22.1 C
São Paulo
quinta-feira, maio 13, 2021

Vídeo flagra veículos do Exército fazendo propaganda para o Bolsonaro! Será verdade?

- Publicidade -

Será verdadeiro ou falso o vídeo mostrando veículos militares fazendo propaganda com banners dos candidatos Jair Bolsonaro e Tenente Zucco?

O vídeo surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de setembro de 2018 e rapidamente se espalhou também nos grupo de WhatsApp. Nele podemos ver carros militares com propaganda eleitoral do candidato a deputado federal Tenente coronel Zucco e do candidato à Presidência Jair Bolsonaro!

Será que o Exército brasileiro está infringindo a lei e fazendo propaganda para candidatos?

Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?

https://www.youtube.com/watch?v=gSLaFJv2It0

 

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas os carros não são do Exército!

Em primeiro lugar, os veículos que aparecem na filmagem possuem placa. Os caminhões do exército não são emplacados pelo DETRAN como os carros comuns:

Veículos com placa

Além disso, o símbolo estampado nas portas, mostrando um círculo em volta do Cruzeiro do Sul, já não é usado pelo Exército desde 1995:

- Publicidade -

Símbolo aposentado pelo Exército em 1995

Conforme apurado pelo jornal Estado de Minas, os carros usados na carreata promovida no Rio Grande do Sul pelo candidato Tenente Coronel Zucco são itens de colecionador e, como veículos particulares, podem fazer propaganda sem desrespeitar a lei eleitoral.

Em sua página no Facebook, o candidato postou mais fotos e vídeos do ato:

https://www.facebook.com/Zucco17000/videos/260504258139164/

 

Os veículos foram comprados em leilões públicos do Exército, como esse, de 2017 pelos proprietários de uma empresa de turismo chamada Carrossauro e emprestados para a realização da carreata.

Reprodução/facebook

Conclusão

Não houve crime eleitoral nessa carreata. Os veículos são de colecionadores e fazer propaganda de candidatos com eles não fere a Lei Eleitoral!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

16 COMENTÁRIOS

  1. Uma vez que os carros do Exército NÃO FORAM descaracterizados, embora o emblema não seja usado desde 1995, está lá a mensagem subliminar de que o Exército apoia o candidato e, se isto não “fere” a lei eleitoral, fere a Constituição porque não é esta a atribuiçao do Exército Brasileiro.

    • Correto. E quem dirigia de calça com tecido camuflado, dando a parecer que são do exército e se forem não poderiam estar fazendo campanha para #eleNão de farda.

  2. PETISTAS em geral, não tem o que fazer da vida, e também não possuem lá muito QI.
    Só sabem ver as coisas de forma superficial (motivo pelo qual são tão manipulados pelos seus líderes), e JAMAIS conseguiriam investigar o fato mais profundamente.
    O Exército Brasileiro teve inclusive que parar suas tarefas, para redigir uma carta aos caluniadores do PT, informando a situação real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui