Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Conheça o resultado do Prêmio Foolitzer das maiores fake news de 2018!

E-farsas TV

Conheça o resultado do Prêmio Foolitzer das maiores fake news de 2018!

Conheça o resultado do Prêmio Foolitzer das maiores fake news de 2018!

Prêmio inédito no Brasil e no mundo, feito em parceria entre a agência Leo Burnett e o E-farsas, “premiou” as maiores fake news de 2018! Conheça os vencedores:

No dia 23 de março de 2019, saiu o resultado do prêmio Foolitzer das maiores fake news de 2018. A parceria entre a agência Leo Burnett e o E-farsas teve como ideia inicial a de mostrar ao Brasil (e ao mundo) quem são os sites criadores de fake news e que isso possa servir de alerta para que os leitores não caiam mais em notícias falsas vindas desses veículos.

No final de 2018, selecionamos várias fakes news que circularam durante o ano e dessas, algumas finalistas foram para o site criado exclusivamente para isso, o foolitzer.org:

Criamos até uma medalha para entregar aos “vencedores”! Pena que nenhum deles quis receber!

A ideia do prêmio foi a de tornar público o criador de notícias falsas (que vive escondido sob o anonimato) e alertar o internauta sobre os perigos desses sites.

O prêmio Foolitzer (uma brincadeira com o nome do prêmio Pulitzer de Jornalismo mais a palavra “fool”, que significa “enganar” em inglês) foi uma iniciativa que chamou a atenção até de sites de outras línguas (e aqui também), bem como tema de diversas publicações feitas no Brasil, como no site Canal Tech, na Veja SP e em grandes jornais como o Diário do Grande ABC e outros.   

A seguir o vídeo da criação do prêmio:

Abriu-se, então, a votação para o público, que elegeu as seguintes fake news como as maiores de 2018, que podemos ver no vídeo a seguir:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Considerações

Nessa primeira edição do prêmio Foolitzer, não contemplamos muitas notícias sobre política pois estávamos mais interessados em mostrar os criadores das fake news e, no caso de notícias falsas envolvendo política, é muito difícil de se descobrir a sua origem.

O site vencedor desse ano, o World News Daily Report, é claramente um site de humor. No entanto, sites como o Sempre Questione e outros vivem de traduzir essas brincadeiras e publicar como se fossem reais, enganando muita gente.

O site Mídia Imparcial ficou fora do ar por mais de um mês no período final da votação e o site Your News Wire mudou seu nome para News Punch.

A agência responsável pelo projeto é a Leo Burnett. A produtora de vídeo foi a Asteroide Filmes e a produtora de som foi a Evil Twin.

Um enorme agradecimento para as pessoas que ajudaram voluntariamente na realização do Foolitzer desse ano:

  • Filipe Medici
  • Breno Balbino
  • Fabio Nagano
  • Wilson Mateos
  • Viviane de Castro
  • Patricia Cosmo
  • Gilmar Lopes

Muito obrigado a todos! Esperamos que marcas preocupadas com a verdade possam nos ajudar no projeto para que possamos ampliar a premiação esse ano.

Continue lendo
5 Comentários

5 Comments

  1. Pingback: Conheça o resultado do Prêmio Foolitzer das maiores fake news de 2018! - Rede de Notícias

  2. Evandro

    25 de março de 2019 em 10:47

    Assisti a premiação, grande espetáculo, parabéns a todos os envolvidos!

  3. Cesar Crash

    25 de março de 2019 em 10:50

    Não sei se vale pra todos, mas acho que depois de ter conseguido enganar a milhões com sucesso, é legal ter o reconhecimento.

  4. Lucas Cardozo

    6 de abril de 2019 em 20:33

    Genial.

  5. Lucho

    11 de maio de 2019 em 11:37

    E o pior é que esses sites propagadores de fake news sequer possuem área de contato para que possamos xingar os filhos da puta.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo