui no E-Farsas devido a informações falsas ou descontextualizadas, que foram amplamente disseminadas por ela.

Confira abaixo a relação de artigos:

Foto mostra um tubarão-da-Groenlândia de 400 anos de idade?

Foto mostra a areia do mar vista sob um microscópio?

Um dos momentos mais incríveis da história da Medicina realmente aconteceu?

Informações relacionadas a história da insulina são verdadeiras ou falsas?

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, ela não tem nenhuma relação com a pandemia da COVID-19! Na verdade, essa foto retrata a principal piscina de água termal de um “complexo” chamado “Tatopani Kunda”, no Nepal! A foto já aparecia publicada na página desse centro, no Facebook, desde 15 de janeiro de 2019 (a foto teria sido tirada no 10 daquele mês), ou seja, há quase um ano e meio, e muito antes do início da atual pandemia!

Aparentemente, em muitas ocasiões, as águas emanam um forte odor de enxofre e sal, razão pela qual algumas pessoas usam máscaras. Há quem não se importe com o odor e há quem diga também que as condições sanitárias do local não são as melhores.

É interessante destacar que a foto foi disseminada por meio de uma espécie de “meme” e propagada pela página “ConheCIÊNCIA” sem nenhuma legenda e sem nenhum esclarecimento a respeito do local ou data da foto. Isso fez, portanto, com que os seguidores da página rapidamente associassem a foto a uma situação recente em meio a pandemia da COVID-19.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

2 Comentários

2 Comments

  1. Maria

    7 de junho de 2020 em 17:26

    Já me banhei em águas termais de origem vulcânica. Alguns tem um forte cheiro de ENXOFRE, GÁS SULFÍDRICO ou “OVO PODRE” como dizem alguns brasileiros, mas nunca cheguei ao ponto de ter que usar máscaras pelo incômodo e/ou visitei esse lugar no Nepal. Também nunca cheguei perto de um vulcão ativo ou semi-ativo, mas pelo que tenho visto em alguns vídeos de geólogos e cientistas em CANAIS VERDADEIRAMENTE CIENTÍFICOS, às vezes, é preciso usar máscaras de proteção especiais, pois o vapor/partículas que eles soltam podem fazê-lo desmaiar em segundos, além de ser fortemente irritante. 😉

  2. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    8 de junho de 2020 em 15:05

    Aqui em fortaleza existia um centro comunitario municipal muito bem estruturado, mais parecido com um centro poli esportivo e muito frequentado. quando da inauguração tudo funcionava mas em seus tempos finais, a lotação era desse jeito ai he he. e a cor da água bem, as pessoas saiam mais limpas do que entravam mas a agua…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo