Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Ex-farsas! Quando a mentira deixa de ser uma farsa! Parte 1

ex-farsas - As farsas que não mais farsas!

Ex-farsas

Ex-farsas! Quando a mentira deixa de ser uma farsa! Parte 1

Muitas vezes, aquela história falsa que circula pela web acaba deixando de ser uma farsa e o que era mentira, acaba virando verdade. A morte do humorista Bussunda 4 anos antes de sua morte real, passando pela pegadinha do navegador que não precisa de teclados ou mouse ou o casal que não se beijou em Vancouver, listamos três dessas pesquisas nesse primeiro capítulo no E-farsas.

 

ex-farsas - As farsas que não mais farsas!

 

Morte do humorista Bussunda – 2003

Em 2003, Wagner Martins – criador do blog Cocadaboa – inventou o boato da morte do humorista do Casseta e Planeta. Famoso por criar alguns dos maiores hoaxes que se espalharam pela internet nos anos de 2002 a 2004, Wagner Martins deixou bem claro que se tratava de uma paródia de outro boato mais antigo (que dizia que o jornalista Roberto Marinho já estava morto havia anos, mas a Rede Globo estaria acobertando o ocorrido!).

Na época, até o Casseta Bussunda brincou com a falsa notícia da própria morte.

[iframe: width=”590″ height=”430″ src=”http://www.youtube.com/embed/4hwoxCgcWLI” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Por que não é mais farsa?

Infelizmente, No dia 17 de junho de 2006 (3 anos depois do boato), Cláudio Besserman Vianna – o Bussunda – faleceu vitima de um ataque do coração. A única coincidência foi essa: quem inventou esse boato “apostou” no ataque cardíaco e, infelizmente, acertou. O resto da história não foi nem um pouco parecida com o boato.

Em 2010, tivemos a oportunidade de entrevistar o Cocadaboa lá na JustTV e falamos um pouco de como é a profissão de boateiro.

 

Navegador controlado por gestos – 2009

No dia 1° de abril de 2009, o pessoal do Opera Software fez um vídeo mostrando uma nova tecnologia que permitiria ao usuário navegar na web apenas por gestos faciais! O vídeo era falso, uma brincadeira do dia da mentira, mas muita gente acreditou que seria possível usar o navegador Opera somente através de caretas!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/kkNxbyp6thM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Por que não é mais farsa?

Apesar do browser Opera até hoje ainda não ter a tecnologia incorporada ao seu produto, já existem vários softwares que permitem o uso de computadores sem o uso de periféricos como mouse e teclado. Os programas HeadMouse e o eViacam – ambos gratuitos – são dois exemplos de iniciativas nessas áreas. Essa tecnologia permite que o usuário comande seu computador através de movimentos da cabeça, olhos e boca. Essa matéria no TecMundo explica como isso funciona.

 

Rapaz beija uma moça durante manifestação em Vancouver

Mostramos aqui no E-farsas uma das fotos mais famosas de 2011. Um casal parece estar se beijando, deitados no chão, no meio da rua num confronto entre policiais e torcedores.

Casal beijando em Vancouver

Casal parece estar se beijando durante confronto em Vancouver

O fato ocorreu no dia 15 de junho de 2011, os torcedores do time de hóquei Canucks de Vancouver, no Canadá, saíram às ruas para protestar contra o fracasso da seleção nas quadras. No meio da confusão, um casal chamou a atenção. Os dois estavam se beijando no meio da rua! Apuramos que tudo não passou de uma ilusão. Do ângulo em que o fotógrafo estava, parecia que tava rolando um beijão daqueles, mas outras fotos tiradas de outros locais mostravam que o rapaz estava apenas protegendo a garota. Em entrevistas, o casal dizia que eram apenas bons amigos!

Por que não é mais farsa!

De fato, o casal não estava mesmo se beijando no dia do confronto em Vancouver. E é verdade que, na época, os dois eram “apenas bons amigos”. No entanto, em entrevista recente, eles explicaram que o rapaz até chegou a dar uma bitoca na moça apenas para acalmá-la, mas a fama fez com que a dupla se aproximasse e hoje em dia eles acabaram virando namorados.

 

E você, tem conhecimento de alguma ex-farsa? Manda pra gente nos comentários.

Continue lendo
8 Comentários

8 Comments

  1. Rita

    2 de março de 2012 em 7:30

    Tara Vidente farsante insistente…

  2. Luis

    2 de março de 2012 em 8:50

    Considerando os atributos da moça da foto, ficar só na amizade seria muita “falta de sacanagem” (literalmente, neste caso).

  3. Paulo Henrique G. Ramos Jr.

    2 de março de 2012 em 9:44

    Caros,

    Muito bons tópicos. Lamentando, ainda, a partida do Bussunda (desde então, a Casseta nunca foi mais a mesma).

    Quanto a pegadinhas de primeiro de abril, me lembrei do “terceiro seio da Angela Bismarck”…

    Bom final de semana.

  4. antonio carlos de melo

    2 de março de 2012 em 13:47

    Olá!Gostaria de saber se procede a informação sobra embalagem de plástico em extintores de incendio, que seriam geradoras de multa. Forte abraço

  5. Fernanda

    15 de abril de 2012 em 15:25

    Tem também o caso do iCade, uma espécie de máquina de fliperama em miniatura, onde você poderia encaixar o Ipad e emular uma máquina de fliperama para os jogos do tipo arcade. O curioso é que essa brincadeira de 1° de abril feita pelo ThinkGeek acabou deixando de ser brincadeira e o dispositivo realmente foi inventado e chegou ao mercado. Eu mesma comprei um.

    Mais informações aqui
    http://9to5mac.com/2011/01/08/icade-ipad-box-born-as-an-april-fools-day-joke-comes-to-life/

  6. josivan Souza

    25 de abril de 2012 em 10:11

    Bom dia gostaria que vcs descobrissem se essa foto é verdadeira onde mostra religiosos mortos em Veneza onde 453 se afogaram

    http://israelmatzav.blogspot.com.br/2011/05/muslim-prayers-in-venice.html

    • Alexandre Gonçalves

      16 de março de 2015 em 10:05

      A verdade é que a foto é uma montagem bem da porca feita no paintbrush.

  7. Quinha Fernandes

    3 de maio de 2013 em 23:33

    Gostaria que desmascarassem essa propaganda falsa que, tbm já cai uma vez e, na tentativa de me livrar acabou o Facebook, bloqueando meu perfil por uma semana, eu não podia fazer nada, além de olhar.

    https://www.facebook.com/pages/Apple-inc/516994821680702

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo