Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Restaurante brasileiro vai oferecer carne humana em Berlim!

Crimes

Restaurante brasileiro vai oferecer carne humana em Berlim!

Na Alemanha o restaurante canibal, Flimé, vai oferecer carne humana em seu cardápio.

No final de agosto de 2010, uma história começou a circular pela rede dizendo que um restaurante iria abrir suas portas oferecendo em seu menu carne humana!

Será verdade?

Não, não é verdade! Ainda bem que a história é falsa!

De acordo com a notícia, a inauguração de um restaurante canibal em Berlim, estaria causando enormes protestos e revolta em toda a capital alemã. Apoiados na cultura Wari, o restaurante estaria convocando pessoas dispostas a doar parte do seu próprio corpo para a grande inauguração.

Apesar de ser noticiada em vários meios de comunicação respeitadíssimos como os jornais Folha de São Paulo e o inglês The Guardian, por exemplo, a história é, na verdade, mais um hoax – um boato eletrônico – jogado na rede.

Segundo investigação da dupla de jornalistas Pedro Aguiar e Laisa Beatris, do Opera Mundi, tudo começou depois de uma entrevista feita pelo jornal sensacionalista alemão Bild com o vereador Michael Braun.

Braun, que é vice-presidente do diretório municipal do Partido Democrata Cristão de lá, disse que havia recebido e-mails de moradores denunciando um tal restaurante Flimé e que, segundo as denúncias, havia planos de se abrir uma filial em Berlim. Mas o fato é que nem ele mesmo estava acreditando muito nisso!

Logo em seguida, vários jornais e revistas publicaram a notícia, tanto em suas versões impressas quanto online! E a mentira correu o mundo.

No site do restaurante Flime há uma explicação para a culinária wari. Segundo o texto, comer significa um ato espiritual, onde ganha-se a mente e a força da criatura comida!

Alguns vídeos foram postados no Youtube por usuários que, curiosamente, postaram apenas um vídeo cada, veja o primeiro abaixo – postado por Fernanda30394 (cadastrada no Youtube o dia 17 de agosto de 2010!):

 

No vídeo mostrado acima, a cena mostrada durante a manifestação contra o canibalismo sugere que tudo aconteceu em Rondônia mas, na verdade, a filmagem foi feita na frente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Camara dos Vereadores do Rio de Janeiro – http://www.camara.rj.gov.br/

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Além do mais, no vídeo o nome da cidade é citado errado duas vezes: primeiro, como "Guarajá Mirim" e depois como "Guajirim-Mirim". Tanto o dono do restaurante – o "brasileiro" Eduardo Amado – como a repórter, tentam (em vão) disfarçar o sotaque português.

Em matéria publicada no dia 27 de agosto de 2010, o jornal O Dia Online afirma que a Polícia Federal já está investigando essa história do restaurante que estaria servindo carne humana aos seus clientes e que, para o delegado da PF em Guajará-Mirim, Julio Mitsuo Fujiki, a notícia sobre a existência do restaurante "não passa de uma piada de muito mau gosto" e que já estão tomando as medidas cabíveis.

Segundo O Dia, o prefeito Atalibio José Pegorini, em nota oficial, afirma que desconhece a existência de um estabelecimento desse tipo e o Chefe de gabinete da prefeitura da cidade, Décio Keher Marques se pronunciou também que o lugar descrito "não existe". O prefeito informa também que "abriu uma comissão para averiguar a veracidade do objeto noticiado nesses meios de comunicação, assim como recorrerá judicialmente sobre os danos casados ao município. "

O domínio "flime-restaurante.com" foi criado no dia 11 de agosto de 2010, ou seja, há apenas uma semana atrás! Isso pode significar duas coisas: Ou os donos do restaurante só se preocuparam em criar um site para o estabelecimento agora – devido a enorme repercussão – ou o restaurante também nunca existiu! É uma enorme coincidência o domínio e os usuários que postaram os vídeos no Youtube terem criado suas contas na mesma época.

O blog humorístico Julius Rimante misturou essa com algumas das histórias falsas já pesquisadas pelo E-farsas em um texto bem divertido!

A notícia sendo falsa, fica uma dúvida no ar:

Qual a intenção disso tudo? Será algum viral de algum novo produto? Será apenas brincadeira de algum desocupado?

Fique à vontade para deixar a sua opinião nos comentários no final dessa página!

Colaborou conosco o especialista em histórias de terror, @Medo_b

Update – 06/09/2010

Finalmente, há poucos dias da inauguração do tal restaurante, a verdade foi revelada:

Tudo não passou de uma campanha realizada por ativistas do grupo vegetariano VEBU contra o consumo de carnes no mundo! De acordo com o texto exibido no próprio site do falso restaurante, "Cada pedaço de carne é uma parte da humanidade".

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Pingback: Empresa Beagle Steak vai vender carne de cachorro no Brasil | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  2. glaucia

    12 de setembro de 2011 em 6:23

    Fazem muita coisa pra chamar a atenção,mas campanha a favor do vegetarianismo é o fim.
    Serto dia uma amiga minha vegetariana me deu uma bronca por eu comer carne,falou um monte sobre os coitados dos animais.Tudo bem eu concordo q nao é legal maltratar os animais. mas comemos para nossa sobrevivencia e nao por prazer de matar.
    Em seguida eu perguntei a ela se algum dia ela já tinha se preocupado assim com as milhares de crianças q passam fome.e agora faço uma pergunta a esses vegetarianos QUANDO VAI SER A CAMPANHA CONTRA A FOME??

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo