Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Bolsonaro inaugurou um bandejão no Planalto e demitiu chefe francês?

Dinheiro

Bolsonaro inaugurou um bandejão no Planalto e demitiu chefe francês?

Bolsonaro inaugurou um bandejão no Planalto e demitiu chefe francês?

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro inaugurou um bandejão no Planalto e substituiu um chefe francês que havia sido contratado pelo PT por taifeiros militares para economizar?

O texto elogiando a iniciativa do presidente Jair Bolsonaro vem acompanhado de um vídeo mostrando ele e vários políticos se servindo em um restaurante e começou a ser espalhado nas redes sociais no final de abril de 2019.

De acordo com o texto que foi espalhado juntamente com o vídeo, o almoço no Planalto de agora em diante – e graças ao presidente – é no bandejão e até o chefe francês (que havia sido contratado pelo PT) foi substituído por taifeiros militares, que não teriam custo nenhum aos cofres públicos!

Somente em uma busca no Facebook, encontramos mais de 100 publicações semelhantes, além de incontáveis compartilhamentos nos grupos de WhatsApp e em demais redes sociais.  

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

O presidente teria inaugurado um bandejão no Planalto com mão-de-obra militar para ter custo zero e ainda demitiu o chefe francês que havia sido contratado pelo PT! Será que isso é verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Não encontramos nenhuma notícia a respeito de um chefe de cozinha francês que estaria trabalhando no Planalto! Uma busca no Google e encontramos uma notícia de agosto de 1999, sobre a contratação de uma chefe de cozinha feita pela então primeira-dama Ruth Cardoso. Roberta Sudbrak é brasileira, mas estagiou com renomados chefes franceses antes de cozinha para Fernando Henrique Cardoso e sua esposa, no Palácio da Alvorada. Sudbrak chefiou a cozinha da residência oficial do presidente da República por 7 anos, até o fim do mandato de Fernando Henrique.

Uma das versões do texto que acompanha o vídeo compartilhadas no WhatsApp:     “Almoço no Planalto agora e no bandejão mesmo acabou a farra da era PT que tinha chefe com cardápio francês agora quem prepara a comida são taifeiros militares isso significa custo zero de mão de obra as imagens falam por si só. Viva o Brasil.”

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A verdade mesmo é que não há nenhum chefe francês na cozinha do Planalto! Essa história lembra muito uma fake news que já desmentimos aqui afirmando que a ministra Damares Alves teria demitido 32 funcionários petisitas que ganhavam 12 mil por mês para operar uma máquina de xerox na Casa Civil: 

É verdade que uma máquina de xerox na Casa Civil tinha 32 funcionários petistas com salário de 12 mil para operá-la?

Quanto ao bandejão, ele existe de fato, mas ele não é mantido por militares como o texto espalhado nas redes sociais afirma. O restaurante sefl service é gerenciado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e o quilo da comida servida lá custa R$ 33,11.

Jair Bolsonaro foi almoçar pela primeira vez no local desde quando tomou posse no dia 25 de abril de 2019, ao lado do chefe do Executivo e dos ministros Augusto Heleno e Bento Albuquerque.

As imagens que vemos no vídeo compartilhado na web foram feitas pela equipe oficial de imagem do Governo.

Conclusão

O presidente Jair Bolsonaro almoçou pela primeira vez em um restaurante que já existe no Planalto e que é mantido pelo Sesi e serve comida ao preço de R$ 33,11 o quilo. Não houve demissão de nenhum chefe francês e a comida não é preparada por taifeiros militares!

Continue lendo
13 Comentários

13 Comments

  1. Martha Aulete

    3 de maio de 2019 em 7:07

    Nunca vi partido mais bregaço, mais Kitsch, mais cafonérrimo, mais bregão que o PT. Há muito partido ruim no Brasil, mas detodos o PT é o pior.

    • Gilmar Lopes

      3 de maio de 2019 em 9:09

      Não sei se é o pior, mas acredito que a melhor saída para o PT é que ele seja dissolvido e que seu membros criem outro partido (ou migrem para outros).

    • Clodo Viu

      3 de maio de 2019 em 10:25

      Nunca vi partido mais bregaço, mais Kitsch, mais cafonérrimo, mais bregão que o PT. Há muito partido ruim no Brasil, mas detodos o PT é o pior.
      Nunca vi um comentário mais bregaço, mais Kitsch, mais cafonérrimo, mais bregão que o seu. Há muito comentário ruim no Brasil, mas de todos o seu é o pior.

      • JOEL PAULO

        6 de maio de 2019 em 20:28

        O Sr.Clodo NÃo Viu o que o estrago que o PT fez no Brasil.

        • Clodo Viu

          7 de maio de 2019 em 7:36

          O Sr.Clodo NÃo Viu o que o estrago que o PT fez no Brasil.
          É mesmo? Porque antes do PT a gente vivia na Suíça, né? E lembre-se que nos últimos 3 anos o PT não estava no poder, qual a sua desculpa? E qual a desculpa agora, já que estamos afundando cada vez mais, desemprego aumentando, corte de verbas na educação, e seu presidente “minto” preocupado em postar vídeo de gente mijando no Carnaval… lamentável. Isso sim eu queria NÃO ter visto.

          • ryK

            10 de maio de 2019 em 17:51

            Corte de verbas na educação? Desemprego aumentando? Até porque no governo do PT não houve corte algum em educação e o desemprego só diminuía. A culpa de tudo que tem é do governo atual, claro! O PT não esteve no poder nos últimos 3 anos de fato, mas isto foi graças a anta que nos governava e SEU vice.
            Não jogue a culpa nas costas dos outros.

          • Clodo Viu

            13 de maio de 2019 em 11:14

            Corte de verbas na educação?
            Sim. Não tá acompanhando as notícias?
            Desemprego aumentando?
            Sim. Não tá acompanhando as notícias?
            Até porque no governo do PT não houve corte algum em educação e o desemprego só diminuía. A culpa de tudo que tem é do governo atual, claro!
            Eu disse isso em algum momento? Não. Para um governo que prometeu mudanças, e está fazendo PIOR do que seu antecessor, só um idiota ainda defende… tipo você.
            O PT não esteve no poder nos últimos 3 anos de fato
            Caso encerrado!
            mas isto foi graças a anta que nos governava e SEU vice.
            Não jogue a culpa nas costas dos outros.
            Não jogue a culpa nas costas dos outros.
            Como você acabou de fazer? Coisa feia! Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço?

          • Teurene Santos

            11 de agosto de 2019 em 10:04

            Pra começar, não vivíamos em uma Suiça, mas com certeza vivíamos muito melhor do que hoje. Os último três anos foram governados sim, pelo vice escolhido pela própria bancada petista para estar onde ele esteve, foi vice,escolhido ” democraticamente” pelo partido que tu apoia.😂😂
            Qto ao desemprego, informe se!
            O que temos não é desemprego por falta de vagas,o que temos são pessoas desqualificadas pra assumirem cargos. Talvez se a facilidade de se conseguir um emprego,fosse apenas ler e escrever,mesmo que precariamente,e sem nenhum tipo de experiência em cargos anteriores, com facilidades assim, ninguém ficaria desempregado, afinal, um currículo desse levou um chefe de quadrilha até a presidência, não é mesmo?

          • Henrique

            12 de agosto de 2019 em 21:17

            Esquerdista dos infernos! Vai pra Cuba seu verme! Desgraçado!

        • Cinquentinha

          21 de maio de 2019 em 16:43

          Joel esse Clodo e outros são a mesma pessoa que criou vários perfis com a mesma característica (ou seja repete frases em sua resposta para depois revida-la. Um desses perfis é o Ele não me representa”

          • Kal-El

            27 de maio de 2019 em 13:19

            Joel esse Clodo e outros são a mesma pessoa que criou vários perfis com a mesma característica (ou seja repete frases em sua resposta para depois revida-la.
            E eu sei voar e atiro laser pelos olhos. Tá vendo, falar, qualquer um fala qualquer coisa! O duro é provar!
            Um desses perfis é o Ele não me representa”
            Prove. Duvido. Lembrando que acusação sem provas é crime, hein?

          • Confúcio

            27 de maio de 2019 em 13:20

            E de que forma isso invalida os argumentos dele??? Existe um provérbio chinês que diz “Quando o sábio aponta para as estrelas, o idiota olha para o dedo“. Você está olhando para o dedo.

  2. Pingback: Bolsonaro inaugurou um bandejão no Planalto e demitiu chefe francês? – Zip Viral

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo