Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

6 Boatos que circulam pela web envolvendo Dilma Rousseff!

Falso

6 Boatos que circulam pela web envolvendo Dilma Rousseff!

Separamos seis boatos envolvendo o nome da Presidente do Brasil que se espalharam pela web e se propagaram com força em época de eleição!

Em junho de 2014 publicamos aqui no E-farsas um artigo mostrando alguns boatos eletrônicos sobre o ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência, Aécio Neves.

Agora, chegou a vez de mostrar a verdade sobre alguns boatos envolvendo a candidata a reeleição, Dilma Rousseff.

Boatos envolvendo o nome de Dilma Rousseff se espalham pela rede! (foto: Reprodução/Facebook)

Boatos envolvendo o nome de Dilma Rousseff se espalham pela rede! (foto: Reprodução/Facebook)

 

1 – Filha de Dilma Rousseff é dona de mais de 20 empresas

Falso! Em 2013, uma notícia apareceu em diversos sites e blogs afirmando que Paula Roussef Araújo – filha da Presidente – seria dona de mais de 20 empresas e teria ficado milionária por causa da mãe. No entanto, não há nenhuma prova de que isso seja verdade!

Na verdade, Paula é Procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul. É concursada e recebe um salário de R$15mil por mês do estado. Não há nenhuma empresa registrada no CNPJ da filha da Presidente e a publicação mais antiga desse boato foi feita em um blog chamado Pesadelos Políticos (que não está mais no ar).

Filha da Presidente seria dona de mais de 20 empresas! Farsa! (foto: Reprodução/Facebook)

Filha da Presidente seria dona de mais de 20 empresas! Farsa! (foto: Reprodução/Facebook)

Na publicação original, o Pesadelos Políticos afirmava ter conseguido acessar documentos disponibilizados pelo WikiLeaks e lá havia o nome de todas as 20 empresas de Paula Rousseff. Claro que o autor do artigo não explica como conseguiu tais informações e tampouco tem como provar a veracidade daquilo que foi publicado!

Nenhum dos blogs que publicaram a “denúncia” cita a(s) fonte(s) que confirme(m) a informação além do Pesadelos Políticos.

 

2 – Dilma cria lei proibindo divulgação de investigações de acidentes aéreos

Falso! Em agosto de 2014, publicamos aqui no E-farsas a verdade a respeito de uma notícia que se espalhou logo após o acidente aéreo que vitimou o então candidato à Presidência, Eduardo Campos. De acordo com o boato, Dilma Rousseff teria criado uma lei que proibia toda e qualquer divulgação de resultados de investigações sobre acidentes aéreos.

Presidente Dilma teria aprovado uma lei exigindo sigilo nas investigações sobre acidentes aéreos! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Presidente Dilma teria aprovado uma lei exigindo sigilo nas investigações sobre acidentes aéreos! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Do jeito que foi espalhado, o boato dava a entender que a Presidente teria criado a lei imediatamente após o acidente, espalhando a falsa ideia de que ela e o PT estariam tentando esconder alguma coisa… Só que, conforme apuramos na ocasião, a lei foi proposta pela Aeronáutica em 2006 e sancionada em maio de 2014, após ser aperfeiçoada por 8 anos.

Na verdade, a Lei 12.970 não serve para encobrir investigações sobre acidentes aéreos e, caso seja detectada alguma irregularidade durante a verificação, as autoridades devem ser comunicadas!

 

3 – Dilma desfila ao som de Beijinho no Ombro no 7 de Setembro

O vídeo abaixo apareceu na web no dia seguinte ao desfile de 7 de Setembro, em Brasília. Nele podemos ver a Presidente desfilando em carro aberto ao som de Beijinho no Ombro:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/rkn6ckkBMXo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Apesar de estar evidente que o vídeo aí de cima seja uma montagem, muito jornal sério caiu na pegadinha que foi feita por um humorista que possui um perfil falso da Dilma Rousseff no Twitter. O vídeo original e nossa pesquisa completa sobre essa história pode ser lida aqui! 

 

4 – Dilma mostra o dedo médio para a torcida que a vaiou na Copa

Falso! A foto abaixo começou a circular no Facebook em junho de 2014, logo após a abertura da Copa do Mundo do Brasil:

Foto mostra a Presidente mostrando o dedo para a torcida! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)

Foto mostra a Presidente mostrando o dedo para a torcida! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)

A montagem tosca foi feita em cima de uma foto da Dilma fazendo figuinha que encontramos e publicamos no E-farsas e você pode conhecer clicando aqui! 

 

5 – Governo de Dilma liberou 13 milhões de dólares para criação de estátua do Lula

Falso! Essa é de 2011. De acordo com o boato, o Governo estaria liberando mais de 13 milhões de dólares para a construção de uma enorme estátua do ex-presidente Lula.

Na época, descobrimos que tudo não passou de uma brincadeira do site humorístico G17 que inventou a piada e muita gente acreditou e ajudou a espalhar! 

 

6 – Ficha criminal mostra Dilma Rousseff como assaltante de banco e terrorista

A imagem abaixo mostra o que parece ser a ficha criminal da mulher que viria a se tornar Presidente do Brasil. Esse recorte provaria que Rousseff seria terrorista e assaltante a bancos:

Ficha policial de Dilma Rousseff é falsa!

Ficha policial de Dilma Rousseff é falsa! 

No entanto, a ficha aí de cima, que voltou a aparecer nas vésperas das eleições de 2014, é falsa e foi publicada no jornal Folha de São Paulo. Pouco tempo após a publicação, a própria Folha admitiu que errou e pediu desculpas pela falha, explicando que recebeu a imagem por e-mail e não checou as informações. A errata da Folha pode ser lida aqui!

Na verdade, Dilma Rousseff foi presa, sim, em 1970, sob a acusação de “subversão”. Em plena época de Ditadura Militar, qualquer um que se opunha ao Regime podia ir preso facilmente sob essa desculpa. Essa matéria de 2010 da revista Época mostra que Dilma Rousseff participou ativamente na luta armada contra a Ditadura militar.

A ficha policial que Dilma Rousseff “ganhou” na época é essa abaixo:

Ficha policial da "subversiva" Dilma Rousseff! (reprodução)

Ficha policial da “subversiva” Dilma Rousseff! (reprodução) 

 

Conclusão

Ainda existem muitos boatos envolvendo ambos os candidatos à Presidência da República no segundo turno de 2014. E é claro também que na reta final das eleições muitos outros boatos surgirão, tanto para um lado quanto para o outro. Cabe a nós (incluindo você) aprender a discernir o que é verdadeiro do que é falso, antes de sair compartilhando desinformação por aí.

Continue lendo
37 Comentários

37 Comments

  1. Pierrot

    8 de outubro de 2014 em 7:29

    Milhonária, uma mão maior que a outra na foto. HAUHAUHAUA essas farsas são as melhores.
    Só a ultima e a do avião então que são meia verdades.

    • Roberto

      26 de novembro de 2014 em 9:49

      Quer um milhao tambem ?

  2. Gabriel

    8 de outubro de 2014 em 8:54

    Cade boatos do Aecio, eu tava lendo e de repente sumiram (ou deletaram?)

  3. Higor

    8 de outubro de 2014 em 9:45

    Cara, vocês só podem estar de brincadeira. A maioria desses boatos já foi desmentido por vocês e agora novamente repetem a dose.

    Eu não sei qual rede social vocês frequentam, mas pelo menos no Facebook, depois de domingo começou uma enxurrada de de perfis fakes xingando nordestinos e negros como se fossem militantes do Aécio, hoax’s, montagens mal feitas, inclusive tabelas de ranking de corrupção sem fonte alguma. Entrei neste site na esperança de ver algum desses desmentidos e derrepente… Me deparo com esse da Dilma.

    Caramba heim?! Não tem nem vergonha de esconder a preferência partidária e não me venham com o papo de “ah fizemos uma postagem dos boatos contra o Aécio”. A mesma foi a meses atrás e depois de uma enxurrada de defesa petista, inclusive daquela montagem irônica do jornal americano dizendo FORA DILMA…, vocês fizeram para aliviar as críticas.

    Gosto muito da página, venho aqui praticamente toda a semana, por favor não faça dela uma página de cunho partidário escancarado. Grato pela atenção, abraço.

    • Gilmar Lopes

      8 de outubro de 2014 em 9:55

      Olá!
      Pode ficar tranquilho, pois muitos outros boatos sobre os dois candidatos ainda serão investigados pelo E-farsas nesse mês de eleições. Boato é o que não falta!

    • Gustavo

      8 de outubro de 2014 em 11:24

      Higor, o sr é um babaca

      • Higor

        9 de outubro de 2014 em 14:40

        Agradeço a resposta gentil do Sr. Gilmar, como disse no “texto”, gosto do trabalho de vocês, semanalmente estou aqui e inclusive recomendo a página para amigos (principalmente para aqueles que acreditam em tudo que vêem). Claro que isso não descarta a percepção que a tempo já tenho da preferência partidária deste site, fica nítido olhando as postagens.

        Quanto ao comentário do Gustavo, é realmente lamentável, babaca por expor sem ofensas a minha opinião? Ou será que esse babaca não seria você mesmo por uma postagem idiota como essa cujo único objetivo é o xingamento…
        Creio que os comentários do site deveriam ser autorizados se os mesmos não ofendessem a ninguém. Na falta de argumentos, se parte para a “baixaria”. Cuidado Gustavo, nem vou dormir mais a noite porque me chamasse de babaca… Francamente.

        Desejo uma boa sequência nos trabalhos da página.

        • Gilmar Lopes

          9 de outubro de 2014 em 14:43

          Obrigado! Só pra tirar essa má impressão que você tem do E-farsas, não temos nenhuma inclinação partidária. Da mesma forma, não torcemos para nenhum time e não seguimos nenhuma religião ou crença!

        • Elizabete

          19 de setembro de 2018 em 6:10

          Vigor, é a primeira vez que consulto o “e-farsas” e no decorrer da leitura, tive exatamente a impressão de matéria tendenciosa e, como “a primeira impressao é a que fica, vou continuar preferindo o “boatos.org”.

        • Elizabete

          19 de setembro de 2018 em 6:14

          Higor, é a primeira vez que consulto o “e-farsas” e no decorrer da leitura, tive exatamente a impressão de matéria tendenciosa e, como “a primeira impressao é a que fica, vou continuar preferindo o “boatos.org”.

          • Gilmar Lopes

            19 de setembro de 2018 em 8:53

            Te convido para ler mais artigos aqui no E-farsas!

        • Elizabete

          19 de setembro de 2018 em 6:32

          Higor, só me dou ao traballho de ponderar opiniões sérias e responsáveis como as suas que acabei ler e, mesmo que, após ponderar, eventualmente discorde, não vai mudar o meu conceito nem o respeito pela pessoa que a emitiu. Quanto à opiniões como a do Sr.Gustavo, devemos apenas desconsiderar. Não vamos “gastar” os nossos neurônios com o que não vale a pena, nem constrói absolutamente nada. Concordo com vc quando sugere que o site deve, sim,filtrar os comentários, deletando aqueles que cujo objetivo é somente ofender.

  4. Pedro Rocha

    8 de outubro de 2014 em 15:04

    “Em plena época de Ditadura Militar, qualquer um que se opunha ao Regime podia ir preso facilmente sob essa desculpa.”

    Isso é mistificação esquerdista! Em qualquer país do mundo pertencer a uma organização terrorista é crime, menos no Brasil. Que o diga Cesare Battisti!

    Juntos, as organizações as quais Dilma pertenceu, COLINA e VAR-Palmares, assassinaram 8 pessoas ao longo de suas existências terroristas.

    http://www.ternuma.com.br/index.php/memorial

    • Dhoco

      9 de outubro de 2014 em 10:03

      Me parto de rir com os argumentos coxinhas… Posso chamar o aecio de cheirador também? nariz platinado? kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Wesley

        9 de outubro de 2014 em 14:23

        Exato Pedro Rocha,

        A terrorista presidanta participava de grupos criminosos que pretendiam implantar uma ditadura socialista, que em vários países do mundo, matou cem milhões de pessoas.

        • Lucho

          10 de outubro de 2014 em 16:44

          Link para o site do Mérdia sem Máscara. Nem digo nada.

          E eu achava que não existia site pior que o Centro de Mídia Independente.

        • Elizabete

          19 de setembro de 2018 em 6:44

          Eu acrescentaria comunista. E só não enxerga quem não quer. Essa esquerda é comunista. De qual partido é a vice do Haddad?

      • ANONIMO

        19 de dezembro de 2018 em 13:11

        Claro, assim que o efeito do que vc cheirou passar diga a vontade…

    • Elizabete

      19 de setembro de 2018 em 6:39

      Concordo com vc Pedro Rocha.

  5. Reinaldo

    8 de outubro de 2014 em 16:07

    Realmente, pareceu que a página tendeu para uma preferência partidária. Se não foi, peço desculpas.
    Que ela atuou como terrorista, ninguém tem como negar.
    Gostaria que vocês mostrassem divulgações que são verdadeiras. Claro que sei que a principal finalidade é mostrar as farsas(a página já diz) Mas em continuar, não terei curiosidade para abrir certas divulgações. Pois de antemão já fico sabendo que é farsa.
    SDS

  6. Hiei

    8 de outubro de 2014 em 23:41

    A pergunta é, como fazer essa pesquisa de conteúdo que você faz ? E quanto tempo leva ?

  7. Fabio Romano

    12 de outubro de 2014 em 20:54

    Será que da para vocês provarem agora que o povo brasileiro não é idiota ou burro e vai tirar a Dilma e o PT de uma vez por todas do governo? Chega de roubalheira!!!

    • Claudionetoabccd1967@gmail

      30 de janeiro de 2016 em 19:20

      Fábio, vc deve ser rico.
      Eu,que sou pobre,ví e vejo os miseráveis deixando a miséria com os programas que o PT apresentou, representou ou aumentou.
      Fora Collor,Sarney, FHC,a ditadura e os imbecis.
      Obrigado PT,obrigado Dilma.
      Um país se faz com dignidade.

      • ANONIMO

        19 de dezembro de 2018 em 13:13

        Concordo, a dignidade qeu vc e o PT deixaram assim que cagaram com o país…

    • Fidel

      9 de abril de 2016 em 18:02

      Essa eu quero ver! …É uma pegadinha, né?
      Tirar a Dilma e PT e não ser idiota?
      Então o povo inteligente vai fazer exatamente o que a elite quer e vai eliminar o seu representante.
      ????????????????????????????????

    • Elizabete

      19 de setembro de 2018 em 6:47

      Concordo Fábio Romano

  8. leo

    12 de outubro de 2014 em 23:50

    “Milhonária” “filinha”
    Típico de Facebook mesmo.

  9. Lourdes de Lima

    16 de outubro de 2014 em 23:17

    Gostaria que o e-farsas investigasse o mensalão do PSDB. Decobririam que eles roubaram muito , mais muito mais. O problema seria o Gilmar conseguir colocar no site. Seria sensurado.

  10. gilmar

    2 de novembro de 2014 em 21:09

    o dono do blog é petista

  11. José Jésus Gomes de Araújo

    1 de julho de 2015 em 9:46

    Dilma, lutando contra a ditadura, fez o que fizeram outros bandidos famosos, Pepe Mujica, Mandela… Desde que foi lançada a candidatura da Dilma, comentei: vão reabilitar a ditadura.

  12. eduardo pires

    9 de julho de 2015 em 19:10

    A filha da Presidanta não recebe 15.000 do Estado. Ela recebe 35.000,00 da União, pois o MPT é um órgão federal e este é o salário dela

  13. Pingback: Novo velho boato envolvendo Dilma Rousseff | Marden Carvalho

  14. Keila Tavares

    11 de outubro de 2018 em 22:53

    isso dela não ter participado do assalto ao Banestado é mentira, eu tinha 8 anos na época e estava la com minha m~ee, foi o pior dia da minha vida e nunca esqueci o olhar dela,, e quando ela subiu a rampa do planalto nos aqui choramos de vergonha.

  15. ANONIMO

    19 de dezembro de 2018 em 13:00

    Queria dizer que o E-Farsas é mto bom, mas que algumasfarsas ai sao verdades e comprovadas sobre o PT…. Por favor investiguem melhor… Obrigado

    • Gilmar Lopes

      19 de dezembro de 2018 em 13:17

      Dá um exemplo, por favor!

  16. Anonimo

    19 de dezembro de 2018 em 13:09

    Verdade…. Dilma é inocente….Só muito incompetente…. Ela não sabia nem planejar um crime….. Imagina governar um país…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo