Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra a areia do mar vista sob um microscópio?

Fora de Contexto

Foto mostra a areia do mar vista sob um microscópio?

Foto mostra a areia do mar vista sob um microscópio?

Em meados de dezembro de 2019, uma determinada página no Facebook publicou uma foto com uma legenda bem peculiar (1 | 2). Basicamente, a alegação era de que estávamos diante da areia do mar vista sob um microscópio.

Confira a publicação abaixo:

Publicação alegando que estávamos diante da areia do mar vista sob um microscópio.

A responsável pela publicação foi novamente uma página chamada “ConheCIÊNCIA”! Isso porque uma publicação dessa página já havia sido recentemente desmentida por nós (cliquem aqui para conferir). A página possui mais de 880 mil seguidores, e tem a premissa de divulgar a ciência com humor, notícias e curiosidades. Nesse caso, em específico, a publicação obteve mais de 2,7 mil compartilhamentos desde a data de sua publicação, no dia 12 de dezembro de 2019.

Diga-se de passagem, essa publicação também foi compartilhada conosco em nosso grupo, no Facebook, ou seja, a desconfiança de alguns usuários era grande. Até mesmo porque, não havia nenhuma fonte confiável corroborando com tal alegação.

Diga-se de passagem, essa publicação também foi compartilhada conosco em nosso grupo, no Facebook, ou seja, a desconfiança de alguns usuários era grande.

Entretanto, será que estamos realmente diante da areia do mar vista sob um microscópio? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! A foto utilizada na publicação da página “ConheCIÊNCIA” foi originalmente publicada por um(a) usuário(a) identificado por “byeen0402”, no Instagram, no dia 21 de novembro de 2018. Esse(a) usuário(a) alega ser de origem japonesa e utiliza seu perfil basicamente para publicar fotos de “sea glasses” (literalmente “vidros do mar”). No caso dessa foto não foi diferente, visto que o(a) usuário(a) alegou se tratar apenas de vidros do mar, não areia vista sob um microscópio.

Confira a publicação:

O “vidro do mar” é um vidro físico e quimicamente desgastado encontrado nas praias ao longo de corpos de água salgada. Esses processos de intemperismo produzem uma espécie de vidro fosco natural. Eles podem ser coletados como mero “passatempo” das pessoas, e costumam ser utilizados para decoração, mais comumente em jóias.

Provavelmente, a coleta do material visto na foto ocorreu em alguma praia japonesa, mas não temos como precisar. Tentamos contato com o responsável pelo perfil no dia 14 de dezembro, mas não tivemos nenhum retorno até o momento do fechamento deste artigo. Entre as nossas perguntas, estava justamente onde ele(a) havia coletado tal material.

Os Vidros do Mar Mostrados na Foto São Genuínos?

Boa pergunta! Como quase tudo nessa vida (senão tudo) os chamados “vidros do mar” também são passíveis de “falsificações” (manufaturados/não naturais). Assim sendo, tentamos contato com o site “West Coast Sea Glass” e a “North American Sea Glass Association” (NASGA). Contudo, não tivemos nenhuma resposta até o fechamento deste artigo (caso isso aconteça, manteremos vocês informados).

Para vocês terem uma ideia, a NASGA é uma organização sem fins lucrativos que apoia positivamente os coletores de vidro marinho e a comunidade de vidro marinho com festivais, informações, oportunidades educacionais, associação comercial e muito mais. O objetivo principal da NASGA é estabelecer uma comunidade de colecionadores e vendedores de vidro do mar que sejam instruídos sobre as características e o significado do vidro do mar genuíno.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A NASGA é uma organização sem fins lucrativos que apoia positivamente os coletores de vidro marinho e a comunidade de vidro marinho com festivais, informações, oportunidades educacionais, associação comercial e muito mais.

A NASGA, inclusive, possui uma espécie de guia para que as pessoas possam identificar vidros do mar genuínos e distingui-los dos “falsos”! Ainda assim, não temos um olhar tão bem treinado para afirmar ou negar a autenticidade do material apresentado. Aliás, esse assunto acabou sendo motivo de discussão no “Reddit” há alguns meses, onde alguns usuários disseram acreditar na autenticidade do material, mas outros desconfiaram que nada do que é mostrado na foto é realmente genuíno (no sentido de ser algo natural).

Enfim, de qualquer forma, não estamos diante de areia do mar vista sob um microscópio.

Alguém Já Tentou Ver a Areia do Mar Sob um Microscópio? Como é a Aparência?

Sim! Em 2011, o site da BBC publicou um artigo referente ao trabalho do Dr. Gary Greenberg, diretor do Laboratório de Microscopia e Microanálise no Instituto de Astronomia na Universidade do Havaí (EUA), que resolveu fotografar grãos de areia e ampliar as imagens em mais de 250 vezes. Isso acabou revelando cores e formatos curiosos.

Segundo a BBC, o professor havia começado a registrar as imagens de areia há dez anos, quando desenvolvia microscópios tridimensionais. Seu irmão, que morava em Maui, no Havaí, enviou-lhe um tubo cheio de areia, para estimulá-lo a ir visitá-lo. O tubo de areia ficou armazenado em sua estante por meses, mas um dia Greenberg resolveu conferir um grão em um de seus microscópios.

Captura de tela mostrando um trecho inicial do artigo publicado no site da BBC Brasil.

Essa história também apareceu no site “Manual do Mundo“, em 2014. Na ocasião foi mencionado, que nas fotos podiam ser percebidos fragmentos e restos de vários organismos marinhos, mas o Dr. Greenberg esclareceu que a composição da areia pode variar de acordo com a localização e as condições do ambiente.

Confira abaixo algumas dessas fotos tiradas ao longo dos anos:

Fotos divulgadas no site “sandgrains.com”.

Quem quiser conferir mais de perto essas e outras fotos, pode acessar o site “sandgrains.com” e conferir o material fotografado e ampliado pelo Dr. Gary Greenberg.

Conclusão

Fora de Contexto! A foto utilizada na publicação da página “ConheCIÊNCIA” foi originalmente publicada por um(a) usuário(a) identificado por “byeen0402”, no Instagram, no dia 21 de novembro de 2018. Esse(a) usuário(a) alega ser de origem japonesa e utiliza seu perfil basicamente para publicar fotos de “sea glasses” (literalmente “vidros do mar”). No caso dessa foto não foi diferente, visto que o(a) usuário(a) alegou se tratar apenas de vidros do mar, não areia do mar vista sob um microscópio.

Embora a autenticidade do material possa ser objeto de questionamento (ainda estamos aguardando uma resposta da NASGA), ou seja, se eles são realmente vidros do mar genuínos ou tão somente manufaturados/não naturais, não se trata de areia do mar vista sob um microscópio.

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Jorge Anderson Mello

    20 de dezembro de 2019 em 10:27

    De qualquer forma mesmo as imagens feitas de areia das praias são muito bonitas.

    • Marco Faustino

      20 de dezembro de 2019 em 12:11

      Pois é, Jorge! Uma coisa é ser bonito, outra coisa é ser verdade 🙂

      • Angela

        20 de dezembro de 2019 em 22:58

        Vd

  2. lucascardozo

    20 de dezembro de 2019 em 20:10

    Bom saber. Essa imagem é famosa na internet.

  3. Angela

    20 de dezembro de 2019 em 22:58

    Vd

  4. Tulio

    21 de dezembro de 2019 em 0:57

    ConheCIÊNCIA tá virando o novo Fatos Desconhecidos

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo