Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Boatos que se espalharam pela web envolvendo Aécio Neves!

Política

Boatos que se espalharam pela web envolvendo Aécio Neves!

Em época de pré-eleições, surgem muitos boatos envolvendo os candidatos. Dessa vez, separamos algumas notícias falsas sobre o Senador Aécio Neves!

Todo ano com eleições é a mesma coisa. Um monte de notícia surge para confundir a cabeça dos eleitores e atrapalhar na hora da decisão do voto. Agora com a internet, a boataria achou um meio barato e rápido de disseminar suas desinformações.

Já mostramos poucos dias atrás uma seleção de 6 farsas publicadas por uma fanpage famosa do Facebook (algumas delas envolvendo o PT) e explicamos como é fácil se utilizar dessas ferramentas para espalhar hoaxes pela web. Agora, para mostrar que não somos partidários do governo e tampouco da oposição, separamos algumas notícias falsas envolvendo o nome do ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência da República, Senador Aécio Neves.

farsas_aecio_neves

Leia também: 6 Boatos envolvendo o nome da Dilma Rousseff!

Aécio Neves Cheirador após noite de esbórnia!

O vídeo abaixo foi publicado no YouTube em dezembro de 2013 e mostra um homem de terno, caído no chão. O rosto do homem foi borrado, mas o texto afirma que ele seria o Senador:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/-JLubEXGX4I” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Não há nenhuma identificação de quem teria postado o tal vídeo, mas o a foto original usada na montagem é essa, retirada do portfólio da fotógrafa Andy Pixel:

Foto usada em montagem em nome do Senador Aécio Neves! (foto: Reprodução/)

Foto usada em montagem em nome do Senador Aécio Neves! (foto: Flickr/Andy Pixel)

 

Aécio Neves diz que não precisa do voto dos professores!

Essa “notícia” surgiu em outubro de 2013 no Facebook e se espalhou rapidamente pela web. Conforme é afirmado na imagem abaixo, o candidato teria dito que não precisa dos votos dos professores:

Imagem compartilhada no Facebook!

Imagem compartilhada no Facebook!

No entanto, não há nenhum registro de que ele tenha dito essa frase realmente.

Quando e onde ele teria dito isso? Não se sabe! Apenas temos que confiar numa imagem apócrifa.

Para mostrar como é fácil se atribuir uma citação a alguém na internet, veja essa brincadeira que foi amplamente compartilhada no Facebook:

machado-de-assis

Imagem humorística compartilhada no Facebook mostra como é fácil atribuir uma citação a alguém!

Ao buscarmos por “Aécio Neves professores” no Google, o primeiro resultado que temos é uma publicação feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação onde os professores criticam a gestão mineira de Aécio com relação à condição dos professores no estado de Minas Gerais, mas não há nenhuma menção a essa frase que teria sido dita pelo candidato à Presidência.

 

Aécio Neves é viciado em cocaína!

Apesar de surgir em 2006, essa história ganhou força em 2013, depois de vários sites noticiarem um possível envolvimento de Aécio Neves com a apreensão de um helicóptero com 450 kg de cocaína, no Espírito Santo. No entanto, algumas semanas após o ocorrido, a Polícia Federal afirmou não ter encontrado provas ligando o helicóptero à Administração de Aécio Neves.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Agora, em 2014, por causa da proximidade com a época das eleições, o boato voltou à tona. No entanto, não há nenhum fato (até agora) que comprove que Aécio Neves tenha problemas com drogas.

Uma busca por “Aécio Neves overdose” no Google só nos retorna sites e blogs que apenas copiaram uma mesma notícia publicada inicialmente Blog do Paulinho. De acordo com o artigo,

Corre nos bastidores da imprensa mineira que Aécio Neves teria sido levado diversas vezes em segredo ao hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), com suspeita de overdose de cocaína”.

Como o ônus da prova cabe ao acusador, ficaram faltando as provas de tais afirmações!

O Blog do Paulinho acrescentou ainda em seu artigo outra matéria (de 2009), publicada por Juca Kfouri sobre o então governador de Minas Gerais ter batido na sua acompanhante durante um jantar no Rio de Janeiro. Em uma atualização desse mesmo artigo, Juca Kfouri avisa que foi notificado pela assessoria de imprensa da do Governo de Minas Gerais avisando que a tal notícia era falsa, mas que não ia alterar nada em sua matéria.

 

Aécio Neves será julgado por desvio de verbas em Minas Gerais

aecio_4bilhoes

Imagem: Reprodução/Facebook

De acordo com a notícia amplamente espalhada pela web, o candidato será julgado por ter desviado 4,3 bilhões da área da saúde enquanto ainda era governador em Minas Gerais. O texto afirma que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais estaria investigando Aécio Neves por não cumprir o piso constitucional do financiamento do sistema público de saúde. Em outras palavras, não teria feito o investimento mínimo que está previsto em lei.

O processo até chegou a existir, de fato, mas já foi anulado em 2013. De acordo com matéria veiculada em agosto de 2013, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais anulou o processo contra Neves.

Na revista Veja, o jornalista Ricardo Setti explica que:

“A ação judicial questionava se os 4,3 bilhões investidos em saneamento por empresa pública do estado poderiam ser considerados gasto em saúde, mas adversários do presidenciável tucano e blogs alugados espalhados por toda parte acusavam-no de “desvio de dinheiro público” — como se o ex-governador tivesse desviado, para si, dos cofres públicos. Acusavam-no, portanto, de ladrão.”

Na decisão,os desembargadores questionaram as motivações da promotora, que, segundo a decisão, não tinha competência legal para mover a ação. Registraram também que, na mesma época, diversos outros Estados seguiram o mesmo procedimento sem infringir qualquer lei.

Em nota enviada ao jornal O Estado de Minas, a assessoria de imprensa de Aécio Neves comentou o caso:

“[…]com relação à matéria publicada, informamos que a ação citada refere-se a procedimento adotado pelo governo de Minas, na gestão Aécio Neves, em período anterior à regulamentação da Emenda 29. A ação é composta apenas de questões contábeis, não tendo havido qualquer dúvida sobre a aplicação dos recursos ou qualquer questionamento sobre a correção dos investimentos executados’(…)’A ação foi extinta pela Justiça por razões técnicas, sendo que a mesma sequer chegou a ser aberta nos estados que tiveram procedimento idêntico ao adotado por Minas.”

Atualização: 26/07/2014

De acordo com matéria publicada no dia 25 de julho de 2014 no Portal R7, a Justiça de Minas Gerais manteve em aberto o processo que questiona o não repasse de 3,3 bilhões de reais à área da saúde. Como podemos ler na reportagem, o valor declarado na ação é inferior aos 4,3 bilhões, que circula pela web!

Como explicamos nos parágrafos acima, o processo não é sobre um possível desvio de verbas para o bolso de algum político, mas sobre o Governo não ter utilizado os recursos previstos para a área da Saúde da forma como foi determinada por Lei!

O processo procura determinar a razão do governador de Minas Gerais ter usado em Saneamento Básico a quantia de 3,3 bilhões de reais que estava destinada à Saúde, entre 2003 e 2008! 

Tentativa de acabar com os boatos negada

Em março de 2014, a justiça de São Paulo negou o pedido do candidato de remoção de todos os resultados dos sites de buscas sobre calúnias envolvendo seu nome! De acordo com o jornal O Correio do Brasil,

“ No processo, os advogados do Google, no entanto, disseram que Aécio ‘parece sensível demais às críticas sobre sua atuação’. A empresa norte-americana afirmou, ainda, ser impossível retirar o conteúdo do ar sem prejudicar outras buscas relacionadas ao nome do senador.”.

 

Conclusão

Independente da sua posição política, procure analisar cada notícia que circula pela web com relação à política para não sair compartilhando hoaxes como se fossem notícias reais!

Leia também: 6 Boatos envolvendo o nome da Dilma Rousseff!

Continue lendo
44 Comentários

44 Comments

  1. Lucho

    1 de junho de 2014 em 17:44

    Não sei porque me enviam essas mentiras envolvendo candidatos. Não vai adiantar, vou votar nulo.

    Vamos ver agora o mimimi dos babacas ativistas (atualmente qualquer merda é ativismo e qualquer Zé Ruela é ativista) anti voto nulo.

    • Bruno

      1 de junho de 2014 em 20:29

      Infelizmente serei obrigado a votar esse ano também (maioridade, primeira vez), mas estou com você brother. Votarei nulo.

    • Roy Mustang

      5 de junho de 2014 em 11:43

      Votar nulo? Vai fazer como os venezuelanos que cruzaram os braços e deixaram o Chaves governar sem oposição? Vai lembrar de mim quando vc pagar R$ 50 por um rolo de papel higiênico.

      • Lucho

        6 de junho de 2014 em 21:47

        Viram? Já apareceu o primeiro babaca ativista anti voto nulo.

        Incrível como qualquer zé bosta atualmente se acha o ativista.

        • #SomosTodosZeRuela

          24 de junho de 2014 em 15:43

          e você, não seria um ativista do voto nulo? afinal, qualquer zé bosta é ativista atualmente.

          • Lucho

            28 de junho de 2014 em 9:37

            Então vá votar e seja mais uma ovelhinha feliz por ter cumprido o seu dever cívico.

          • Rubens

            7 de outubro de 2014 em 18:23

            kkkk ovelha, doutrinado o cara que vota nulo, fazendo exatamente o que o governo quer.

            Ou é um petista disfarçado kkkk

        • Lucas

          8 de outubro de 2014 em 16:52

          Por causa de gente como vc que o PT continua no controle.
          Votos nulos não são computados.
          Então vamos supor que temos 2 candidatos (Dilma e Aécio)

          Dilma tem 51% dos votos
          Aécio tem 49% dos votos

          Se todos os retardados que votaram nulo tivessem votado no Aécio, ele ganharia a eleição.

          • Gilmar Lopes

            8 de outubro de 2014 em 18:02

            Mas e aí? O sujeito não pode ter o direito de anular o voto?
            Me lembro de quando a eleição era feita através de cédulas, meu tio sempre escrevia “tudo ladrão” no papel e depositava o voto na urna! Era uma forma de protesto que, infelizmente, não é mais possível na urna eletrônica. No entanto, ainda é possível anular seu voto apenas votando no numero de um candidato que não existe. Isso é perfeitamente normal e necessário para a democracia.
            No entanto, aí reside a seguinte questão: A pessoa que vota nulo ou que vota em branco está perdendo a chance de depois, no futuro, poder cobrar do seu candidato alguma coisa. É a mesma coisa (péssima comparação, eu sei) daquele seu vizinho folgado que não vai nas assembleias de reunião do condomínio e depois fica reclamando do que foi decidido.
            Pra te falar a verdade, não votei em nenhum desses dois e, pelo que estou vendo, não votarei de novo neles no segundo turno.

          • Enéas Cordeiro

            10 de outubro de 2014 em 18:46

            É claro que tem direito a anular o voto. A questão é que tem o mesmo efeito de não ter votado, apenas. A vantagem é não ter que depois pagar uns R$3,00 de multa. Não serve de “protesto” algum, não é nem contabilizado. É tão protesto quanto jogar dardos em fotos dos políticos na sua casa e depois jogar as fotos deles na privada, e não mostrar nem falar disso para ninguém. O protesto só ocorreu na sua cabeça e não teve efeito algum. Nulo, como o voto.

            E a pessoa não perde o direito de cobrar nada de ninguém, de qualquer forma. Você não precisa de comprovante de votação ou de em quem votou para cobrar depois.

            O que você “não pode reclamar” depois é de ter sido eleito aquele que você acha o pior dentre os dois mais votados. Modo de dizer, porque ainda pode. Só que adianta ainda menos que anular, ou que votar no menos pior.

    • Jhow

      7 de outubro de 2014 em 17:33

      Só um revoltadinho que acha que sua rebeldia vai mudar o país por achar que pensa diferente dos demais. Uma hora você cresce e percebe quão babaca era na sua adolescência.

  2. marcelo b.

    2 de junho de 2014 em 6:24

    EM 2009, estive em BH, e pegando um taxi, conversando com o taxista sobre políticos, ele msm disse que o Aécio neves era ” forte” no pó… Uma vez, num jogo do cruzeiro em BH, contra um time argentino, a torcida entoava um grito: MARADONA VSF, AECIO NEVES CHEIRA + DO QUE VC!!!
    Eu acho que onde tem fumaça, há fogo, ( ou pó, no caso)

  3. Mendes

    2 de junho de 2014 em 10:50

    Sou mais Aécio cheirando pó do que o Brasil nas mãos do Cachaceiro Lulla e seus 40 mil ladrões… Já voltei nulo mas não é a saída. Hoje escolho o menos pior que é aquele que tem gente de bem (ainda existe isso sim) ao seu redor!

    • Luis

      6 de junho de 2014 em 13:00

      Cara. Definitivamente Aécio, Dilma e Eduardo Campos não estão cercados de gente de bem.

    • Miguelito26

      23 de outubro de 2014 em 19:44

      Engraçado… esse Aécio é um fanfarrão mesmo… Sempre que se tem ‘boatos’ sobre ele…. Quanto ao viciado em drogas… um amigo meu, fez economia na mesma faculdade que ele, aécio era veterano e meu amigo calouro…. os ‘boatos’ no colégio eram que ele realmente era ‘nariz de platina’… esse mesmo amigo namorou uma enfermeira no mater dei… o ultimo andar do mater dei tem um heliporto e toda vez que ele se intoxica o ultimo andar do hospital fecha e ninguem entra…. A irmã de uma colega de serviço foi assessora do anastasia…. a orgia entre os dois era tremenda, tanto no sexo como nas drogas…. O caseiro da fazenda de uma colega de serviço pediu demissão da fazenda do tio do aécio pq não aguentava mais explicar pra familia oq acontecia na sede da fazenda….. minha mãe é professora em MG e afirma que a frase foi dita pelo nariz de platina, não só foi dita como reafirmada com suas atitudes no tratamento com os professores…meu tio trabalha na fazenda de uma prima do aécio e afirma que ele realmente é cheirador…. o maior problema de todos é que, ninguém desses vota na oposição ou PT e um deles ainda vota no aécio….

      • Alberto

        30 de outubro de 2014 em 15:46

        Qual o problema de ele cheirar pó? é melhor do que ele ROUBAR bilhões de reais e dizer que “não leu o documento antes de assinar” palhaçada.
        Tenho amigos que cheiram pó, nem por isso eu cheiro também, o que faço é incentivá-los a sair dessa vida fudida. E nenhum deles rouba ou assalta, todos trabalham e sustentam seus próprio vício com o que ganham trabalhando e são mais solidários com quem precisa do que muitos hipócritas metidos a humilde. Sem essa, os fins não justificam os meios. ele não é a melhor opção pro Brasil, mas é(era) a menos arriscada.

  4. Ivan

    2 de junho de 2014 em 11:20

    Desculpe-me, mas a informação sobre o processo que o Aécio Neves tem por desvio de 4,3 bi está INCORRETA. O processo foi reativa em 21/05/2014. Segue link do TJMG para consulta: http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_complemento.jsp?comrCodigo=24&numero=1&listaProcessos=10244832

  5. Mineiro

    3 de junho de 2014 em 9:23

    Aqui, verdado ou não, os “boatos” de que o Aécio tem problemas com drogas não surgiram durante campanha, isso é comentado em BH e no Rio de Janeiro a anos, muito antes até de internet ter essa disseminação.
    Sempre tem alguem aqui em BH que diz ter estado num andar do Materdei fechado para tratamento do mesmo.
    Em fim, não entro no mérito da veracidade, só da data de origem das histórias.

  6. jabu

    5 de junho de 2014 em 18:48

    eu não entendi, a ultima noticia é verdadeira, então porq vc colocou ela como sendo falsa? se no próprio texto deixar claro que a noticia é verdadeira? de fator o aecio não conseguiu censurar as noticias relacionadas a ele mas o fato dele ter tentado bloqueá é 100% verdadeira.
    o titulo da ultima noticia deveria ser que é falsa o fato dele ter conseguido mas verdadeiro o fato dele ter tentado censura o google e seus criticos

    • Gilmar Lopes

      6 de junho de 2014 em 13:56

      A última é apenas para mostrar que esses boatos incomodam o candidato, mas que ele não consegue remove-los!

  7. ROBERTO STARCK LEMOS

    26 de junho de 2014 em 11:32

    O CARA PÁLIDA, QUERO VER VOCÊ DESMENTIR O DESVIO DE 115 BILHÕES PELA QUADRILHA TUCANA CHEFIADA POR JOSÉ SERRA NOS 8 ANOS DO GOVERNO FHC E QUE ESTÁ MAIS DO QUE COMPROVADO POR AMAURY RIBEIRO JR. NO “A PRIVATARIA TUCANA” INCLUSIVE MOSTRANDO TODO O ESQUEMA DE LAVAGEM DESSE DINHEIRO, AS CONTAS NOS PARAÍSOS FISCAIS, TUDO COM NOMES, DATAS, LUGARES, ENFIM TUDO “MASTIGADINHO”, ERA SÓ PRENDER ESSA TUCANALHADA PORQUE AS PROVAS ERAM MAIS QUE SUFICIENTES (FOI O MAIOR ASSALTO AOS COFRES PÚBLICOS JÁ REALIZADO NO BRASIL) E VERGONHOSAMENTE FOI TUDO ABAFADO PELOS PODEROSOS DA MÍDIA. HOJE TEMOS ESSA TRÍADE STF (JB), GLOBO E PSDB MANCOMUNADOS CONTRA O POVO. FORA MÁFIA, FORA TUCANALHADA, VOCÊS ME ENOJAM!!!!!!!!!!!!!!!

    • Marcelo

      29 de julho de 2014 em 9:44

      Eu tenho o livro e as denúncias são todas verdadeiras. Que vença novamente a Dilma com a força do povo para que os bandidos do PSDB não acabem de vender o Brasil!

      • Renato Segundona

        7 de outubro de 2014 em 19:05

        Dois mentirosos PeTralhas, um não deixando o outro mentir sozinho. O autor do livro Privataria Tucana foi processado pelo Senador José Serra e condenado em primeira Instância. Sua defesa propôs um acordo de indenização, rejeitado pelo ilustre Senador Serra. Na Segunda Instância foi novamente condenado e sua defesa apresentou apelação. O valor arrecadado com a publicação apócrifa já foi gasto com advogados e agora terá de recorrer ao PT para pagar a condenação e as custas do Processo. Claro, que sem falar da pena a ser aplicada. Então a FARSA está condenada! Prova disso é que em SP a última eleição foi 645 a 1 contra o PT em favor do Governador Alckmin. Apenas esclareço mais essa farsa para o restabelecimento da VERDADE.O nome disso é Assassinato de Reputações pelo PT, muito bem escrito pelo Ex-Secretário Nacional de Segurança pública Romeu Tuma. “OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA!

    • Takarracha

      7 de outubro de 2014 em 9:41

      Ué, o PT já está há 12 anos no poder e por que diabos não mandou prender ninguém?, Ah, já sei. É que a PF prendeu o Amaury Ribeiro por vários crimes.

      • Marco Tarma

        7 de outubro de 2014 em 15:37

        Vale lembrar que a cúpula do PT foi contra a abertura da CPI da Privataria, e deve ter sido por um bom motivo…

  8. Ozeas

    28 de julho de 2014 em 15:38

    Atualização: 26/07/2014

    De acordo com matéria publicada no dia 25 de julho de 2014 no Portal R7, a Justiça de Minas Gerais manteve em aberto o processo que questiona o não repasse de 3,3 bilhões de reais à área da saúde. Como podemos ler na reportagem, o valor declarado na ação é inferior aos 4,3 bilhões, que circula pela web!

    Como explicamos nos parágrafos acima, o processo não é sobre um possível desvio de verbas para o bolso de algum político, mas sobre o Governo não ter utilizado os recursos previstos para a área da Saúde da forma como foi determinada por Lei!

    O processo procura determinar a razão do governador de Minas Gerais ter usado em Saneamento Básico a quantia de 3,3 bilhões de reais que estava destinada à Saúde, entre 2003 e 2008 <<< OLHA SÓ, SÓ PELO FATO DESSE CIDADÃO NEGAR EDUCAÇÃO AO POVO DE MINAS DESVIANDO ESSES RECURSOS DA EDUCAÇÃO, É MOTIVO MAIS DO QUE SUFICIENCENTE PARA NAO ACREDITAR NELE. QUEM GARANTE QUE COMO PRESIDENTE NÃO FARÁ O MESMO?

  9. José Silva

    26 de agosto de 2014 em 13:32

    e-farsas sendo pratrocinado pelos tucanos… perdeu toda credibilidade….

    Dizer que Aécio Neves não é viciado em cocaína??? Sei de testemunhas oculares, não precisa de facebook pra isso. Como diz o ditado popular, “o povo aumenta, mas não iventa”.

  10. mario luiz zangirolami

    6 de outubro de 2014 em 17:58

    eu estou pesquisando tudo que esconde de nos na nasa eua vaticano cia e por todos os secretos que tem por ai ja fui ameasado 2 veses e sei como cai na malha da sensura por ese motivo não posso escrever direito porque a cesura é longaritimica cada letra e palavra tem um numero e é altomaticamente retida a maior parte esta em espanhol igres italiano frases até ruso chines o brasileiro não fala éssas lingual eu tambem mais entendo muito bem a metade e o resto palavras formão testo mais eles não sabia e despejarão tdo são muito prepotente

    • Gilmar Lopes

      6 de outubro de 2014 em 18:00

      Bacana! O que você vai fazer com o material depois que terminar suas pesquisas?

      • Lucho

        7 de outubro de 2014 em 10:34

        Primeiramente ele teria que pesquisar uma gramática.

  11. APARECIDA ROMEIRA SPINELI

    7 de outubro de 2014 em 14:09

    deixem de diser besteiras Aécio cheirando drogas seus mentirosos recalcados o que voceis não fasem pra dilma ficar no poder mais não adianta o povo acordou e podem ter certesa vai dar Aécio o brasil vai ter um homem decenti no poder vai lutar pra mudar nossa a pátria não vamos esquecer o mensalão o rombo na petrobras dinheiro do nosso povo pra outros paises enquanto a saude a educação segurança transportes estão um bagaço um verdadeiro caus essa mulher não tem sessibilidade carinho pelas crianças compaixão pelos idosos que tanto trabalharam e tem que viver com uma misera posentadoria mais isso vai acabar não será logo no ciinio porque o pais esta muito estragado mais devagar chegamos lá temos fÈ no todo poderoso DEUS o CRIADOR

    • Lucho

      7 de outubro de 2014 em 14:59

      Senhores, ela usa o Hotmail, o e-mail dos incluídos digitais que não tem dinheiro para pagar pela própria Internet. Não teve dinheiro nem para pagar a própria instrução.

  12. Danilo

    7 de outubro de 2014 em 15:53

    Coitadinho do Aécio gente ele é um Santo, vai virar anjo daqui a pouco. Vou dizer uma coisa, o cara não ganhou nem no Estado que ele governa, se ele tivesse sido pelo menos um bom governador teria ido para o segundo turno, mas nem isto ele conseguiu, linha esperança era Marina nao deu vou de Dilma

  13. Alexandre

    7 de outubro de 2014 em 20:06

    Gente, leiam o livro que fala sobre a Privataria Tucana. Verão que o assunto do Aécio Cheirar coca, o seu companheiro de partido José Serra joga nos jornais para melar o processo de o Aécio concorrer a vaga de presidente da República e outras coisas. Acredito eu que um livro feito por um Jornalista Conceituado pode dar peso a muitas alegações acima. As vezes até o que se alega ser boato têm muita verdade. Leiam e se surpreendam.

  14. Thiago Fernandes

    7 de outubro de 2014 em 20:51

    Aécio é um bêbado canalha que perdeu até a carteira de motorista no Rio de Janeiro em baladas regadas a tudo que se possa imaginar!!!! Desviou dinheiro da saúde e é Réu no processo que foi reaberto em 2014!!!!!
    http://www.revistaforum.com.br/blog/2013/05/tjmg-confirma-aecio-neves-e-reu-e-sera-julgado-por-desvio-de-r43-bilhoes-da-saude/

  15. Dani

    8 de outubro de 2014 em 9:43

    Excelente, Gilmar!
    Acabei lendo e compartilhando um texto que listava acontecimentos negros do passado de Aécio – com fontes que comprovavam, claro. Infelizmente a fonte que tratava desse escândalo da saúde (os 4 bilhões) não estava atualizada, só tratava do julgamento.
    Quanto ao fato de ele ter batido na mulher, é difícil sabermos se é verdade ou não, porque o Juca é a única fonte… Mas a assessoria da pessoa pública ter entrado em contato pra desmentir tal coisa é meio suspeito, visto as tentativas (mal e bem sucedidas) de censura por parte do senador… (O que eu quero dizer é que é fácil a pessoa fazer merda e depois desmentir… aí fica difícil a gente descobrir a verdade se sempre levar em conta que ela desmentiu). Abraço!

  16. Paulo Eduardo Oliveira

    8 de outubro de 2014 em 21:59

    E-Farsas….tem alguns erros em sua história!
    Aqui está os andamentos do processo de Aécio….ainda está ativo, apesar do juiz ter declarado a extinção!!
    O que a Veja não fala, é que o julgamento foi declarado extinto sem se julgar o mérito!! Pois somente o procurador geral do estado, ou cargo parecido, tem competencia para abrir um processo contra Aécio!!
    Apenas por isso!
    Mas o dinheiro que ele disse que repassou pra COPASA, continua sumido!! E a própria COPASA nega esse repasse!!
    http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_movimentacoes.jsp?comrCodigo=24&numero=1&listaProcessos=10244832

  17. Enéas Cordeiro

    10 de outubro de 2014 em 18:55

    É claro que tem direito a anular o voto. A questão é que tem o mesmo efeito de não ter votado, apenas. A vantagem é não ter que depois pagar uns R$3,00 de multa. Não serve de “protesto” algum, não é nem contabilizado. É tão protesto quanto jogar dardos em fotos dos políticos na sua casa e depois jogar as fotos deles na privada, e não mostrar nem falar disso para ninguém. O protesto só ocorreu na sua cabeça e não teve efeito algum. Nulo, como o voto.

    E a pessoa não perde o direito de cobrar nada de ninguém, de qualquer forma. Você não precisa de comprovante de votação ou de em quem votou para cobrar depois.

    O que você “não pode reclamar” depois é de ter sido eleito aquele que você acha o pior dentre os dois mais votados. Modo de dizer, porque ainda pode. Só que adianta ainda menos que anular, ou que votar no menos pior.

    E no fim das contas, anular o voto é ser ainda MUITO MAIS “ovelhinha” do que votar no menos pior. É ser COMPLETAMENTE PASSIVO. Se isso não é ser “ovelhinha”, eu não sei o que mais poderia ser. E pior que acham que estão “revolucionando” quando a essência do ato é a própria nulidade, já escancarado no nome.

  18. Araujo Sebastião

    21 de dezembro de 2015 em 14:08

    É fácil perceber que não votei nulo mas o voto nulo também é um “direito’ apesar de não explicito na legislação! Se assim não fosse não haveria a possibilidade de votar em branco nas urnas eletrônicas.

    Por outro lado a manifestação através do voto é obrigatória em termos. Caso uma pessoa não vote, a multa tem um valor irrisório não servindo portanto como fator inibidor da ausência do cidadão nas urnas.

    Quanto aos boatos a própria oposição tem se revelado exímia boateira.

    Os próprios candidatos muitas vezes se acusam sem provas.

    A Presidenta Dilma, por exemplo, foi acusada pela imprensa e na própria propaganda eleitoral de seus opositores de planejar e comandar o esquema de propinas na Petrobras. E isto teve início bem antes do período da campanha presidencial.

    Durante os debates até a Marina, mal orientada, evidentemente, por seus assessores, acusou a Dilma de corrupta sem apresentar provas.

    É isso! Todo mundo precisando de um pouco mais de juízo.

    Essa conversa fiada de bolivarianismo, petismo, comunismo e coisas outras propagadas irresponsavelmente por parte de uma imprensa suja e economicamente interessada, também precisa ser negada pelo eleitor.

    A mídia envenenou a população com seus boatos e mentiras e passou bem perto de produzir uma guerra civil entre petistas e não petistas que a própria mídia transformou em anti-PT.

  19. Fernando

    11 de janeiro de 2016 em 13:34

    Não ponho fé em nenhum desses boatos de Facebook mas o caso do vício em cocaína de Aécio é muito mais antigo que o próprio facebook e aqui em MG não existe nem um tucano ou apoiador de Aécio que se atreva a negar este “boato”. Isso sem falar em pessoas que eu conheço pessoalmente que tiveram contato direto com Aécio e falam do vício dele em cocaína até em tom elogioso ( como um fotógrafo da juventude do PSDB – conhecida como “turma do chapéu) que afirma que Aécio cheira sim e que isso não tem problema pois ele é um “boun Vivant (me desculpe se escrevi errado mas francês não é meu forte). Ele e vários outros apoiadores de Aécio, em sua maioria filhinhos de papai riquinhos como ele, fazem questão deles mesmos espalharem esses boatos ( ou depoimentos dependendo do que se pretende atingir) para dizer o quanto Aécio preenche o perfil de mauricinho rico, que para eles é um mérito dele. Além disso já tive informações diretas de antigo diretor da TV Minas afirmando que Aécio já teve inclusive episódios de overdose de cocaína, sendo atendido em uma ala reservada e secreta do Hospital Matter Dei em BH. As postagens de Face podem ser falsas, mas o vício de Aécio em cocaína realmente é verdadeiro.

  20. Pingback: NPC 55 - Brasil 2015 (Ecos de 2014) | Na Porteira Cast

  21. Will

    26 de fevereiro de 2018 em 9:24

    E esse depoimento de um jornalista dizendo que estão documentadas as overdoses e casos de corrupção?

    https://www.google.com.br/amp/s/www.pragmatismopolitico.com.br/2017/01/o-video-que-aecio-neves-tenta-censurar.html/amp

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo