Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

5 boatos mais comuns no Facebook!

Correntes

5 boatos mais comuns no Facebook!

Conheça e/ou relembre cinco das principais mentiras mais publicadas e compartilhadas na rede social criada por Mark Zuckerberg!

Criado em 2004, o Facebook se tornou a mais popular rede social do mundo com mais de 1 bilhão de usuários! De fato, um sucesso sem precedentes.

Só que Mark talvez não tivesse previsto que o seu ganha-pão seria também a fonte de muitos boatos, de muitas histórias falsas que, devido à grande facilidade de serem compartilhadas, se espalham como um vírus pela web.

Alguns tipos de hoax que aparecem no Facebook são novos, mas na maior parte são histórias que já circularam pela internet há anos e ganharam uma nova roupagem para continuar enganando os usuários.

boato_face1

 

Separamos alguns dos principais tipos de boatos que, vira e mexe, aparecem na sua timeline do Facebook:

1 – o Facebook vai passar a ser cobrado em breve

Essa é clássica! Um boato que surgiu ainda no tempo do semimorto Orkut, há mais de 10 anos…

Já falamos aqui no E-farsas de uma notícia falsa que apareceu no Facebook em fevereiro de 2013 sobre a futura cobrança do serviço. Na ocasião, o hoax afirmava que iria ser cobrada uma taxa de adesão de U$9.90.

Em maio, o texto foi levemente alterado e a nova versão passou a dizer que para você continuar utilizando o “Face” iria ter que desembolsar €4,5 por mês. Claro que tudo não passou de um boato e o próprio Facebook, em uma publicação feita em sua página oficial, desmentiu a possível cobrança.

Reprodução da tela de entrada do Facebook onde há a frase avisando que o serviço é gratuito e sempre será!

Reprodução da tela de entrada do Facebook onde há a frase avisando que o serviço é gratuito e sempre será!

 

2 – O Facebook vai ajudar aquela criança doente

A propagação desse tipo de boato parece ter diminuído ultimamente no Facebook (o que não quer dizer que tenha acabado de vez). Igualmente herdado do Orkut, esse hoax mostra, geralmente, uma foto de alguma criança com uma doença de pele (ou algum problema que a tenha deixado com a “aparência prejudicada”) e um texto dizendo que a cada curtida ou compartilhada o Facebook irá pagar uma quantia em dinheiro para ajudar no tratamento do doente.

Como já explicamos diversas vezes aqui no E-farsas, o Facebook NÃO está pagando o tratamento de ninguém! Não compartilhe esse tipo de corrente!

Bebê doente pede a sua ajuda no Facebook! Será?

Bebê doente pede a sua ajuda no Facebook! Será? (reprodução)

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

3 – O Facebook será dono das suas imagens

Essa apareceu em maio de 2011. De acordo com o texto (e suas diversas variações), o Facebook passará a ser dono de todas aquelas fotos que você já publicou no seu perfil. Como já explicamos aqui nesse artigo, a versão que apareceu em 2011 dizia que “a partir de sexta-feira” a nova política iria entrar em vigor.

Só que, como todo bom boato que se preze, esse também não era datado. O texto apenas afirmava que o fato iria acontecer “na próxima sexta-feira” e, até hoje, nada!

 

4 – Mude as configurações do Facebook para a sua privacidade

Como já explicamos em outubro de 2011, alguns textos alarmistas assustam o usuário do Facebook há meses. A cada nova versão, o alerta “ensina” como fazer para ter a sua conta e a sua privacidade preservadas.

Só que os textos são, em sua maioria, confusos e não explicam corretamente o que se deve fazer para que as suas publicações fiquem ocultas. Se o leitor seguir à risca o que é sugerido no alerta é bem possível que ninguém (ninguém mesmo) consiga ver o que você posta.

facebook-aviso1

 

5 – O Facebook irá encerrar as suas atividades

Pelo menos uma vez por mês essa história aparece nas nossas timelines do Facebook. O boato afirma que Mark Zuckerberg resolveu acabar com o Facebook e o serviço só vai funcionar até o dia 15 (o mês varia de acordo com a versão). Lógico que essa é mais uma das mentiras envolvendo a rede social, como já mostramos em janeiro de 2011.

Texto afirma que o Facebook será cobrado! Verdadeiro ou falso? (Reprodução: Facebook)

Texto afirma que o Facebook será cobrado!  (Reprodução: Facebook)

Conclusão

Essas foram apenas algumas das inúmeras farsas que circulam pelo Facebook. Gostaríamos de saber se você já viu alguma dessas na sua timeline. O que você fez? Ignorou, denunciou ou compartilhou?

Nos conte aí nos comentários! 

 

Continue lendo
31 Comentários

31 Comments

  1. Maria Ziehlsdorff

    25 de maio de 2013 em 9:44

    Nunca compartilho. Busco confirmação no e-farsas e similares e aviso aos amigos. Nem todos gostam da verdade e reclamam quando eu corto a corrente de mentiras. Vai entender!!!

  2. Bernardo

    25 de maio de 2013 em 12:26

    Deleto na hora. Parabéns pelo alerta!

  3. Luís

    25 de maio de 2013 em 16:29

    “O Facebook irá encerrar as suas atividades”

    Essa bem que podia ser verdade.

  4. Cês Nobre

    25 de maio de 2013 em 16:30

    Afinal é mentira …… mt me contas…… é sempre bom saber….. que ha pessoas que gostam fazer-se de mais …….

  5. Cês Nobre

    25 de maio de 2013 em 16:31

    Afinal é mentira……mt me contas……é sempre bom saber…..que ha pessoas que gostam fazer-se de mais…….

  6. Maria Helena Rocha

    25 de maio de 2013 em 18:20

    Está circulando duas dessas notícias do Face, e não adianta dizer que não é verdade, por que o pessoal continua acreditando, pior que são coisas que já circularam a uns dois anos atrás,e mesmo assim eles continuam acreditando, opovosemmemória!!!

  7. vanessa

    25 de maio de 2013 em 19:41

    eu sinceramente, nao puxando saco…rs*, geralmente posto o linkdo e-farsas pra ver se diminui o numero de compartilhadas dessas traqueiras!

    • Gilmar Lopes

      25 de maio de 2013 em 19:46

      Aêeeee! Valeu!

    • Marcos A.

      27 de maio de 2013 em 10:05

      Boa idéia. Como não pensei nisso antes?

  8. Wilma Luiz da Silva

    25 de maio de 2013 em 20:05

    Obrigada mais uma vez Gilmar Lopes e equipe E-farsas, realmente vocês são o máximo, não compartilho nada que tenha dúvida sem antes consultá-los. As redes sociais para mim, são de utilidade pública e devemos utilizá-las da melhor maneira, sem prejudicar ninguém e passar coisas boas que possam acrescentar algo de bom. Tem tantas coisas lindas para compartilhar, então vamos utilizá-lo com inteligência e alegria. Valeu Gilmar, abençoado seja sempre! abraços

    • Josenny

      28 de maio de 2013 em 12:29

      Ao ver a Wilma se referir a equipe do E-farsas, me bateu a curiosidades se o Gilmar ja tem uma equipe, alem do e-farsinhas, ou ainda faz tudo sozinho? kkkkkkkk
      Eu particularmente ignoro eh tudo, se me excluirem por nao fazer o que eles mandam, num to nem aiiiiii!!

      • Gilmar Lopes

        28 de maio de 2013 em 14:18

        A equipe do E-farsas é formada por mim apenas! 🙂 o Efarsinho tá me dando uma ajuda nos vídeos agora! Valeu!

        • João Carlos Binicheski

          18 de julho de 2013 em 14:39

          Mas você, Gilmar, é você mesmo, ou também é uma farsa? Desculpa a brincadeira. Falando sério, é espantoso como as pessoas acreditam nessas idiotices. Conheço professores universitários, advogados, e outros.

          • Gilmar Lopes

            18 de julho de 2013 em 16:14

            🙂

  9. Vera Lucia R. da Silva

    27 de maio de 2013 em 22:42

    Agradeço pela informação. No início acreditei e compartilhei algumas coisas mas ainda não tinha certeza se era tudo verdade ou não. Agora não caio mais nessas histórias e posso alertar meus amigos. Obrigada e nos mantenha informados.

  10. Vera Lucia R. da Silva

    27 de maio de 2013 em 22:42

    Agradeço pela informação. No início acreditei e compartilhei algumas coisas mas ainda não tinha certeza se era tudo verdade ou não. Agora não caio mais nessas histórias e posso alertar meus amigos. Obrigada e nos mantenha informados.

  11. Pingback: 10 coisas legais achadas na web (64)

  12. Pingback: 10 coisas legais achadas na web (64) | Super agregador

  13. Edith Andrade Araujo

    28 de maio de 2013 em 17:48

    Realmente andei compartilhando algumas coisas no inicio, achando realmente que estava fazendo o bem. Depois que vi uma postagem do face dizendo que não dava um tostão para ninguém, parei e deleto logo. Gostaria de saber o que significa o E-farsas???

  14. Dora Queiroz

    30 de maio de 2013 em 14:10

    não me lembro do site,compartilhei uma foto que dizia que o face daria 0,5% para uma criança doente.Não ferei mas e vou alertar a respeito da farsa.Eu não conhecia o E-farsas.

  15. Pingback: Desvendando os mitos da internet | Além do look do dia

  16. Pingback: Cotidiano » Verdadeiro ou falso?

  17. Liny

    9 de julho de 2013 em 0:27

    Acabei de ver mais essa publicação no face… eu não compartilhei, sera q é verdade??

    FALTAM 12 HORAS PRAZO FINAL, ACABOU DE SAIR NA MÍDIA, EXTRA OFICIAL, passou no Domingo Fantástico (domingo passado) e no Programa do Ratinho na quinta-feira, no Jornal Nacional e na terça-feira, na rede CBM na segunda-feira, no show do Calypso no sábado passado e no Corean On Line, Daqui a 30 horas os fiscais do Face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural, tal qual está escrito aqui, e então o facebook e todos os serviços continuarão a ser gratuitos e sem o envio de dados ao governo americano. Do contrário, os dados continuarão a ser pesquisados pelo governo americano, as fotos serão visíveis por todos e seu nome irá para lista de inadimplentes com inclusão no SCP – CPT – SERAZA – OLGIZ – BANK CITY – BOBONIS E TROLINS (conforme lei 3102/07-06, recentemente aprovada pelo congresso federal). Caso não tenha esse aviso copiado, colado e registrado em arquivo word no seu computador com um print screen de tela, os agentes do face ligarão a cobrar, uma ligação internacional de 30 minutos, cobrando a taxa de $ 5,99 dólares (convertidos a moeda corrente do país pouco mais de R$ 10,00 por dia mais juros) por semana debitado diretamente na conta telefônica no seu ponto de acesso wi-fi internet segura – Não esqueça de colar isso no seu mural e você estará livre da cobrança e livre de ser taxado de bobo mais uma vez, dentre outros inconvenientes. Caso contrário, em trinta dias suas publicações tornar-se-ão públicas propriedade na privada, suas mensagens e fotos,
    EU NÃO AUTORIZO!!!

  18. Silvia

    9 de julho de 2013 em 10:02

    Eu nunca compartilho e tento esclarecer as pessoas que o fazem…Agora tem tb “FALTAM 12 HORAS PRAZO FINAL, ACABOU DE SAIR NA MÍDIA, EXTRA OFICIAL, passou no Domingo Fantástico (domingo passado) e no Programa do Ratinho na quinta-feira, no Jornal Nacional e na terça-feira, na rede CBM na segunda-feira, no show do Calypso (!!!!!!!) etc, etc, etc…

  19. Antonio Veras Santos

    11 de julho de 2013 em 9:20

    Eu mesmo andei repassando essas mensagens mesmo desconfiado que isso era uma farsa, mais na dúvida compartilhei…kkkkkkkkkkkk.
    Agora não mais.

  20. Pingback: Criador do E-farsas fala sobre hoax no Jornal Tribuna do Planalto! : E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  21. Rodrigo

    15 de novembro de 2016 em 12:18

    Eu nunco compartilho nem curto esse tipo de postagem, tem aquelas frases também assim: Deixe seu amém e, isso como se um amém fosse salvar aquela pessoa, mas eu sei porque eles posta esses tipo de coisa é só para aparecer mais com suas páginas e assim de algum modo ganhar alguma coisa. Repito eu mesmo nunca compartilhei e nem vou compartilhar.

  22. Juvenil

    28 de fevereiro de 2017 em 16:45

    O que mais vejo é publicação do tipo, o Facebook vai doar tantos centavos por cada curtida ou… Eu nunca comento ou curto esse tipo de pastagens pois vejo que não tem fundamento algum

  23. João

    7 de abril de 2017 em 16:10

    Muita gente acredita no facebook sem saber se a fonte é real mesmo… lamentável

  24. Edna

    27 de março de 2018 em 20:34

    Olá, sou Mark, o diretor do Facebook. Olá pessoal, parece que todos os alertas são reais. O uso do Facebook custa dinheiro. Se você enviar esta string para 18 diferentes da sua lista, seu ícone será azul e ficará livre para você. Se você não acredita em mim, amanhã às 18:00 o Facebook será fechado e para abri-lo você tem que pagar. Isso tudo é por lei. Esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que…

  25. Cassiane Vieira

    29 de março de 2018 em 8:04

    Me mandaram uma hoje dizendo que o facebook começaria a cobrar taxas.
    Brincadeirinha chata eu não gostei👎👎👎👎

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo