Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Empresa Beagle Steak vai vender carne de cachorro no Brasil

Anuncio da Beagle Steak numa revista rural prova que é real! Será?

Animais

Empresa Beagle Steak vai vender carne de cachorro no Brasil

Descubra o que há por trás da história de uma empresa chinesa que estaria se fixando aqui para vender carne de cachorro no Brasil.

No final de agosto de 2011, um site apareceu na web e começou a deixar muita gente curiosa e/ou indignada. O Beagle Steak exibe seu produto: carne de cachorro! Da raça Beagle, para ser mais exato!

No site, a empresa explica que os cães são criados soltos e que a sua carne é recomendada por médicos, pois os bifes dos bichos possuem baixa concentração de colesterol e alta quantidade de ferro e minerais essenciais.

A Beagle Steak mostra também uma matéria que teria saído numa revista rural a respeito da empresa e da implantação do novo empreendimento no Brasil.

Anuncio da Beagle Steak numa revista rural prova que é real! Será?

Anuncio da Beagle Steak numa revista rural provaria que a história é real! Será?

Será que essa história é verdadeira ou farsa?

É farsa!

Sem dúvida nenhuma, a idéia de vender carne de cachorro não é muito bem vista na cultura ocidental. Mas, para quem ficou indignado, a boa notícia: A história é falsa!

Analisando a tal matéria sobre a Beagle Steak que teria saído em uma revista rural, podemos notar algumas falhas na montagem. A junção das páginas evidencia a colagem das fotos.

Procurando um pouquinho na web, o E-farsas descobriu que a montagem foi feita sobre uma foto de uma das páginas do exemplar número 1 da revista Globo Rural. Compare as fotos abaixo:

Comparativo - Foto real X Foto falsa da materia sobre a Beagle Steak

Comparativo: Montagem X Foto real - (Foto original: Colecionavel.blogspot.com)

A empresa

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A Beagle Steak não existe! Não há nenhuma outra matéria ou registro dessa empresa em nenhum site que não seja de alguém falando da suposta filial brasileira.

O endereço do escritório da empresa aqui no Brasil – Avenida Paulista, 1274 – está incompleto. Nesse número há um prédio com vários escritórios. O edifício Asahi foi construído em 1976 e possui 25 andares. No mínimo, teríamos que saber qual o andar, numero da(s) sala(s), etc.

Fim do mistério

No dia 23 de agosto de 2011, o mistério se desfez!

O criador do projeto da rede social Vista-se, o diretor de criação digital Fabio Chaves, assumiu a autoria do falso site.

Adepto ao vegetarianismo, Fabio explica que a intenção de criar a empresa fake era a de chamar a atenção para o sofrimento dos animais. “Enquanto você lê este texto, aproximadamente 7 bois estão sendo desmembrados em um matadouro brasileiro.”, explica Fabio em seu blog.

… saímos do ciclo de vegetarianos e atingimos quem realmente precisa saber que não é necessário comer animais.”, completa o ativista.

A campanha do Vista-se parece que surtiu efeito, dada a quantidade de e-mails que recebemos de pessoas querendo saber se a história era real ou falsa.

Essa não é a primeira vez que alguém bola um viral para chamar a atenção sobre o sofrimento dos animais. Em 2010, uma história de um restaurante que passaria a vender carne humana em Berlim começou a circular pela web! Para alívio de muitos, tudo não passou de uma campanha promovida por ativistas do grupo VEBU contra o consumo de carne no mundo!

Conclusão:

História falsa! A tal empresa nunca existiu!

Sites Pesquisados:

Continue lendo
24 Comentários

24 Comments

  1. Regiane Caprio

    24 de agosto de 2011 em 0:19

    E-farsas sempre na frente das descobertas !!! rsrsrs sempre que eu tiver uma dúvida eu vou perguntar pra vcs!!!

    • Gilmar Lopes

      24 de agosto de 2011 em 8:12

      Obrigadão!

  2. Evandro

    24 de agosto de 2011 em 7:07

    Gilmar, você acaba de criar um novo ótimo termo “A Cultura Acidental” KKKKKKK!

    • Gilmar Lopes

      24 de agosto de 2011 em 8:12

      hehehe! já arrumei! Valeu!

      • silvia Helena

        24 de agosto de 2011 em 13:24

        Gilmar pode até ser falsa para alguns mas eu já vi pessoalmente e fiz a denuncia.

        Santa ingênuidade!

        Hoje se vê de tudo; no mundo virtual; é uma coisa,mais cavuca no mundo real para vc ver se encontra ou não !

        Abração

  3. juliete

    24 de agosto de 2011 em 8:52

    Tudo bem que existam pessoas que não queiram comer carne, mas dai a criar um site falso para chamar a atenção e usar o cachorro como produto de consumo é passsar dos limites. Eu adoro os animais e ajudo inclusive a combater os maus tratos, mas nem por isso deixei de comer carne porque sou uma criação de Deus e Ele nos criou para também comermos carne, caso contrário seríamos herbívoros e teríamos uma “pança” enorme assim como têm os animais que só se alimentam de plantas.

    • Rodrigo

      24 de agosto de 2011 em 20:37

      A campanha não é nada demais, não. Como proposto, você já começou a pensar no assunto! 😉

      A título de esclarecimento, nossa “pança” é enorme, como a dos herbívoros: pesquise o tamanho de intestinos de carnívoros (como os leões e tigres), e verá que os do ser humano são bem mais extensos, próximos ao dos outros animais herbívoros. 😉

      Muita paz!

      • Regiane Caprio

        25 de agosto de 2011 em 14:49

        Eu já penso diferente, se eu amos os “animais” eu nao quero come-los, por esse unico motivo sou vegetariana.

        • Gustavo

          27 de agosto de 2011 em 19:11

          Concordo com a Regiane e também sou vegetariano. É engraçado como as pessoas não percebem que quase tudo em que elas acreditam é fruto do meio onde vivem e não a “verdade absoluta”. As pessoas não sabem pensar fora da caixa e não são coerentes em muitos atos de suas vidas. Por que boi pode matar, cavalo não, coelho pode, golfinho não? Pelo menos, parte dos chineses são coerentes em não fazer distinção entre bois, zebras, tigres, cachorros , etc.

          • Cláudio

            12 de setembro de 2011 em 12:44

            Eu sou coerente. Se é carne, se não vai me fazer mal e é gostosa, eu quero! Tartaruga, coelho, gato, cachorro, cavalo, boi, crocodilo, até ornitorrinco, se pintar!

            Sou onívoro como os seres humanos evoluíram para ser e não tenho a menor vergonha disso, e nem dó dos animais, que servem para popular a Terra e perpetuar suas espécies, e se tão precisando da nossa proteção e cuidado é porque deveriam estar extintos (sim, eu acabei de falar isso. E não, não estou falando só pra te irritar).

            Amo os animais, adoro ter um cachorro de estimação em casa e não acho que eles devam sofrer, mas nem por isso vou parar de comer carne. Se a utópica realidade de tornar todos os humanos “herbívoros” (com muitas aspas) chegasse à realidade, dali a pouco passariam a achar crueldade o tanto que leão adora comer zebra…

            Tá doido, viu. Que frescura. Assa um cachorro no churrasco que eu como. Depois digo se aprovo. Não vou ficar com dó, não.

    • Gustavo

      27 de agosto de 2011 em 19:18

      O Fábio é famoso por usar táticas de “guerrilha” a favor do vegetarianismo. Há vegetarianos que não gostam dessa abordagem incisiva, mas a verdade é que ele expõe as contradições de quem defende o consumo de carne, choca e faz as pessoas pararem para pensar.

      • Fernando

        29 de agosto de 2011 em 15:39

        O mundo deve estar mto bom, pois já não se há mais nada pelo que se protestar não é?

        tanta causa séria precisando de atenção… e uma causa fútil como essa ganha tanta atenção e militantes!

        tsc tsc tsc…

        • Mat Walker

          30 de agosto de 2011 em 18:22

          Se achas que a vida não é uma causa séria, que causar dor a seres vivos é algo ótimo e bom, interna-te, és uma pessoa com grave problema, uma mente vil e doentia.

          • Cláudio

            12 de setembro de 2011 em 12:48

            Causar dor não é bom, se alimentar do que é gostoso e faz bem (embora também faça mal em certos excessos) é MUITO bom, e necessário. Tem quem escolhe se importar com a dor dos animais irracionais, tem quem escolhe viver saudável e comer o que quer. Respeito os dois. Mas não vem falar que uma pessoa que prioriza causas SÉRIAS e RELEVANTES, como a dor DA NOSSA ESPÉCIE, é alguém com mente vil e doentia. Você que precisa de uma ajuda se está priorizando sofrimento de boi e galinha (levando isso pra um contexto brasileiro, claro, não o de alguns territórios orientais) antes do humano. Abraços.

  4. Fabio Chaves

    24 de agosto de 2011 em 9:34

    Bom trabalho hehe

  5. Raphaella

    27 de agosto de 2011 em 3:22

    Placar: churrasco 1 x 0 vegetarianos!

  6. Mestre do Churasco

    29 de agosto de 2011 em 22:11

    Aff que vontade de comer uma carne de cachorro, nem sei por que proibem aqui vender carne de cachorro qual a diferenca entre um cachorro e um frango?

    • Cláudio

      12 de setembro de 2011 em 12:49

      Provavelmente a consistência da carne… E sabor! Afinal frango é ave, cachorro é mamífero… Deve ser mais parecido com boi/búfalo do que frango/peru.

  7. Johannes

    3 de outubro de 2011 em 18:56

    quanto iria custar o quilo, R$500,00 reais?

    por que é o valor de um filhote de meio kg!

    cada um quer que sua história surpreenda mais que a dos outros…

  8. tiger

    27 de outubro de 2011 em 13:47

    ser vegetariano é coisa de playboy que quer se mostrar pra menininhas,só isso

  9. Daniel

    30 de outubro de 2011 em 4:40

    Esses vegetarianos fanáticos sempre apelando até beirar os limites do ofensivo.

  10. João Silva

    29 de julho de 2015 em 15:52

    Este povo não tem mais o que fazer, não sei como tem tanta gente que perde tempo para criar e espalhar estes boatos. Se bem que não duvido que algum dia venham a vender carne de cachorro por aqui, assim como já acontece na China..

  11. Otaviano

    5 de novembro de 2015 em 17:12

    Carne de cachorro… não sei nem o que dizer.

  12. Denis Garcia

    31 de janeiro de 2017 em 13:30

    Concordo com o Otaviano…. tenso

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo