Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que Chico Xavier previu a vitória de Bolsonaro?

Falso

É verdade que Chico Xavier previu a vitória de Bolsonaro?

É verdade que Chico Xavier previu a vitória de Bolsonaro?

Texto psicografado em 1952 por Chico Xavier em nome do espírito André Luiz teria previsto que Jair Bolsonaro iria sofrer um atentado antes de se tornar presidente! Será verdade?

A história surgiu nas redes sociais na segunda semana de setembro de 2018, pouco tempo depois do atentado sofrido pelo candidato à Presidência Jair Bolsonaro. De acordo com o texto, o médium Chico Xavier teria psicografado, em 1952, uma carta em nome do espírito André Luiz com previsões a respeito de um homem, que chegaria montado em um cavalo branco para resolver todos os problemas do Brasil.

O homem, segundo o que afirma a profecia, sofreria um atentado, mas conseguiria se salvar e, depois, ainda salvaria o país!

O texto amplamente compartilhado teria sido psicografado no no Centro Espírita Jesus de Nazareno, em Congonhas-MG, e afirma que tal profecia seria o candidato à Presidência Jair Bolsonaro, mas será que isso é verdade?

Profecia de Chico Xavier previu a vitória de Jair Bolsonaro? Foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

André Luiz é um pseudônimo de um dos espíritos que o médium Chico Xavier afirmava receber em vida e que o teria ajudado a escrever 13 livros usando o corpo de Xavier como “ferramenta”.

Quem conhece as obras de Chico Xavier “assinadas” por André Luiz sabe que o “espírito de luz” não escrevia em forma de profecias! Chico Xavier afirmava que o espírito era o de um médico que havia morrido há décadas e seus textos (psicografados por Chico Xavier) foram publicados em 15 línguas e vendido milhões de exemplares no mundo todo em sua maioria com textos de auto-ajuda e mensagens de “crescimento espiritual”!

Apesar desse mesmo texto já ter sido mencionado em uma edição da revista semanal Istoé Senhor, em 1991, essa suposta profecia nunca foi escrita por Chico Xavier!

A “previsão” já foi desmentida até pela Federação Espírita Brasileira.

Pra quem não percebeu, esse mesmo texto com a suposta profecia já havia circulado meses antes, só que – na ocasião – a previsão estaria falando do juiz Sérgio Moro – que ganhou notoriedade por coordenar os processos da Operação Lava Jato:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

O mesmo assunto já havia sido explorado e espalhado em 2014, quando a suposta previsão era associada ao então candidato à Presidência Aécio Neves.

Mais uma vez, provamos aqui que as únicas previsões que “realmente funcionam“ são aquelas feitas após o fato ocorrer. Para quem quiser saber um pouco mais como os “videntes” fazem para registrar as suas “previsões” em cartório, assista ao vídeo que fizemos do dia em que acertamos e registramos a nossa previsão dos números da Mega Sena:

 

A “previsão” já foi usada antes

Não é de hoje que esse mesmo texto vem sendo atribuído ao Chico Xavier e usado de forma eleitoreiras. Nas vésperas das eleições presidenciais de 1989, o então candidato Ronaldo Caiado (conhecido como o “candidato do cavalo branco”) se aproveitou de uma publicação atribuída ao médium anos antes.

Acontece que, como explicou o Jornal da Manhã de Uberaba, do dia 18 de outubro de 1989, o próprio Chico Xavier desmentiu a profecia envolvendo o “candidato do cavalo branco”.

Não fica muito claro se o médium havia desmentido a existência do texto profético ou se havia desmentido que o texto realmente exista, mas o fato é que não há nenhum registro dessas frases em nenhum dos livros do Chico Xavier e é muito estranho que algo tão comentado nunca tenha aparecido.

Encontramos uma citação na ata da 99ª Sessão Conjunta do Diário do Congresso Nacional, realizada no dia 05 de outubro de 1989, onde podemos ler que o então deputado Mendes Ribeiro inicia os trabalhos falando de uma profecia de Chico Xavier assumida pelo então candidato Ronaldo Caiado. Nada além disso…

Centro Espírita não encontrado

Também não encontramos um centro espírita chamado “Jesus de Nazareno“, em Congonhas (MG). Uma busca no Google e ele só nos retorna o Centro Espírita Jesus de Nazaré e ele fica em Divinópolis (MG).  

Conclusão

O sobrenatural não existe! Profecias, previsões, previsões e picaretagens desse tipo não existem! Esse mesmo texto atribuído a Chico Xavier circulam desde 1989 (ou antes) e a cada vez que ele ressurge, alguém o adapta à situação brasileira do momento!         

Continue lendo
187 Comentários

Comente

187 Comments

  1. Rita Moraes

    25 de setembro de 2018 em 0:18

    Cada coisa que o pessoal acredita…

    Estava vendo a foto promocional do show dele com Otília Diogo interpretando “Irmã Josefa Menendez”. É bizarro como tem gente que acredita que uma pessoa coberta com um lençol e realmente um fantasma!

    Discernimento comprometido assim é motivo de afastamento dos deveres civis.

    • bella

      18 de outubro de 2018 em 3:47

    • Celso

      18 de outubro de 2018 em 4:36

      Concordo com vc em alguns pontos. O que não entendo é o fato de tanta discussão sem ver (ler) o texto a que a matéria se refere. Desculpe não lí todos os comentários talvez tenha o texto em algum deles, mas acho que deveria estar no corpo da matéria. Como pode um texto que não existe (segundo a matéria) ter sido tão usado?

  2. Beatriz

    25 de setembro de 2018 em 0:44

    Falta de respeito
    Em colocar isso
    É falso isso
    Quem escreveu isso
    Não tem conhecimento
    Do que está falando
    Então não inventa
    Falta de respeito
    Espiritismo é coisa seria!

  3. Daniel

    25 de setembro de 2018 em 0:49

    Acreditar em espiritismo em pleno 2018 é pedir pra ter ataque de risos, na França, ninguém leva a sério o espiritismo, só tem centro espírita feito por brasileiros que moram lá.
    Só no Bostil pra esse cara ter tanta fama.

    • #ELEÇIM

      29 de setembro de 2018 em 3:18

      LIXO LIXO LIXO SUA OPINIÃO E MERDA É A MESMA COISA, DE ONDE VOCÊ TIROU QUE NA FRANÇA NÃO TEM CENTRO ESPÍRITA SEU JUMENTO??? LÓGICO QUE TEM! E NÃO É IMPLANTADO POR BRASILEIROS NÃO SEU ASNO DE ESQUERDA!!! LAVE SUA BOCA DE PRIVADA PRA FALAR DO ESPIRITISMO SEU BOSTA!!! SABE AO MENOS O QUE É UM LINK, SABE????

      https://www.port.ceeak.ch/links/links_na_europa/centros_na_franca/index.html

      http://luzespirita.org.br/index.php?lisPage=rhep

      Vai ler seu jumento broco, sem leitura tu é isso ai, fala sem ter a menor certeza do coco que está saindo de de sua boca de latrina!!

      Fala merda sem fazer nem se quer uma pesquisa pra se saber. Jumento!!! Quer dizer que a França foi invadida por Brasileiro???? Piada da porra esse boca de latrina fala….

      LIXO DOS INFERNOS. VOLTE PARA O INTERIOR DOS ABISMOS SEU ASNO COM CÃIBRA CEREBRAL!!!!

      • Fernanda da Silva Pacheco

        14 de outubro de 2018 em 17:22

        VC ESTÁ LONGE DE SER UM ESPIRITA,ESTUDEI ESPIRITISMO E PELAS SUAS PALAVRAS VC ESTÁ MAIS PARA UMA ENTIDADE DO MAL DO QUE DO BEM.ACREDITO QUE VC COM TANTA REVOLTA E ÓDIO PRECISE DE AJUDA,PROCURE UM CENTRO ESPIRITA SÉRIO PARA TE AJUDAR A TIRAR ESTE ESPIRITO DAS TREVAS QUE ESTÁ TOMANDO CONTA DE SEU CORPO FÍSICO,FICA NA PAZ ETERNA DE JESUS

    • Ana Paula de Carvalho

      30 de setembro de 2018 em 0:38

      Jesus também não é aceito na terra onde nasceu e viveu. A maioria lá ainda espera a vinda dele.Veja esses link sobre o espiritismo na França.http://www.mundoespirita.com.br/?materia=espiritismo-na-franca-uma-breve-abordagem

    • Breno

      1 de outubro de 2018 em 19:09

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk ataque de risos estou tendo com seu comentário. Depois da morte a gente conversa. kkkkkkkkk

    • Paulo

      14 de outubro de 2018 em 9:27

      A única coisa que me predisponho a perder um pouco do meu tempo a dirigir-me a você, Daniel, é pra te chamar de LIXO INÚTIL.

      • Xico Chavier

        14 de outubro de 2018 em 13:39

        Ou seja, ofende pessoalmente sem ter um argumento para contradizer os comentários dele. Significa que ele tem razão e você não. Lamento.

    • lennon

      15 de outubro de 2018 em 17:30

      Cagou pela boca em, se você não conheçe sobre o assuntoe só se baseia no que falam por aí, sua opnião e nada é a mesma coisa.

      • Xico Chavier

        15 de outubro de 2018 em 21:10

        Xingou, falou bosta, mas não provou que o sobrenatural existe. Triste, muito triste.

        • Selma

          29 de outubro de 2018 em 7:19

          Não temos que provar nada.
          Cada um acredita no que quer.

          • Gilmar Lopes

            29 de outubro de 2018 em 8:17

            Falou e disse!

          • Xico Chavier

            29 de outubro de 2018 em 10:13

            Não temos que provar nada.
            Então não encham o saco.
            Cada um acredita no que quer.
            Acredite que pode voar e pule do alto de um prédio. Vai ver que sua crença não serve pra nada.

    • Rita de Cassia Baptista dos Santos

      3 de novembro de 2018 em 11:26

      Olá Daniel, sou evangélica, mas respeito aos espíritas e demais religiões, quanto a França, te digo que os franceses não acreditam nem no cristianismo mais, pois se tornou um país de maioria mulsumana.

      • Ed Vogado

        3 de novembro de 2018 em 19:34

        Fonte?

    • Bob

      17 de novembro de 2018 em 0:51

      Babaca, imbecil, ignorante, vai estudar ANTA!

  4. Xanda da Silva

    25 de setembro de 2018 em 10:27

    Ñ é pq vc desconhece ou ñ acredita que ñ existe. E sobre o Chico, sua vida foi inteiramente dedicada a ajudar o próximo. Isso é o que realmente interessa…

    • Gilmar Lopes

      25 de setembro de 2018 em 10:33

      O sobrenatural não existe! Infelizmente, não consigo provar que algo não existe, portanto cabe a quem afirma que existe o ônus da prova!
      Quanto à vida e obra de Chico Xavier, acho que não precisa entrar no escopo desse artigo e não interessa a ninguém o que eu penso sobre mediunidade.

      • Pedro Cunha

        26 de setembro de 2018 em 14:59

        Então “o sobrenatural não existe”? Quer dizer que pelo simples fato de você não acreditar em algo, esse algo simplesmente não existe? Caralho, você é o fodão mesmo! Esse seu comentário só destruiu qualquer credibilidade na sua análise da tal psicografia. E de quebra comprometeu a credibilidade desse seu site e-farsas. Confesso que eu até consultava este site quando tinha alguma dúvida, ma depois dessa arrogância, parei por aqui. Você se demonstrou um completo otário.

        • Gilmar Lopes

          26 de setembro de 2018 em 15:06

          Quem afirma que existe é quem tem que provar! Até hoje não há nenhuma prova de que o sobrenatural exista!

          • LEONARDO ROMERO DE LIMA

            28 de setembro de 2018 em 0:07

            E as cartas do Chico não provam nada? Os detalhes dessas cartas nada provam? As experiências chamadas EQM não provam nada? As mais de 400 obras só do Chico não dizem nada?

          • Gilmar Lopes

            28 de setembro de 2018 em 8:04

            Admiro muito a obra de Chico Xavier e tenho certeza que as intenções dele eram boas, mas não acredito que as cartas eram de espíritos.

          • Xico Chavier

            28 de setembro de 2018 em 9:41

            “E as cartas do Chico não provam nada?”
            Não.

            “Os detalhes dessas cartas nada provam?”
            Não.

            “As experiências chamadas EQM não provam nada?”
            Não.

            “As mais de 400 obras só do Chico não dizem nada?”
            Não.

          • Yasmim

            28 de setembro de 2018 em 13:00

            Cara, existem inúmeras provas que o sobrenatural existe, e ainda muito além disso, tem coisas que você simplesmente não entenderia e não tem moral nenhuma pra explicar. Então faz um favor? Vai pra uma mãe de santo pra ela te provar que existe, ou fica quietinho na sua que é melhor.

          • Gilmar Lopes

            28 de setembro de 2018 em 15:37

            Me mande uma prova, por favor!
            Já participei de cultos de várias religiões e de vários credos, mas até hoje nunca presenciei (ou vi em algum lugar) alguém sendo curado de uma coisa simples como uma cárie, por exemplo!

          • Cloves

            28 de setembro de 2018 em 13:13

            Buracos negros existem, nem por isso existe uma prova cabal de que eles existam. Tudo é uma questão de crença e observação caro Gilmar Lopes.

          • Gilmar Lopes

            28 de setembro de 2018 em 15:35

            Não sei se você tá falando sério ou se está brincando (tomara que você esteja brincando ao colocar lado a lado um fenômeno como o buraco negro e um sujeito que dizia “falar com os mortos”).

          • Lívia

            29 de setembro de 2018 em 12:27

            As tais cartas já foram aceitas pela justiça brasileira como prova da inocência de um garoto vivo. Se a justiça brasileira aceitou e acreditou nas tais cartas quem você pensa que é pra que tentamos aqui explicar ou provar algo que você mesmo se opõe a enchergar?
            Então fique com sua descrença e um direito seu. Só não diga que não existe só porque você não encherga e não acredita.

            Sério que você quer como prova a cura de uma cárie banal? Você acha mesmo que alguém tão superior perderia tempo pra curar uma simples bactéria pra fazer uma pessoa entre milhões acreditar na espiritualidade?

            Que pensamento pequeno… Igual sua mente.

          • Paulo Eduardo Machado

            29 de setembro de 2018 em 20:20

            A conclusão prova o total descredito das afirmações anteriores.
            Não discuto com ateu.

          • Gilmar Lopes

            30 de setembro de 2018 em 9:48

            Que bom!

          • Mário de Sá

            1 de outubro de 2018 em 18:38

            Você não acredita porque talvez não tenha visitado um lugar sério.
            Quendo você “perde alguém que ama” e você recebe uma psicografia de um médium REALMENTE SÉRIO, isso sem passar por entrevistas ou colocar nomes em nada, eu um local que ninguém te conhece, eu meio a uma multidão de pessoas, o médium chamar seu nome, sem nunca tê-lo visto e ler uma carta do seu ente querido, citando detalhes muito pessoais, apelidos, manias, rotinas, coisas que mais ninguém sabia como apelidos carinhosos e brincadeiras feitas a dois, o ceticismo cai por terra e você leva um choque tão grande que só quem verdadeiramente passa por isso sabe. Eu estou falando isso por experiência própria, e asseguro que ninguém tinha acesso a informação familiar e íntima que recebi, até porque simplesmente cheguei no local da psicografia sem avisar nada e nem colocar nome em lugar algum. Como pode isso?
            Se vc estiver realmente disposto a procurar verdadeiramente vai encontrar a verdade, se você realmente quiser.
            Uma coisa te digo a vida continua sim é essa vida aqui na terra é tão rápida. Mas não se preocupe, logo todos vão saber ou melhor, relembrar, quando abandonar o corpo. A verdadeira vida não é aqui.

          • Gilmar Lopes

            2 de outubro de 2018 em 8:46

            Isso não é prova! Procura por “leitura fria” e “mentalismo” no Google!

          • Márcio Melo

            3 de outubro de 2018 em 7:23

            Até hoje não existe prova que você considere como prova. Por isso eu disse acima que quem tem que provar a afirmativa de que não existe é você.

            Para quem acredita não existe questionamentos, mas quem suscita a invalidação da afirmativa é você, portanto, deve se munir de informações que contraponha. Mas, só lembrando que se não tiver filosofia, religião e ciência não é espiritismo, logo, se não pode provar, então, não existe e isso é uma máxima espírita. Portanto, veja quais os métodos são utilizados pela ciência atualmente e analise o método e metodologia empregada para se constatar que uma pessoa desencarnou e pode se comunicar com quem está encarnado. Tenho certeza que você vai se surpreender se estudar um pouco.
            Aprendir com o meu professor que aquilo que eu tenho mais duvidas, desconheço, não acredito é pura ignorância minha só porque eu subestimo a validade eu estou correto. É preciso ter honestidade intelectual para beber da mesma fonte de conhecimento e chegar a um raciocínio da veracidade dos fatos apontados.

            Sucesso na sua caminhada, por que não importa o que você acredite ou não porque a caminhada é sua e não dos outros.
            Um forte abraço e bons estudos.

          • Anônimo

            3 de outubro de 2018 em 11:37

            Camarada, a noção de sobrenatural vai muito além do que eu, você ou a ciência consideram. Acreditamos viver num limiar da tecnologia e conhecimento que não vivemos, sendo fundamental ter muita parcimônia antes de dizer que algo não existe. Existem n estudos que afirmam com convicção sobre processos reencarnatórios e vida após a morte (o do Dr. Ian Stevenson). Então baixa sua bola, tenha noção da sua finitude e do complexo paradoxo do que é a vida (e a morte) antes de sair afirmando coisas por aí. Isso é um atestado de ignorância. O espiritismo é inexplicável em muito dos seus aspectos (a despeito de médiuns farsantes ou qualquer coisa do tipo). Leia sobre o Scole Experiment, Waldo Vieira e os depoimentos. Você precisa se informar. Eu era fã da página, mas acho que se empolgam demais em algumas análises (a ponto de se considerarem os paladinos da verdade), mas não vou te dar unfollow: tenho certeza que essa sua revolta quanto ao sobrenatural é apenas medo sobre sua finitude. Abraço, e estude antes de falar besteira…

          • Gilmar Lopes

            3 de outubro de 2018 em 11:41

            O ruim dessas “provas” é que elas são anedóticas e baseadas unica e exclusivamente em depoimentos de terceiros!

          • Antônio

            10 de outubro de 2018 em 17:29

            Não é possível provar a existência de espíritos através do método científico, pois o mesmo demanda que o fenômeno seja reproduzido em laboratório. Kardec em seu livro O Que é o Espíritismo, explica que espírito não é uma força que você manipula e reproduz de maneira artificial, afinal, é uma inteligência independente da vontade do pesquisador. Existem muitos relatos de pessoas próximas, relatos antigos também, isso pra mim já diz que tem algum fenômeno estranho.

          • Eu™

            10 de outubro de 2018 em 20:34

            Ou seja, bullshit.

          • Bemlegal

            28 de outubro de 2018 em 2:22

            Ao debater sobre qualquer assunto, existe o ônus implícito da necessidade de uma prova que cabe à pessoa que está fazendo uma afirmação[.

            Afirmações que atribuam um valor de verdade a uma proposição precisam de provas que sustentem tal qualificação. Afirmar a existência ou a INEXISTÊNCIA de algo, afirmar o funcionamento ou não funcionamento de um método ou afirmar a presença ou ausência de uma característica: todas estas afirmações oneram o proponente com a necessidade de provas que as sustentem.

            Afirmar que algo não existe também gera ônus da prova.
            Nem pra ser soberbo serve, volta pra escola…

          • Jane

            28 de outubro de 2018 em 6:54

            Será? Existe sim são poucos ESCOLHIDOS O dom tem que ser respeitado e não vendido.Se for para ajudar sem nada em troca tem aval do criador.QUE TUA VIDA SEJA REPLETA DE GRANDES REALIZAÇÕES DEIXE O MEDO DE LADO TU ES GRANDIOSO E FORTE PARA DECIDIR TUA VIDA.UM ABRAÇO.

          • Selma

            29 de outubro de 2018 em 7:17

            Olá Daniel,
            se você não acredita em espiritismo, é um direito seu.
            Mas por favor, tenha respeito pelas pessoas que acreditam. Tenha uma boa semana.

          • Gilmar Lopes

            29 de outubro de 2018 em 8:18

            Não lembro de ter desrespeitado ninguém aqui!

          • Priscila

            29 de outubro de 2018 em 9:35

            Vc tem direito de acreditar no que quiser. Mas seu tom irônico e de deboche faz com que vc propague o ódio e a discórdia. Ironizar q um anjo te falou… Não acredito em anjo, mas vc foi extremamente desrespeitoso.

          • Xico Chavier

            29 de outubro de 2018 em 10:14

            E, ainda assim, ninguém provou que o sobrenatural existe, ou seja, a afirmação inicial do Gilmar continua valendo. 😉

          • Gilmar Lopes

            29 de outubro de 2018 em 10:21

            Tudo bem! Deixa quieto. Tomara que algo sobrenatural aconteça comigo e eu sofra um “castigo divino”!

          • Joelson

            4 de novembro de 2018 em 7:02

            Vc fala merda pra caralho hein…se vc não acredita , foda-se … ninguém não tá nem aí para vc …bostão

          • Eu™

            8 de novembro de 2018 em 10:30

            Vc fala merda pra caralho hein…
            E você escreve merda pra caralho hein…
            se vc não acredita , foda-se … ninguém não tá nem aí para vc …
            E, ainda assim você perdeu tempo comentando!
            bostão
            Inútil.

          • Claudia priscila pereira

            19 de novembro de 2018 em 22:59

            Gilmar Lopes…

            Boa noite!
            Acreditar ou não acreditar.. não vou entrar nesse mérito…
            Mas procure, por favor, estudar mais afundo a questão sobrr.o espritismo… e talvez entenda que ele vai muito além de CURAS… não eh e nem nunca será esse o objetivo do espiritismo.!!! Ele ajuda muitas pessoas a entender as mazelas desta vida… e aceitar os designos de Deus com muita resiliência… ele eh o consolador para nossa humanidade… Participar de reuniões nem sempre são esclarecedoras… e sim o estudo das obras de Kardek e muitos outros alem de Chico… que só tem no coracão.. a dedicação de uma vida inteira na Caridade… vale a pena!!!
            Busque mais afundo esse conhecimento… e talvez vc comece a reformular alguns Pré.conceitos!!!
            Não estou lhe sensurando… looonge de mim fazer isso… nem eh de meu feitio… mas eh só um comentário… como tantos outros que vi por aqui…
            Um grande abraço e obrigada pelo serviço que vc presta … sendo dedicado à seriedade dos fatos sempre será de muita ajuda!!!

            Boa noite!!!

        • OFELIA ASSIS SANTOS

          26 de setembro de 2018 em 17:50

          Acabou a credibilidade do e-farsas . Afinal…o o nome já diz sobre o site

          • Xico Chavier

            26 de setembro de 2018 em 21:01

            Mas e provar que o sobrenatural existe, vai quando, beócia?

          • Ainsten

            28 de setembro de 2018 em 17:07

            “Buracos negros existem, nem por isso existe uma prova cabal de que eles existam.”
            Errado. Existem modelos e evidências que, quando cruzadas, apontam para a existência deles. A única coisa que não existe ainda é uma imagem direta, porém todas as demais evidências que corroboram com a existência dos buracos negros, inclusive os modelos, condizem com o observado na natureza. O contrário de fantasmas e afins.

            “Tudo é uma questão de crença e observação caro Gilmar Lopes.”
            Errou de novo. É uma questão de estudo e conhecimento, especialmente do método científico. Nenhuma crença é necessária.

          • Vinicius

            1 de outubro de 2018 em 0:05

            Eu tenho ressonância magnetica que comprova cirurgia espiritual e todas marcas de pós-cirurgcio sem ter uma cicatriz visivel no joelho. Senti a cirurgia toda, cortando, pinçando, sem nenhuma dor, nenhum corte na carne visível. Sobrenatural não existe só para os tolos sem fé. Quem sabe precisem ter uma doença, para depois de curado em algum centro, como eu fui curado no João de Deus, para depois crerem.

        • Daru

          29 de setembro de 2018 em 17:15

          Vai querer entender a cabeça de descrente, Pedro? Deixa pra lá cara, é perda de tempo. Nos preocupemos com nossa própria evolução, que já não é fácil, e deixemos que a cada qual venha no tempo que tiver que vir, seja esse tempo qual for.

        • Carolina

          13 de outubro de 2018 em 20:28

          É isso mesmo! Não consulto mais esse site pra nada, que concluiu que algo não existe por crença e não com provas. Ele simplesmente inferiu que o sobrenatural não existe! Diga isso para pessoas que estavam desenganadas e foram curadas!As cartas de Chico até ajudaram a elucidar crimes. Vai estudar o assunto antes de concluir baseado apenas em suas convicções.

          • Gilmar Lopes

            14 de outubro de 2018 em 11:02

            “As cartas de Chico até ajudaram a elucidar crimes.”
            É sério isso? Me mande links sobre isso que eu fiquei curioso. Já pensou que maravilha substituir os investigadores criminais por médiuns?

        • Conxeucao

          31 de outubro de 2018 em 23:19

          Concordo em número gênero e grau com a sua opinião. E farsas tá virando uma farsa. Não acredit mais . Ele menciona que a FEB descredebciou a mensagem, porem médiuns, palestrantes espíritas de renome , publicaram essa psicografia.

          • Xico Chavier

            1 de novembro de 2018 em 19:52

            Claro, afinal se está publicado, só pode ser verdade!
            E provar que o sobrenatural existe, vai quando?

        • SANZIO SANTOS ROCHA

          2 de dezembro de 2018 em 10:32

          Concordo.. Esse Cara(e-farsa) e boatos.com não são humildes.. Se acham o fodoes da investigações.. Sendo q o q eles fazem não é difícil, mas dá trabalho.. Apenas chegamos aki pra já ver pronto a veracidade.. Maasss.. Os caras qdo erram, erram feio e pior, naoy admitem..

          • Xico Chavier

            3 de dezembro de 2018 em 12:16

            E provar que eles erraram, vai quando?

      • Israel Fick

        27 de setembro de 2018 em 15:20

        Existe uma diferença entre não haver provas de existência como sendo prova da não existência. Carl Sagan citou certa vez que a ausência de evidências não é evidência de ausência. Portanto, acho sempre mais prudente, cientificamente falando, dizer:

        Não há provas, não há evidências… ou as evidências trazidas até o momento não são suficientes para provar a existência de tal fato. Isto porque, se foi aceito que não existem provas suficientes para acreditar na veracidade de fenômenos mediúnicos, ainda não é possível ou não existem provas suficientes para afirmar que não existem tais fenômenos.

        Reafirmo, não estou defendendo a existência ou não. O que defendo é o posicionamento científico: Não há provas que tal fato ou fenômeno exista ou ocorra dessa forma. Afirmar que não existe, deves apresentar qual teste ou prova foi realizado para isso.

        Para um cientista, o fenômenos mediúnico não foi provado de forma suficiente para afirmar que ele existe. Portanto, o cientista não acredita na sua existência. Mas esse mesmo cientista não afirmará que não existe, apenas que as provas não são suficientes para convencê-lo.

      • Felipe Soares Nascimento

        1 de outubro de 2018 em 0:04

        A hipótese é que houve uma profecia.
        Daí, verifica-se que não houve.
        Então se conclui que profecias não existem?!

        Falhou um pouco a lógica aí!

        Mas as matérias são legais 😉 eu acompanho.

        Abraço!

        • Gilmar Lopes

          1 de outubro de 2018 em 9:08

          Profecias não existem!

          • Roger Leiva

            2 de outubro de 2018 em 21:41

            Gilmar, vc é o cara mais do contra que já vi. COm certeza teve um trauma de uma maça que enfiaram no seu cu na infância

          • Gilmar Lopes

            2 de outubro de 2018 em 22:42

            Cara! Não sei se ao enfiar uma “maça” no ânus de alguém provoca algum sentimento semelhante a esse que você está citando aí. Talvez como conhecedor de causa, você possa nos ajudar nessa!
            Agora falando sério, não há provas de que o sobrenatural exista!

        • Caio

          4 de outubro de 2018 em 18:11

          @Felipe Soares Nascimento,
          A próxima profecia a ser derrubada, será essa bobagem de data limite 2019!
          Nada como o tempo para desmistificar esses pseudoprofetas.
          Pois o Brasil como sendo o coração do mundo e a pátria do evangelho, já foi pro ralo.

      • Márcio Melo

        3 de outubro de 2018 em 7:10

        O ônus da prova é realmente quem afirma, nesse caso é você. Quem afirma que não existe é você, portanto, a prova de que o sobrenatural não existe é quem fez a afirmativa.

        Como você precisa das provas, precisa saber quem vai julgar a admissibilidade delas, se for você, logo terá que fazer os experimentos. Sugiro a você que vá a escola de medicina da USP e da Universidade Federal de Foz do Iguaçu e ver como funciona.

        Vou ver se entro em contato com um amigo meu que tem os dados da junta médica e ver se seria possível a realização dos experimentos.

        Boa caminhada na sua jornada.

      • Thais Ferrari

        13 de novembro de 2018 em 8:46

        Meu caro, o ônus da prova é de quem acusa. A própria ciência já começou a conseguir provar a vida espiritual. A vida e obra de Chico Xavier é uma (dentre muitas) provas do espiritismo, com milhares de testemunhas. Você não é obrigado a acreditar no espiritismo mas peço que seja respeitoso com a fé alheia e que pare de dizer que não existe algo que você não compreende.

        • Gilmar Lopes

          13 de novembro de 2018 em 9:13

          Não encontrei nenhum artigo científico provando a vida espiritual! Pode mandar alguns links pra mim, por favor?

        • A Ciência

          14 de novembro de 2018 em 9:17

          A própria ciência já começou a conseguir provar a vida espiritual.
          É verdade, acredite em mim!

          • Gilmar Lopes

            14 de novembro de 2018 em 9:40

            Calma! Ela vai mandar links com estudos comprovando isso que ela tá dizendo! Vamos aguardar!

      • Sábio do norte

        17 de novembro de 2018 em 2:25

        Então porque vc não tenta me prova que está certo, afirma dizendo que não tem que prova nada mas logo eu também não tenho pós a ignorância de alguns não afeta a sabedoria de outros

      • Leandro Henrique

        19 de novembro de 2018 em 16:32

        Então quer dizer que é fake que é tudo mentira

        • Gilmar Lopes

          19 de novembro de 2018 em 16:58

          Não existe o sobrenatural! O que existem são fenômenos ainda não estudados. Nenhum fenômeno dito sobrenatural até hoje passou pelo crivo da Ciência.

    • Gilmar Lopes

      25 de setembro de 2018 em 10:36

      Tem muita coisa que eu não conheço, mas que é possível se provar a existência. Um exemplo é a Internet: Eu não entendo nada de redes, mas tenho como provar que a Internet existe.
      Outro exemplo é o átomo: Não entendo bulhufas sobre os átomos, mas existem zilhões de trabalhos científicos provando a sua existência.

      • Carolina Falce

        25 de setembro de 2018 em 18:40

        Entrando então nesse mérito de comprovações e não comprovações… vc deveria pesquisar um pouco sobre Física Quântica e sua ligação com o espiritual. Se informe melhor!

        • Diom

          25 de setembro de 2018 em 22:19

          Física quântica não tem nada a ver com espiritualismos e sobrenatural idade. Pessoas tentando dar ares científicos a suas crenças usam a “física quântica” sem ter a menor ideia do que ela seja.

        • Daniel

          25 de setembro de 2018 em 23:14

          Fisica quantica não tem necas a ver com espiritual, agora virou moda colocar a “palavra” quantica em qualquer coisa que magicamente causas poderes de outro mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Gilmar Lopes

            26 de setembro de 2018 em 9:17

            Nos anos de 1980, a moda era o “magnético”. Tudo que viesse acompanhado da palavra “magnético” era certeza de vendas. Hoje, a picaretagem mudou para “quântico”!
            Um dica que sempre dou nas minhas palestras é: Se alguém que não é físico nuclear e/ou físico teórico vier lhe falar sobre quântica, não dê ouvidos (e não compre nada dessa pessoa).

      • Carolina Falce

        25 de setembro de 2018 em 18:50

        Entrando então nesse mérito de comprovações e não comprovações… vc deveria pesquisar um pouco sobre Física Quântica e sua ligação com a espiritualidade. Se informe melhor!

      • Manglio Bertolucci

        29 de setembro de 2018 em 20:23

        Mais facil ainda, é provar que você é um imbecil

        • Gilmar Lopes

          30 de setembro de 2018 em 9:48

          Isso é fácil mesmo! Sou muito imbecil em insistir em continuar trabalhando de graça aqui no E-farsas!

  5. Silvio

    25 de setembro de 2018 em 16:03

    O texto psicografado não se refere a Bolsonaro explicitamente mas a psicografia total foi se cumprindo ao longo do tempo, Juscelino, Brasília, Tancredo e etc. O texto é verdadeiro e profecias somente são comparadas após os acontecimentos. E tem sim muito a ver com o perfil de Bolsonaro e os atuais acontecimentos. Sugiro que a leiam na íntegra.

    “Mas, no fim de tudo, vai aparecer um homem franco, sincero e leal que, montado em seu cavalo branco e com sua poderosa espada, dará uma nova dimensão e personalidade nos destinos do Brasil, corrigindo injustiças e fazendo voltar a confiança e esperança no futuro do Brasil.

    “Será combatido e criticado por seu temperamento e atitudes, mas ele contará com a proteção das Forças Supremas que habitam o Cosmos, e o Brasil será verdadeiramente o coração do mundo e, apesar de crises e ameaças, internas e externas, que irão aparecer, ele será sempre o fiel da balança pela sua fé e a esperança no destino do Brasil a ele confiado.”

    André Luis.”

    • Gilmar Lopes

      25 de setembro de 2018 em 16:56

      De onde você tirou esse texto? Me passa o link do livro que quero comprar agora!
      Por que um homem montado em um cavalo seria o Bolsonaro?

  6. Carolina Falce

    25 de setembro de 2018 em 18:47

    Entrando então nesse mérito de comprovações e não comprovações… vc deveria pesquisar um pouco sobre Física Quântica e sua ligação com a espiritualidade. Se informe melhor!

    • Xico Chavier

      25 de setembro de 2018 em 22:16

      Não há ligação. Lamento, você foi enganada. Não acredite em tudo o que lê.

    • Claudia priscila pereira

      19 de novembro de 2018 em 23:29

      O problema aqui.. Carolina eh que muitas pessoas nem sabem o que estão falando em relação ao espiritismo e a relação à fisica quantica…

      Sinceramente todos precisam estudar e muito.. pq espiritismo não tem nada haver com coisas impalpáveis… o perispírito eh matéria energética sim… e eh justamente a física quantica quem esta tentando comprovar isso…. vcs precisam estudar as obras isso sim…para DEPOIS poderem tecer opniões e PRÉconceitos a respeito… e principalmente.. se conter nas acusações de picarategem…
      Nao tinha visto todos os comentários .. e fui ler depois de lhe mandar uma mensagem Gilmar… infelizmente vc tem muito mesmo que aprender na vida ainda … nessa ou na proxima(como queira..afinal isso quem descide somos nós)… devido as suas verdades absolutas. Uma pena… mas … cada um escolhe o seu caminho… e cabe a cada um dar conta de seus atos depois…
      Tomara que vc se desarme e baixe a guarda… um dia!! E ainda mantenho o comentário indicando mais estudo…
      Boa jornada pra vc!!! Abraço

  7. Guilherme Ferrari

    26 de setembro de 2018 em 2:01

    Gilmar, acredito que esse assunto destoe do escopo do post (esclarecer a falsidade da tal carta), mas me chamou a atenção a frase que você disse nos comentário de que o sobrenatural não existe, porque não pode prová-lo” e o ônus da prova é de quem afirma.
    Concordo e meu intento nem é provar nada, mas você já leu a respeito de julgamentos em que o juiz acolheu cartas psicografadas como provas válidas (não foram consideradas ilícitas)?
    Não é um desafio e nem quero te provar nada, só acho que talvez fosse interessante pesquisar um pouco sobre isso. E como você sempre inicia suas pesquisas com referências, posso te recomendar uns casos:
    https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u122179.shtml (julgamento em Viamão-RS)
    o caso de Maurício Garcez Henrique (bastante conhecido, foi retratado no extinto programa Linha Direta da Rede Globo)
    E mais um (dos vários) artigos sobre o assunto:
    “A Admissibilidade da Carta Psicografada como Meio de Prova no Processo Penal.” de Luciana de Moraes Dantas e Kelly Serejo Fonseca, que foi publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 05, Vol. 01, pp. 147-178, em Maio de 2018. ISSN:2448-0959

    Estimo muito o seu trabalho!
    Continue nessa batalha diária de iluminar as trevas das fake news com a verdade!
    Grande abraço!

    • Xico Chavier

      26 de setembro de 2018 em 12:37

      Respondido abaixo.

  8. Guilherme Ferrari

    26 de setembro de 2018 em 2:05

    Gilmar, acredito que esse assunto destoe do escopo do post (esclarecer a falsidade da tal carta), mas me chamou a atenção a frase que você disse nos comentário de que “o sobrenatural não existe, porque não pode prová-lo” e o ônus da prova é de quem afirma.
    Concordo e meu intento nem é provar nada, mas você já leu a respeito de julgamentos em que o juiz acolheu cartas psicografadas como provas válidas (não foram consideradas ilícitas)?
    Não é um desafio e como disse, não quero te provar nada, só acho que talvez fosse interessante pesquisar um pouco sobre isso. E como você sempre inicia suas pesquisas com referências, posso te recomendar uns casos:
    https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u122179.shtml (julgamento em Viamão-RS)
    o caso de Maurício Garcez Henrique (bastante conhecido, foi retratado no extinto programa Linha Direta da Rede Globo)
    E mais um (dos vários) artigos sobre o assunto:
    “A Admissibilidade da Carta Psicografada como Meio de Prova no Processo Penal.” de Luciana de Moraes Dantas e Kelly Serejo Fonseca, que foi publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 05, Vol. 01, pp. 147-178, em Maio de 2018. ISSN:2448-0959

    Estimo muito o seu trabalho!
    Continue nessa batalha diária de iluminar as trevas das fake news com a verdade!
    Grande abraço!

    • Xico Chavier

      26 de setembro de 2018 em 12:37

      Do seu link:
      “Os documentos foram aceitos porque foram apresentados em tempo legal e a acusação não pediu a impugnação deles.”
      e
      “De acordo com Antônio Dionísio Lopes, “o processo crime é uma coisa séria, é regido por uma ciência, que é o direito penal. Quando se fala em prova judicializada, o resto é fantasia, mística, alquimia. Os critérios têm de ser rígidos para a busca da prova e da verdade real”.”
      “O Tribunal do Júri se presta a essas coisas fantásticas. O jurado pode julgar segundo sua convicção íntima, eles não têm obrigação de julgar de acordo com a prova. A carta só foi juntada aos autos porque era um tribunal popular. Isso é o mesmo que documento apócrifo.””
      “Para Nereu Lima, “qualquer prova lícita ou obtida por meios lícitos é válida. Só não é válida a ilícita ou obtida de forma ilícita, como a violação de sigilo telefônico. Quanto à idoneidade da prova, ela será sopesada segundo a valoração feita por quem for julgar. Ela não é analisada isoladamente, mas em um conjunto de informações. Os jurados decidem de acordo com sua consciência”.”

      Ou seja, as cartas foram aceitas, não necessariamente foram decisivas para o julgamento, nem significam que sejam reais. Só foram aceitas pelos motivos acima.

  9. Clotilde Pina Figueiredo

    26 de setembro de 2018 em 10:47

    Oi Gilmar, acompanho o site, admiro o site e o seu trabalho. Diante de todas as explicações plausíveis que você colocou sobre a matéria e que já satisfez plenamente, a sua conclusão é que foi bem desnecessária. Segundo o IBGE pelo menos de 85 a 90% da população do Brasil é espiritualista e muitos deles são seus leitores. Precisava mesmo dessa conclusão?

    • Xico Chavier

      26 de setembro de 2018 em 16:49

      “Segundo o IBGE pelo menos de 85 a 90% da população do Brasil é espiritualista e muitos deles são seus leitores.”
      Coma merda. 100% das moscas adoram. Elas não devem estar erradas, né?

      “Precisava mesmo dessa conclusão?”
      Sim.

    • Paulo Eduardo Machado

      29 de setembro de 2018 em 20:17

      A conclusão prova o total descredito das afirmações anteriores

  10. Xico Chavier

    26 de setembro de 2018 em 12:35

    “Segundo o IBGE pelo menos de 85 a 90% da população do Brasil é espiritualista e muitos deles são seus leitores.”
    Coma merda. 100% das moscas adoram. Elas não devem estar erradas, né?

    “Precisava mesmo dessa conclusão?”
    Sim.

  11. Flávia Sampaio

    26 de setembro de 2018 em 15:00

    “O sobrenatural não existe! Profecias, previsões, previsões e picaretagens desse tipo não existem!”
    Achei bem presunçosa essa afirmação e bastante desrespeitosa com aqueles que acreditam.
    Afirmar categoricamente uma opinião SUA como se fosse a verdade absoluta, me pareceu bastante pedante e arrogante.
    Não quero e nem pretendo fazer você mudar de ideia, mas respeite aqueles que crêem.
    Obrigada

    • Xico Chavier

      26 de setembro de 2018 em 16:50

      Então creia que sabe voar e pule do alto de um prédio. Vai ver que algo não se torna real só porque você acredita nisso.

    • Clotilde Pina Figueiredo

      26 de setembro de 2018 em 19:00

      Concordo! dar como conclusão uma opinião pessoal, demonstra que a página não é tão neutra quanto diz ser.

      • Xico Chavier

        26 de setembro de 2018 em 21:03

        Opinião pessoal é achar que o sobrenatural exite, com evidências retiradas da própria cavidade anal, como vocês otários adoram fazer.

        • huehue

          28 de setembro de 2018 em 0:17

          esse “xico chavier” tá revolver em
          cara estranho

          • Xico Chavier

            28 de setembro de 2018 em 9:42

            Mas e aí, consegue provar que o sobrenatural existe?

  12. Christopher

    26 de setembro de 2018 em 15:56

    Ótimo artigo! A propósito, a quem interessar Chico Xavier já foi desmascarado, pediram para ele “psicografar” uma carta de alguém que nunca existiu, foi inventado, e ele fez.
    Abraços.

    • Angelo

      26 de outubro de 2018 em 19:04

      Quando isso? Tem como colocar a fonte aqui? Gostaria de ler a respeito.

  13. Pedro Hoffman da Costa

    26 de setembro de 2018 em 22:47

    Quem acredita ainda no e-farsa?! Já perderam a credibilidade faz tempo.
    Claramente possuem posicionamento de defesa da esquerda.
    O texto fala que a carta foi registra em cartório. Vocês consultaram o registro? Não!
    Nem pesquisaram se foi registrada fizeram.
    Não estou falando que é verdade. Mas falar que é mentira baseado nessa análise infantil. Ta de brincadeira né?!
    Vcs e o Boatos são FAKE NEWS!

    • Gilmar Lopes

      27 de setembro de 2018 em 8:26

      Olá, Pedro! Não entendi se você está a favor ou contra o artigo, mas vamos lá:
      1 – “Quem acredita ainda no e-farsa?! Já perderam a credibilidade faz tempo.”
      A ideia do site não é fazer com que acreditem na gente. Apenas publicamos o que encontramos a respeito. Cabe ao leitor decidir se acredita em um texto apócrifo e sem nenhuma prova ou se acredita em pesquisas feitas com afinco.
      2 – “Claramente possuem posicionamento de defesa da esquerda.”
      Até hoje não entendo bem o que vocês decidem o que é “esquerda” e o que é “direita”. A impressão que dá é que tudo o que é contra o seu pensamento (e de muita gente aqui nos comentários) é de esquerda e tudo o que confirma o que você acha é de direita. Não temos nenhum posicionamento político e você pode ler isso nos artigos anteriores que fizemos sobre o Bolsonaro: http://www.e-farsas.com/?s=bolsonaro
      3 – “O texto fala que a carta foi registra em cartório. Vocês consultaram o registro? Não!
      Nem pesquisaram se foi registrada fizeram.”
      Em qual cartório? Que dia? Qual é o número do registro? Cadê a foto da carta registrada?
      Entenda que quem afirma isso (que essa história é verdadeira) tem a obrigação de provar. É difícil para eu mostrar que algo não existe.
      Lembrando também que em 1989 essa história já surgiu como uma mentira.
      4 – “Não estou falando que é verdade. Mas falar que é mentira baseado nessa análise infantil. Ta de brincadeira né?!”
      Por falta de provas, o veredito é: Falso!
      5 – “Vcs e o Boatos são FAKE NEWS!”
      Cuidado, difamação é crime punível de prisão e multa!

  14. marcelo

    26 de setembro de 2018 em 23:06

    o centro referido exitia e a reunião registrada na câmara municipal, de CONGONHAS. faça direito o trabalho e prove que “atomos” “existem”
    .. “beocio”
    já quanto à “profecia” sem QUALQUER documento, ainda mais se tratando de algo sobre Chico, não há que se acreditar mesmo

  15. Eliel Joleo

    28 de setembro de 2018 em 12:00

    ” quem acredita que tem que provar que o que crer existe de fato”… quanto autoritarismo hein! Quanto ao que cada um crer, sobre espiritualidades, é peculiar de cada um, desde que não afete a vida do outro, não entendo porque partir pra baixaria pra tentar ridicularizar quem pensa diferente.

    • Gilmar Lopes

      28 de setembro de 2018 em 12:02

      Ué! Eu não estou ridicularizando ninguém! Apenas disse que não tem como eu provar que algo não existe.

      • Paulo

        25 de outubro de 2018 em 14:00

        Baixa a bola Gilmar, tu cometeu falha de argumentação que coloca em cheque a própria credibilidade do teu site.

        Você pode falar “não existem evidências de que o sobrenatural exista”, mas não pode falar “O sobrenatural não existe”, o ônus da prova é de quem afirma algo ? Exato.

        Assim sendo que afirma que algo existe deve provar, e você na outra ponta, não deve meramente afirmar que algo não existe, mas no máximo, dizer que não existe evidências da existência de algo.

        Quer um exemplo ? o fato de os defensores de alienígenas falarem que ETs existem e não serem capazes de provar, não faz ser correto você simplesmente falar que alienígenas não existem, não há fatos para suportar nem um lado nem o outro. Ai você extrapola e sai do terreno do fato e entra na opinião apenas.

        Enfiar um “O sobrenatural não existe” foge da análise lógica e entra no terreno da opinião apenas.

        • Sã Tomé

          26 de outubro de 2018 em 10:10

          Legal. Mas vem cá, consegue provar que o sobrenatural existe? Até agora ninguém conseguiu, logo, a afirmação do E-farsas continua valendo.

          😉

    • Reuvoltado

      28 de setembro de 2018 em 12:14

      Você pode crer que sabe voar, pule do alto de um prédio e veja como sua crença não vale nada ou está certa.

  16. anonimo

    28 de setembro de 2018 em 16:43

    Pq não pega uma enxada e vai trabalhar vagabundo em vez de falar mal do espiristismo,seus comunistas de merda

  17. Fabio

    28 de setembro de 2018 em 20:42

    Foi Nostradamus, erraram o autor

  18. Pierre Teixeira

    29 de setembro de 2018 em 8:41

    Releia suas respostas. Eu até acompanhava o e-farsas, mas depois destas respostas grosseiras e desrespeitosas, estou abandonando. Pelo menos no boatos.com seus redatores são diretos e não contextualizam opiniões próprias. Acredito que você depois de tudo que falou não tenho nenhuma religião, fé ou crença.

  19. marcelo farias

    29 de setembro de 2018 em 10:16

    Senhor Gilmar, acho muito interessante seu site, inclusive gosto muito de acessar diariamente. Porém o que fere bastante é a sua opinião tendenciosa em algumas matérias. As vezes me sinto lendo uma reportagem da rede Globo de tão tendenciosas. A reportagem deveria ser investigativa e mostrar a pura verdade evitando afirmações como está ” O sobrenatural não Existe”. O universo é muito grande e infinito, nos não sabemos absolutamente nada sobre ele, proporcionalmente falando. Quando vc diz que o sobrenatural não Existe, acaba limitando o pensamento das pessoas no sua própria ignorância.
    Desculpe a sinceridade, mas é para vc melhorar seu trabalho.

  20. Paulo Eduardo Machado

    29 de setembro de 2018 em 20:15

    Conclusão : “o sobre natural nao existe”.
    Quem são voces, insignificantes blogueiros, para fazer uma afirmação dessas?

  21. Rodrigo Batista Lima

    30 de setembro de 2018 em 0:16

    Gilmar, infelizmente o grande nº de retornos negativos e polêmicos se dão pela falta de noção do que você disse – Como um site que visa trazer informações para que cada pessoa entenda e acredite no que está disposto – só pela falta não quer dizer que vc tem direito de determinar que não existe – Esta é uma opinião pessoal que foge do escopo do que vcs propõem.
    Não fale assim de coisas como esta, o site só tem a perder.

  22. Henry

    1 de outubro de 2018 em 6:31

    Primeiro que a federação espirita não falou que é falso falou que é aprocrifa ou seja sem comprovação que eles não sabem se otexto é ou não dele. E chico xavier não falou nada sobre homem do cavalo era ou não caiado afirmou que quem sabe é o andre luiz que ele é só um canal. Então meus amigos! O texto rola na internet desde 2004, muita coisa aconteceu até então e vocês podem julgar por vocês mesmo se é ou não real. Eu acredito fielmente, e o homem do cavalo branco é um militar com temperamento dificil… quem será né?

    • Gustavo Lins

      3 de outubro de 2018 em 2:51

      A maioria dos militares possuem temperamento difícil, isso não prova nada.

  23. Pingback: Chico Xavier previu Bolsonaro presidente em carta psicografada em 1952 #boato

  24. DIEGO

    2 de outubro de 2018 em 13:59

    Cada um com sua crença e sua religião… ACEITEM!

    • Gilmar Lopes

      2 de outubro de 2018 em 14:11

      Aceitar, eu aceito! O que não dá pra aceitar é usarem o nome de Chico Xavier pra uma coisa tão suja como política!

      • maria barbosa

        2 de outubro de 2018 em 15:49

        Gilmar, o seu post em uma tacada só consegui atingir as duas cláusulas pétreas da boa convivência, que são religião e política. Quanta gente brava. O Chico não gostaria do tom da discussão. Era uma pessoas de paz.

        • Gilmar Lopes

          2 de outubro de 2018 em 16:56

          Imagino que o Chico Xavier tenha sido boa pessoa com boas intenções, mas muita gente criou uma série de boatos envolvendo o nome dele e isso ferra todo o rolê!
          O próprio Chico repudiava todo tipo de idolatria e, inclusive, combinou algumas senhas com seus mais próximos para se caso um dia ele tentasse se comunicar “do além” (e evitar que charlatães usassem o seu nome), mas até hoje… nada!

          • Gilmar Lopes

            2 de outubro de 2018 em 17:02

            Aliás, agora pensando no assunto, me veio uma dúvida:
            Vamos supor que existam mesmo pessoas com poderes mediúnicos. Se Chico Xavier deixou uma senha com seus mais íntimos (3 pessoas, sendo que uma delas já morreu), o que impede que outros espíritos que tenham ouvido as senhas as repasse a outros médiuns?
            Segundo o que dizem, Chico era rodeado de espíritos. Será que nenhum “ouviu” as tais senhas?

          • Angelo

            26 de outubro de 2018 em 19:12

            O site não deixa ter a resposta da resposta da resposta, então vou colocar aqui sobre o questionamento abaixo. O espiritismo fala de várias “camadas” como dimensões que vão se sobrepondo num mesmo espaço. Uma vez do “outro lado” você só vê e interage com o que vibra parecido com você, muitos que estão mortos nem se dão conta disso, eles nem consegue ver os vivos mesmo que estivessem no mesmo local. Daí vem aquela máxima de manter o pensamento positivo senão atrai coisas ruins, não é que atraia, apenas você vai ficar visível quem vibra parecido. No caso dos espíritos que o rodeavam, certamente não ofereciam risco às senhas combinadas.

  25. HEBERT SAUL DE SOUZA

    8 de outubro de 2018 em 22:46

    Gilmar, pessoas que morrem e depois reencarnam em outras pessoas, por exemplo, ainda sendo criança, consegue lembrar onde morava, nomes de parentes, animais de estimação, consegue falar nome de pessoas que nunca viu somente olhando o retrato.. essa reportagem feita pelo canal discovery, com toda a credibilidade do canal, também pode-se dizer que nada disso existe e é tudo mentira? ou até mesmo, a pessoa faz uma regressão e do nada começa falar alemão fluente, sendo que nunca falou nada.. como explicar?

    tentei ler todas suas respostas, mas não achei nada a esse respeito, se já foi respondido, mil desculpas !

    boa noite

    • Gilmar Lopes

      9 de outubro de 2018 em 8:32

      Conversa fiada! Nada disso existe e é tudo mentira!

      • Patrícia

        29 de outubro de 2018 em 9:45

        Vc é muito desrespeitoso. E-farsas nada. É e-minha opinião… Ou e-euseitudo… Prepotência pura

    • Superman

      9 de outubro de 2018 em 11:38

      Claro, e eu sei voar e atiro laser pelos olhos. Ah sim, e sou superforte. Só não sei me vestir corretamente, já que uso a sunga por cima das calças.

      É verdade tudo que eu falei, você tem que acreditar em mim.

  26. Natanael

    10 de outubro de 2018 em 1:10

    Mas se é falso de algum lugar foi criado isso, cadê o texto no qual foi inspirado esse? O que ele realmente disse ? Alguém sabe se existe um texto desse ?

    • Gilmar Lopes

      10 de outubro de 2018 em 8:16

      O texto foi inventado!

      • Lana

        12 de outubro de 2018 em 17:44

        O site tem patrocínio então você não trabalha de graça. Imbecil é a pessoa que usa aspas pra falar com tom irônico de algo tão sério, isso você foi mesmo. E se tá insatisfeito redigindo textos para o farsas, que não só investiga falácias mas coloca opinião pessoal também na intenção de influenciar pessoas, deixa alguém mais disposto então fazer esse papel.

        Luz pra você e pra sua vida.

        • Gilmar Lopes

          13 de outubro de 2018 em 10:33

          O pouco que os banners rende é apenas para manter o site!

  27. Cristiane

    13 de outubro de 2018 em 8:33

    O Cento Espirita de Congonhas Jesus de Nazareno existiu vide bibliografia de José Arigó. Neste link tem Jornal de Uberaba de 1989 confirmando que mensagem foi psicografada por Chico. Vergonha ! Pesquisa de vcs tá ruim.. E vcs q estão espalhando fake dizendo que é falsa venham a Uberaba procurar o filho do Chico ! https://m.facebook.com/notes/geraldo-lemos-neto/profecia-de-1952-%C3%A9-mesmo-de-chico-xavier-e-do-esp%C3%ADrito-de-bezerra-de-menezes/2197469340326728/

  28. Cristiane

    13 de outubro de 2018 em 8:45

    O centro espírita Jesus de Nazareno existe- era de Zé Arigo em Congonhas. Conforme link abaixo a mensagem é verdadeira. No jornal em Uberaba 13/09/1989 e em 18/09/1989, Chico informa ser apartidário e que a mensagem sseria para o futuro do nosso país. O filho do Chico é vivo e então? Não seria mais conveniente verificar tal fonte?

    seriahttps://m.facebook.com/notes/geraldo-lemos-neto/profecia-de-1952-%C3%A9-mesmo-de-chico-xavier-e-do-esp%C3%ADrito-de-bezerra-de-menezes/2197469340326728/ para o futuro do nosso país.

  29. Luci

    14 de outubro de 2018 em 22:55

    Não discutam irmãos! A paz é o que devemos promover! Não tentem obrigar ninguém a nada, afinal de contas, cada um de nós estamos em determinado nível de desenvolvimento, principalmente no nível espiritual. Aceitemo-nos como somos. Deus está em nós!

  30. Ana

    15 de outubro de 2018 em 0:36

    Eu vi o vídeo da época, Chico diz que o presidente que irá colocar o Brasil no eixo terá a inicial do pais: B
    Isso foi em 1950 e pouco.

    • Xico Chavier

      15 de outubro de 2018 em 15:21

      Eu falei com o Chico pessoalmente uns anos antes de morrer, perguntei se ele falou, isso e ele disse que não. Me desculpe, você mente.

  31. Ronaldo Mendonça

    15 de outubro de 2018 em 3:10

    Caro Gilmar,
    Respeito seu posicionamento.
    Aliás, a Doutrina Espírita estimula o questionamento, sempre. Para que haja reflexões sobre as coisas da vida e do além-vida.
    Não se pode forçar que alguém acredite em algo.
    Não dá pra fazer um crente fervoroso, do nada, virar espírita.
    Não dá pra fazer um muçulmano virar um padre…
    e assim por diante.

    E no geral, acho que não ficou claro aqui pra muitos que o tema dessa postagem é DESMENTIR QUE O INOMINÁVEL É O CAVALEIRO BRANCO que vai salvar o Brasil.

    E não discutir se existe ou não o Espiritismo.

    Mas, como estamos vivendo tempos difíceis, qualquer coisa é motivo para sair faísca, gerar um incêndio e lutas, e ter de provar quem está certo e outras atitudes similares…

    No mais, parabéns, Gilmar, pelo serviço de desvendar as inúmeras farsas que existem na internet e que muitos, apesar de facilmente se comprovar, propagam sem se dignarem a uma rápida pesquisa.

    Grande e fraterno abraço,
    Ronaldo.

    • Sã Tomé

      15 de outubro de 2018 em 15:20

      E, ainda assim não conseguiu provar que o sobrenatural existe. Lamentável.

  32. Mariana Castro

    16 de outubro de 2018 em 10:43

    Gilmar Lopes, independentemente do que vc diz, suas respostas são sempre diretas e inteligentes. Não se deixa envolver emocionalmente pelos comentários, mas continua fiel ao seu modo de pensar. Redige de forma clara e firme, sem ofender nem se desviar do assunto. Não julga quem está comentando, mas se atém de forma objetiva a sua opinião. Não estou defendendo um ou outro pensamento aqui, mesmo porque o que penso sobre qualquer assunto só interessa a mim mesma. Mas gostei tanto do seu modo de escrever que só consegui ler o que VOCÊ escreveu em resposta aos comentários. Os comentários me passaram batido. Gostaria que todo brasileiro tivesse esse jeito de comentar, não se rebaixando a palavrões e ofensas. Seríamos o povo culto e educado que toda nação almeja.

  33. José Carlos Félix

    17 de outubro de 2018 em 21:17

    A MENSAGEM REALMENTE EXISTE E ENCONTRA-SE ARQUIVADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS MG.
    ESTOU FALANDO PORQUE PESQUISEI ONDE SE ENCONTRAVA.
    ELA NÃO FALA QUE É BOLSONARO, ELA NÃO DIZ QUEM É A PESSOA. MAS QUE UM DIA ESTA PESSOA APARECERÁ
    COMO É FALADO NA MENSAGEM. PODE ATÉ SER ESTE NOSSO IRMÃO. VAMOS ESPERAR, VAMOS AGUARDAR, DEUS SABE
    QUE ESTAMOS PRECISANDO DE UMA PESSOA ASSIM. A MAIOR PARTE DA MENSAGEM JÁ ACONTECEU.

    • Superman

      18 de outubro de 2018 em 10:57

      E eu sei voar e atiro laser pelos olhos. Você tem que acreditar em mim, eu estou falando! Conheço várias pessoas que já viram eu fazendo isso! É VERDADE!

    • José Carlos Félix

      18 de outubro de 2018 em 11:12

      ESTA MENSAGEM REALMENTE EXISTE, ESTÁ ARQUIVADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS MG, É SÓ LIGAE LÁ E CONFIRMAR. NA MENSAGEM NÃO FALA NOME DE QUEM QUER QUE SEJA. A MAIORIA DOS ACONTECIMENTOS RELATADOS NA MENSAGEM JÁ ACONTECEU. SÓ ESTÁ FALTANDO APARECER ESTA PESSOA QUE VAI MUDAR OS RUMOS DO NOSSO PAÍS.
      QUE IRÁ ACONTECER ISTO COM CERTEZA IRÁ, VAMOS AGUARDAR E TORCER. VOLTO A REPETIR NA MENSAGEM NÃO CITA
      NOME DE NINGUÉM.

      • Gilmar Lopes

        18 de outubro de 2018 em 13:47

        Não encontrei, não! Consegue ver isso pra gente, por favor?

  34. Hilton

    17 de outubro de 2018 em 21:38

    Gilmar, td bem?
    Poderia facilitar minha vida e dizer em qual página do livro referenciado, está a entrevista do Chico Xavier?

    Desde já agradeço pela atenção.

    • Gilmar Lopes

      17 de outubro de 2018 em 23:18

      Que entrevista?

  35. José Carlos Félix

    18 de outubro de 2018 em 11:04

    ESTA MENSAGEM REALMENTE EXISTE, ESTÁ ARQUIVADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS MG, É SÓ LIGAE LÁ E CONFIRMAR. NA MENSAGEM NÃO FALA NOME DE QUEM QUER QUE SEJA. A MAIORIA DOS ACONTECIMENTOS RELATADOS NA MENSAGEM JÁ ACONTECEU. SÓ ESTÁ FALTANDO APARECER ESTA PESSOA QUE VAI MUDAR OS RUMOS DO NOSSO PAÍS.
    QUE IRÁ ACONTECER ISTO COM CERTEZA IRÁ, VAMOS AGUARDAR E TORCER. VOLTO A REPETIR NA MENSAGEM NÃO CITA
    NOME DE NINGUÉM.

    • Gago

      18 de outubro de 2018 em 14:09

      Caramba, já entendemos da primeira vez! Não precisa repetir QUATRO vezes!

  36. José Carlos Félix

    18 de outubro de 2018 em 11:14

    ESTA MENSAGEM REALMENTE EXISTE, ESTÁ ARQUIVADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS MG, É SÓ LIGAE LÁ E CONFIRMAR. NA MENSAGEM NÃO FALA NOME DE QUEM QUER QUE SEJA. A MAIORIA DOS ACONTECIMENTOS RELATADOS NA MENSAGEM JÁ ACONTECEU. SÓ ESTÁ FALTANDO APARECER ESTA PESSOA QUE VAI MUDAR OS RUMOS DO NOSSO PAÍS.
    QUE IRÁ ACONTECER ISTO COM CERTEZA IRÁ, VAMOS AGUARDAR E TORCER. VOLTO A REPETIR NA MENSAGEM NÃO CITA
    NOME DE NINGUÉM

    • Gago

      18 de outubro de 2018 em 14:09

      “VOLTO A REPETIR”

      Claramente…

  37. Marcio F M Bastos

    18 de outubro de 2018 em 17:29

    A mensagem foi confirmada como verdadeira, o texto original de 1952 está registrafo em um cartorio de minas! Por favor respeitem a verdade!
    Lamentável.

    • Gilmar Lopes

      18 de outubro de 2018 em 21:15

      Qual o cartório?

  38. Durvani Santos

    26 de outubro de 2018 em 10:11

    Que falou que espiritismo não existe na França e só existe com grupo de Brasileiro não sabe que foi inciado por Alan Kardec nascido em Lion na França

  39. Patrícia

    29 de outubro de 2018 em 9:56

    Vc é muito desrespeitoso. E-farsas nada. É e-minha opinião… Ou e-euseitudo… Prepotência pura

    • Gilmar Lopes

      29 de outubro de 2018 em 9:56

      Ok, Patrícia! Você já disse isso!

    • Lud

      31 de outubro de 2018 em 18:59

      Fato! Que lixo de autor desrespeitoso! kkkk. Tô de cara.

      • Xico Chavier

        1 de novembro de 2018 em 19:51

        Tá incomodado? Os incomodados que se mudem.
        Ps.: e provar que o sobrenatural existe, vai quando?

  40. Larissa

    29 de outubro de 2018 em 9:57

    Aqui deveria chamar e-minha opinião

    • Xico Chavier

      1 de novembro de 2018 em 19:52

      E você deveria se chamar idiota.

  41. Marcio

    30 de outubro de 2018 em 0:55

    Até o Chico era uma farca

  42. Joana

    30 de outubro de 2018 em 15:31

    Site sem credibilidade.
    Altamente ideológico e a análise foi basicamente uma opinião do escritor.
    E ainda chamou a doutrina de farsante.
    Farsante é este site, com certeza deve ser financiado pela esquerdalha.
    Previsão de Chico ou não, quem previu acertou, pois apareceu mesmo um novo presidente revolucionário e ele já ganhou. 😊

    • Gilmar Lopes

      30 de outubro de 2018 em 15:49

      Não era preciso prever. As pesquisas já davam o Bolsomito como campeão!

    • Sã Tomé

      31 de outubro de 2018 em 18:58

      Claro, claro. Afinal se está na internet, só pode ser verdade!

  43. Lud

    31 de outubro de 2018 em 18:57

    Cara, acompanho esse site e-farsas há anos.
    Nunca pensei que o responsável fosse RIDÍCULO como esse Gilmar com esse lixo de conclusão.

    Que comentário desrespeitoso. Dizer que não é possível provar o sobrenatural é uma coisa, agora afirmar que o sobrenatural não existe é de uma soberba sem tamanho.

    Quem é você e esse site perto dos inúmeros livros do Chico Xavier, seu lixo? Quem é você perto da bíblia?
    Vergonha!

    • Xico Chavier

      1 de novembro de 2018 em 19:51

      Uuuuuuuuuhhhhhhhhh.. falou um monte de bosta, mas não foi capaz de refutar UMA SÍLABA do que o Gilmar disse. Falacioso. Aproveita pra se matar, quem sabe assim você não conhece o Chicão de perto!? Ou não.

  44. EDU

    2 de novembro de 2018 em 13:37

    Se tem uma religião que tem varios furos e voce tenta sanar as duvidas e não consegue é o tal do espiritismo.

  45. Elson

    3 de novembro de 2018 em 1:02

    Todos temos o direito de não crer, porém você seria no mínimo hipócrita se disser que nunca teve 1 pressentimento, que nunca desistiu de fazer algo,pq simplesmente algo fez você se sentir que não daria certo ” mesmo tudo indicando que daria” e no fim o seu pressentimento foi certeiro, não acreditar no Chico Xavier ou qqr outro médium eu te intendo, mas afirmar que não existe uma força maior, fica bastante complicado.

    • Gilmar Lopes

      3 de novembro de 2018 em 10:13

      Isso se chama viés de confirmação! A gente foca apenas nos acertos, descartando as vezes em que a gente teve “um pressentimento” e nada aconteceu!

    • Xico Chavier

      3 de novembro de 2018 em 11:07

      Legal, mas consegue provar que o sobrenatural existe?

  46. Joelson

    4 de novembro de 2018 em 7:06

    Esse Gilmar Lopes é um lixo..Deve ser viado também …porque a maioria dos viados não acreditam em Deus pra poder dar o cu e dizer que nãoé pecado
    Bichona do caralho

    • Gilmar Lopes

      4 de novembro de 2018 em 21:01

      Nossa! Que pensamento mais sem sentido. Quer dizer que todo ateu é gay?
      Se eu fosse homossexual, não veria problema nisso!

    • Agente da Polícia Federal - Crimes Digitais

      6 de novembro de 2018 em 9:50

      Calúnia é crime previsto pelo art. 138 do Código Penal

      Seu endereço IP foi registrado e encaminhado às autoridades.

    • Freud de Taipas

      6 de novembro de 2018 em 9:55

      Esse Gilmar Lopes é um lixo…
      E você é um falacioso de bosta.
      Deve ser viado também…
      Quem te deu procuração para cuidar do cu alheio? Preocupe-se com o seu próprio cu, não precisa cuidar do cu dos outros.
      porque a maioria dos viados não acreditam em Deus
      E 99% das estatísticas na internet são inventadas.
      pra poder dar o cu e dizer que não é pecado
      E os viados que acreditam em Deus dão o cu e depois pedem perdão. Assim como os outros crentes hipócritas que pintam e bordam, pecam pra caralho, e depois pedem perdão só porque sim.
      Bichona do caralho
      Essa obsessão por homossexualidade parece um caso típico de projeção. Projeta nos outros os desejos mais íntimos. Na verdade você é um viadão enrustido que tá louco pra soltar a franga, mas tem medinho. Se solte, saia do armário, seja feliz!
      Eu explico.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros


Voltando a Circular

Publicidade

Topo