Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Coincidências entre os presidentes Kennedy e Lincoln! Farsa?

coincidencias kennedy X lincoln - será?

Conspirações

Coincidências entre os presidentes Kennedy e Lincoln! Farsa?

Há muito tempo circula pela web a história de dois dos presidentes dos EUA que estariam unidos por inacreditáveis coincidências! Será verdade essa história? Descubra conosco!

Para quem ainda não conhece o texto, ele circula pela web há muitos anos e afirma que os ex-presidentes norte-americanos Abraham Lincoln e John F. Kennedy – apesar de terem vivido em épocas diferentes – estão ligados por um fio invisível de coincidências fantásticas.

Apesar de circular pela web desde sempre, essa lista é bem mais antiga! Há relatos dessa história do ano de 1964!

coincidencias kennedy X lincoln - será?

O texto é mais ou menos assim (enumeramos as coincidências para melhor entendimento):

  1. Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846. John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.
  2. Abraham Lincoln foi eleito presidente em 1860. John F. Kennedy foi eleito presidente em 1960.
  3. Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras.
  4. Ambos estavam comprometidos na defesa dos direitos civis.
  5. As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca.
  6. Ambos os presidentes estavam preocupados com os problemas dos negros norte-americanos.
  7. Ambos os presidentes foram baleados numa sexta-feira.
  8. Ambos os presidentes foram assassinados com um disparo na cabeça.
  9. Ambos os presidentes foram assassinados na presença da esposa.
  10. A secretária de Lincoln chamava-se Kennedy e lhe disse para não ir ao teatro. A secretária de Kennedy chamava-se Lincoln e ela avisou a ele para não ir a Dallas.
  11. Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas.
  12. Ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas.
  13. Ambos os sucessores chamavam-se Johnson.
  14. Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808. Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.
  15. John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839. Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939.
  16. Ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus três nomes.
  17. Os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras.
  18. Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado num depósito. Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num cinema.
  19. Booth e Oswald foram assassinados antes de seu julgamento.
  20. O assassinato de Kennedy foi filmado por um homem chamado Abraham e teatro de Ford era propriedade de um homem chamado John.
  21. Lincoln foi morto no Teatro Ford. Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln…

Fonte: recebemos via e-mail de diversos leitores

Listamos acima 21 coincidências marcantes que unem os dois políticos. Mas a pergunta que vem à mente é:

Será que isso é verdadeiro ou farsa?

O texto mistura informações falsas, meias-verdades e dão uma forçada em alguns trechos, para que o leitor acabe acreditando em todas as “coincidências” que acabou de descobrir.

Vamos tentar explicar cada uma das supostas relações históricas entre Kennedy e Lincoln.

1 – Meia-verdade!

Kennedy foi eleito pela primeira vez em 1946, como deputado federal e Lincoln foi eleito em 1846. Porém, Lincoln foi reeleito para o cargo, enquanto Kennedy teve que terminar seu primeiro mandato na Casa Branca antes de assumir no congresso.

2 – Verdade!

Ambos foram eleitos presidente com 100 anos de diferença entre as eleições!

3 – Verdade!

O sobrenome tem o mesmo numero de letras! Aliás, vários presidentes dos Estados Unidos também tiveram (ou têm) sobrenomes com 7 letras. Jones Madison e Andrew Jackson foram dois deles! A coincidência entre os nomes dos dois pára aí! Os nomes de ambos tem quantidades diferentes de letras e além disso, Kennedy tinha um nome do meio (Fitzgerald).

4 – Pode ser verdade!

Essa afirmação foi criada para ser bastante abrangente! Qual o político que não seria tão inteligente ao ponto de não “lutar pelos direitos civis”? Acreditamos que esse seja um mote usado em todas as campanhas presidenciais do mundo todo!

5 – Meia-verdade!

A esposa de Lincoln perdeu 3 filhos enquanto ainda eram crianças. Uma delas quando Lincoln já era presidente. A esposa de Kennedy teve um aborto quando o marido já estava na Casa Branca. Se na época de Kennedy, a mortalidade infantil era alta, imagine 100 anos antes?

6 – Falso!

Segundo o escritor e pesquisador Josep M. Albaigès, Lincoln realmente queria  era salvar a unidade da América e da libertação dos negros era uma mera conseqüência da guerra enquanto para Kennedy, os direitos dos negros não eram tão importantes assim como seriam para seu sucessor, Johnson.

Abraham Lincoln estaria ligado por um fio invisível de conicidências! Será?

Abraham Lincoln estaria ligado por um fio invisível de conicidências! Será?

7 – Verdade!

Lincoln foi assassinado no dia 14 de abril de 1865 e Kennedy no dia 22 de novembro de 1963. Os dois dias caíram numa sexta-feira!  Quantos outros presidentes também morreram numa sexta-feira? Não sabemos!

8 – Verdade!

Ambos foram assassinados com tiros na cabeça! Acredita-se que os alvos mais prováveis de um assassino são o peito e a cabeça. A “coincidência” foi que os dois assassinos optaram pela cabeça de suas vítimas, mas não por escolha. Kennedy estava dentro de um automóvel – que deixava sua cabeça desprotegida – enquanto que Lincoln estava sentado em uma poltrona – que o deixou também com a cabeça desprotegida.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

9 – Verdade!

Como os presidentes foram assassinados durante um evento publico, era de se esperar que estivessem em companhia de suas esposas.

10 – Falso!

De fato, Jonh Kennedy tinha uma secretária chamada Evelyn Lincoln. Porém, não há nenhum registro de funcionária chamada Kennedy trabalhando com Lincoln. Aliás, os únicos secretários documentados de Lincoln foram John G. Nicolay e John Hay.

11 – Falso!

John Wilkes Booth – assassino de Lincoln – nasceu no estado de Maryland que fica na região nordeste dos Estados Unidos. Lee Harvey Oswald – assassino de Kennedy – nasceu no estado de Luisiana. Portanto, só Lee pode ser considerado sulista.

12 – Verdade!

Kennedy viveu 100 anos depois de Lincoln e texto o compara os dois!

Kennedy viveu 100 anos depois de Lincoln e texto o compara os dois!

13 – Verdade!

14 – Verdade!

15 – Falso!

John Booth nasceu em 1838. Lee nasceu em 1939. Ou seja, são 101 anos de diferença!

16 – Falso!

Pelo menos na mídia impressa, tanto um como o outro assassino são mencionados de maneiras diferentes. John Wilkes Booth, por exemplo, é citado como “J. Wilkes Booth”, “John Booth” ou apenas “Booth”. Lee Harvey Oswald também foi mencionado de diversas formas pela imprensa. Essa frase foi meio distorcida para se adequar ao posto de coincidência!

17 – Verdade!

18 – Meia-verdade!

Booth deu um tiro em Lincoln dentro de um teatro e, depois de vários dias fugindo, foi preso e morto dentro de um galpão de tabaco. Lee Oswald atirou de dentro (ele estava dentro, mas a vítima estava lá fora) de um depósito de livros e foi apanhado vivo em uma sala de cinema. Nesse tópico, a frase também sofreu uma leve distorção para se adequar à coincidência.

19 – Verdade!

20 – Pode ser verdade!

Abraham Zapruder filmou o assassinato de John Kennedy. O Teatro Ford pode ter sido propriedade de alguém chamado John, um nome comum até nos dias de hoje!

21 – Verdade!

Finalizando

Se fizermos um placar, teremos:

  • Falso: 5 pontos;
  • Meia-verdade: 3 pontos;
  • Pode ser verdade: 2 pontos;
  • Verdade: 11 pontos;

Portanto, a verdade (ainda que distorcida e forçada em alguns pontos) acabou vencendo!

Conclusão:

História é falsa em alguns pontos e verdadeira (ainda que forçada) em vários trechos!

Sites pesquisados:

Continue lendo
38 Comentários

38 Comments

  1. Deborah

    7 de outubro de 2011 em 19:53

    Uma observação, na 15 diz que John Booth nasceu em 1938, mas ele nasceu em 1838.

    • Gilmar Lopes

      7 de outubro de 2011 em 22:57

      Isso mesmo! Por isso que o numero 15 é falso! Se só um dos dois nasceu em 1838 então não é coincidência.

      • Emerson Costa

        8 de outubro de 2011 em 8:06

        A observação da Débora é para que conserte o post com a informação correta…

        No texto postado, é informado que os dois assassinos teriam nascido com apenas 01 (UM) ano de diferença…

        “15 – Falso!
        John Booth nasceu em 1938. Lee nasceu em 1939”

      • Kevin Shih

        8 de outubro de 2011 em 13:22

        Acho que ele ta falando disso: “John Booth nasceu em 1938. Lee nasceu em 1939.”
        Tem alguma coisa errada ai…

  2. Marcos A. S. Almeida

    7 de outubro de 2011 em 22:03

    Amigos , finalmente um post útil e sem evidente montagem.Essas coincidências são citadas á anos e ninguém havia pesquisado (pelo menos eu ainda não tinha visto) pra mostrar se eram verdadeiras ou falsas.Parabéns e obrigado.

    • Gilmar Lopes

      7 de outubro de 2011 em 22:21

      Oba! Que bom que tenha gostado! Há muito tempo tinha esse post em mente mas nunca tive a oportunidade de pesquisar! Valeu!

  3. Math

    8 de outubro de 2011 em 17:11

    O pessoal as vezes tem preguiça de pesquisar pra saber se um boato que circula pela internet é verdadeiro ou não, as pessoas apenas olham pra um texto gigante com um monte de datas e números e já acham que é verdade, por isso muita gente repassa

  4. leandro

    8 de outubro de 2011 em 19:07

    Olá, parabéns pelo site, indico ele para todos os meus amigos e parentes quando me passam um e-mail “revelador”… invariavelmente o e-farsas esclarece os absurdos que lemos ou vemos. só por sugestão: apesar de um erro ao digitar o item 15 não poderia ser arrumado? Afinal de contas, alguns dos textos que lemos na internet também podem ter começado através de um simples erro de digitação. Obrigado, e mais uma vez, parabéns!

    • Gilmar Lopes

      8 de outubro de 2011 em 20:15

      Oba! Valeu!

    • Gilmar Lopes

      8 de outubro de 2011 em 20:24

      Agora entendi! Foi um erro mesmo! Obrigado pela ajuda! 🙂

  5. Julio Pereira

    8 de outubro de 2011 em 23:07

    Parabéns Gilmar, eu não conhecia esta história de coincidências entre Lincoln e Kennedy. Além de nos esclarecer informa.

    • Gilmar Lopes

      9 de outubro de 2011 em 9:32

      Conhecia esse texto há anos! É claro que também há anos fiquei com essa pulga atrás da orelha! As coincidências podem ser montadas também mudando ou distorcendo um pouco os fatos! VAleu!

  6. Paulo Ivan

    9 de outubro de 2011 em 16:02

    “Kennedy foi eleito pela primeira vez em 1946, como deputado federal e Lincoln foi eleito em 1846. Porém, Lincoln foi reeleito para o cargo, enquanto Kennedy teve que terminar seu primeiro mandato na Casa Branca antes de assumir no congresso.”
    Foi Lincoln quem não se recandidatou à reeleição para deputado.
    Kennedy só assumiu a Casa Branca, após 14 anos no parlamento, 6 como deputado federal e 8 como senador.

    • Gilmar Lopes

      9 de outubro de 2011 em 16:57

      Isso mesmo! Bem explicado! Isso acaba corroborando com a nossa teoria de que mais essa “coincidência” é falsa, não é?

  7. Thiago

    12 de outubro de 2011 em 22:12

    Parabéns pelo post.
    O site é muito bom mesmo!
    Acompanho sempre. Mais uma vez parabéns.

  8. Paulo

    13 de outubro de 2011 em 6:38

    Muito legal a postagem. No Ensino Médio, usei um livro didático de inglês que trazia esse texto como verdade. Na época, pensei ser verdadeiro, já que, em minha concepção, ninguém colocaria um texto falso em um livro didático. rs

  9. Júlia

    16 de outubro de 2011 em 15:14

    Ai, ai… Quanto trabalho! Valeu a pena, ótimo post.

  10. Tormenta

    24 de novembro de 2011 em 22:45

    Só uma coisa.. Não foi John Wilkes Booth que morreu no galpão, foi só uma pessoa parecida com ele. Fizeram isso pra ganhar a recompensa…
    John Wilkes Booth ficou vivo até a velhice..

    Se pesquisarem bem ai, vão achar isso..

  11. Lucas

    25 de novembro de 2011 em 18:03

    a número 21 é falsa:
    Lincoln é uma marca toda, não apenas um modelo. A Ford é dona da Lincoln, mas ela é uma marca independente e tem seus modelos, por tanto, a 21 é meia-verdade!

  12. Zelão

    11 de dezembro de 2011 em 10:02

    É aquela velha historia do peixe…

    você pesca um peixe de 2 kilos, e conta pra todo mundo que ele tinha 4 kilos…

    ou seja você pescou um peixe grande, mais ele não era tão grande assim…aumentar um pouco o kilo do peixe…da mais credibilidade a historia na hora de contar…

  13. KELVEN

    26 de março de 2012 em 7:55

    COONHECIDENCIA OU CONSPIRAÇÃO!

  14. Admilson Xavier

    15 de maio de 2012 em 0:03

    Todos os que vc marcou como meio verdade, são verdade.

  15. Pingback: COINCIDÊNCIAS BIZARRAS « UNCOOL IS THE NEW COOL

  16. Pingback: As coincidências entre Lincoln e Kennedy « dicmouer.com

  17. Pingback: Coincidências?? | O mundo de Gabriela

  18. Daniel

    25 de março de 2013 em 15:44

    Que balela. vc diz que são apenas coincidencias, mas vc não vê que algumas delas que por mais forçadas que sejam se interligam? EX:booth nasceu em 1838 e não em 39, mas é apenas 1 ano de diferença!pseudo-ceticismo é foooda viu.

    • Moon

      19 de abril de 2013 em 16:26

      Tu gosta mesmo de ser do contra, hein? O que que o cara ter nascido em 1838 tem ligação com outro que nasceu em 1939?

  19. Lucas Mateus

    24 de julho de 2013 em 11:49

    Há muito tempo procurava por esta lista de “coincidências”. Meu falecido avô colecionava uma coleção de enciclopédias chamada de “Livros de Curiosidades”, cujos verbetes enfocavam além da simples explicação gramatical. O que tratava de “Kennedy” era exatamente essa lista de coincidências. No final, o autor sugeria que alguns especialistas afirmavam que ambos os presidentes seriam ligados por vias espirituais. Enfim, acredite quem quiser, mas é muito interessante essa teoria! Detalhe: se não me falhe a memória, a edição desses livros era de 1965!

  20. Pingback: Links da Semana | Accio Lumen

  21. artur

    15 de abril de 2015 em 15:13

    both nasceu em 1838 não 1839

  22. Nilo

    13 de agosto de 2016 em 8:33

    A 16 pode ser considerada verdade. Não há como você dizer como todos os chamavam. Não se pode medir apenas pela a forma como a imprensa os chamavam. A 5 também pode ser considerada verdade, não entendi sua argumentação para considerar falsa. A 1 também apesar da diferença é verdadeira.

  23. Marcio Holanda

    22 de maio de 2018 em 9:10

    Legal demais. Conheci essa lista num caderno de minha avó (ela nasceu nos anos 1920), que ficava na sala da casa dela. Quando eu era criança, nos anos 80, sempre ia lá reler essa lista.

  24. Luãh Dias

    28 de novembro de 2018 em 10:08

    Os caras que espalham fake news não são espertos. Se eles pesquisassem como vocês, poderiam ter espalhado um texto com 10 verdades. Mas acharam melhor inventar coisas…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo