Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Relembre 4 fake news envolvendo o nome do Ayrton Senna!

Acidentes

Relembre 4 fake news envolvendo o nome do Ayrton Senna!

Relembre 4 fake news envolvendo o nome do Ayrton Senna!

Relembre quatro notícias falsas que circularam na web envolvendo o nome do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna e desmentidas aqui no E-farsas!

No dia 01 de maio de 1994, o mundo perdia um dos maiores pilotos do mundo! Durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, Ayrton Senna da Silva entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro (devido a uma barra de direção quebrada) e indo se chocar contra um muro de concreto.

Mesmo conseguindo reduzir a velocidade de 300 km/h para cerca de 200 km/h, Senna foi socorrido e declarado morto poucas horas depois…

Nesses 25 anos sem o Ayrton Senna, a internet não o poupou de boatos, e rumores envolvendo o seu nome surgem e voltam de tempos em tempos. Relembre conosco quatro fake news envolvendo o nome do piloto e que já foram desmentidas por nós:

Relembre quatro fake news envolvendo o piloto Ayrton Senna!(foto: Reprodução/Facebook)

1 – Ayrton Senna foi assassinado com um tiro?

A teoria conspiratória surgiu em outubro de 2015 e foi muito compartilhada nas redes sociais. Um vídeo levantava polêmica ao afirmar que o piloto brasileiro Ayrton Senna teria sido morto por um tiro certeiro em sua cabeça, momentos antes da batida, e quando bateu já estava morto! 

Felizmente, o vídeo com o título “Ayrton Senna, Acidente ou Execução?”, que foi espalhando na época, já foi removido do YouTube.

Essa teoria da morte do piloto brasileiro antes da batida já havia sido cogitada outras vezes em ocasiões anteriores. O vídeo de 2015 é o mesmo (com algumas modificações) que havia sido postado no YouTube em setembro de 2014.

Na ocasião, concluímos que – de acordo com investigações oficiais – Ayrton Senna morreu com o impacto a 208 km/h, que causou ferimentos na base do crânio do piloto. Além disso, autópsias também revelaram que houve esmagamento do cérebro e que houve também a ruptura da artéria temporal, causando hemorragia nas vias respiratórias e parada cardíaca.

Ayrton Senna foi assassinado com um tiro?

2 – A Inglaterra homenageou o piloto Ayrton Senna nas cédulas de 10 libras

Essa história surgiu em maio de 2018 e afirmava que enquanto o Brasil carimbava o rosto do ex-presidente Lula nas suas cédulas de Real, a Inglaterra homenageava o piloto Ayrton Senna nas notas de 10 pounds.

Analisando a imagem da nota espalhada através de grupos no WhatsApp na ocasião e averiguamos que a nota era uma montagem feita em cima de uma cédula com a face de Charles Darwin – naturalista britânico autor da teoria da evolução das espécies. A nota comemorativa foi lançada no ano de 2000:

A Inglaterra homenageou o piloto Ayrton Senna nas notas de 10 libras?

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

3 – Antonio Palocci comprou o carro que foi de Ayrton Senna na Lotus?

Em setembro de 2016, desmentimos aqui no e-farsas a história que estava sendo compartilhada nas redes sociais afirmando que o ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, teria comprado um dos carros que foram pilotados por Ayrton Senna simplesmente para usar como enfeite em seu apartamento.

Na época, entramos em contato com o jornalista que havia publicado as fotos e ele nos revelou quem era o dono do veículo. O carro é uma réplica feita em fibra de vidro e bem mais leve do que um carro de Fórmula 1 de verdade.

Alguém surrupiou as fotos e adicionou o nome do ex-ministro para viralizar a fake news!

Antonio Palocci comprou o carro que foi de Ayrton Senna na Lotus?

4 – Xuxa aparece em foto “trocando as marchas” de Ayrton Senna num Kadett azul!

Essa é de maio de 2017. Uma foto bastante compartilhada mostrava a apresentadora Xuxa Meneghel tocando o piloto Ayrton Senna dentro de um Kadett Azul.

Apesar dessa imagem fazer sucesso em 2017 (como se fosse um “achado” do passado da então Rainha dos Baixinhos), encontramos – na ocasião – publicações semelhantes feitas em 2011.

Uma busca pela imagem na web e descobrimos que as postagens mais antigas dessa fotografia são de 2008, em fóruns de discussão de língua inglesa. A história por trás da foto (não confirmada) era a de que o marido teria recebido uma multa de trânsito de quando sua esposa estava dirigindo e tomou um susto ao ver a foto da infração (nada de Xuxa):

Em 2011, a então senadora norte-americana Larcenia Bullard sugeriu que as fotos tiradas por radares de velocidade passassem a ter algum tipo de tarja para preservar a privacidade dos passageiros. Para ilustrar a situação, a senadora usou essa fotografia e afirmou que esse flagrante teria acontecido em uma rua de Miami.

Em resumo, a imagem apareceu em fóruns de discussão de língua inglesa e originalmente não tinha nenhuma relação com a apresentadora e tampouco com Ayrton Senna.

Xuxa “trocando as marchas” de Senna num Kadett azul! Será verdade?

Conclusão

Você viu alguma notícia envolvendo o ídolo das pistas Ayrton Senna e ficou na dúvida se é verdade ou mentira? Então manda pra nós aí nos comentários!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo