Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra policial jogando spray de pimenta em crianças!

Foto mostra policial jogando spray de pimenta em crianças! Será?

Crimes

Foto mostra policial jogando spray de pimenta em crianças!

A imagem abaixo começou a circular pelo Facebook, Twitter e Orkut em outubro março de 2011 e mostra uma cena um tanto assustadora! Aparentemente, um policial direciona um jato de um spray em algumas crianças durante o que parece ser um protesto. Em inglês, o texto que acompanha a fotografia afirma que se trata de um spray de pimenta.

Foto mostra policial jogando spray de pimenta em crianças! Será?

Foto retirada do Facebook mostra policial jogando spray de pimenta em crianças! Será?

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Infelizmente, a foto é real! E é mais triste ainda é descobrir que, apesar da notícia chegar até o E-farsas.com em inglês, o fato ocorreu na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro – aqui no Brasil!

No dia 23 de março de 2011, o fotógrafo Peter Kirilos – do jornal O Globo – conseguiu esse flagrante durante um protesto dos moradores, que há 5 meses não recebem um benefício do governo.

Desde 2010, alguns moradores de Niterói – que ficaram desabrigados por causa das chuvas – recebem um aluguel social, uma ajuda de custo da prefeitura. Segundo os protestantes, há pelo menos 5 meses o benefício de R$ 400,00 não estava sendo pago.

O 12° BPM destacou 80 policiais para tentar conter os manifestantes. Durante o confronto, o fotógrafo conseguiu esse clique que chocou muita gente.

No dia 29 de março, o mesmo jornal (O Globo) publicou uma notícia afirmando que o Ministério Público abriu um processo investigatório criminal para apurar possível crime de abuso de poder cometido pelo Policial Militar. O jornal afirma que, “segundo o MP, caso o policial seja denunciado, processado e condenado, ele terá, além da pena de seis meses de reclusão, a perda do cargo”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Foto mostra policial jogando spray de pimenta em crianças!

Foto mostra policial jogando spray de pimenta em crianças! (Peter Kirilos - O Globo)

De acordo com a versão online do jornal Folha e o site Direito2, no dia 5 de julho, o Ministério Público denunciou os dois policiais envolvidos no incidente por prática de crime de abuso de autoridade – previsto na Lei nº 4.898/65. A Folha informou que o Ministério Público solicitou a suspensão imediata dos policiais envolvidos até que o processo seja concluído. “Os PMs denunciados demonstram que não têm vocação e aptidão para o exercício de função tão importante que é a de policiamento ostensivo”, afirmou o órgão, segundo a reportagem da Folha.

Conforme informou o jornalista Ancelmo Gois em seu blog, um dos dois policiais iria ser promovido a major, mas teve seu nome retirado da lista 2 dias depois de ser denunciado pelo MP.

Punição ou promoção?

Já o Correio do Brasil afirma que a promoção do policial saiu, sim! O jornal confirma no dia 17 de outubro que o ex-capitão (um dos dois envolvidos no caso do spray de pimenta) foi transferido para outro batalhão e promovido a major.

Caso semelhante nos EUA

Nos Estados Unidos, em abril de 2011, um policial foi noticia depois de também lançar spray de pimenta em um garoto de 8 anos!

Conclusão

Foto Real!

 Sites Pesquisados

Continue lendo
29 Comentários

29 Comments

  1. Emerson Neves

    26 de outubro de 2011 em 6:56

    ola, gostaria de saber se esta e farsa ou verdade,
    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=21431

  2. Emerson Neves

    26 de outubro de 2011 em 12:17

    tirou meu comentario?ou vc já ta analizando?

  3. Emerson Neves

    26 de outubro de 2011 em 12:26

    Bom que sabe agora vc não pesquise a fonte e forte ai
    http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-humber-15104896
    fake ou verdade..da um otimo poste um abraço adoro este site..

  4. D

    26 de outubro de 2011 em 13:09

    Ridiculo… A maioria dos Policiais do Brasil são uns grande monte de titica. (para não falar outras coisas)
    São corruptos e Covardes… claro mais facil bater em artista de rua em SP ou jogar spray de pimenta em crianças, afinal esses~estão desarmados e não podem rividar.
    O que da raiva é qu com tanto bandido no Brasil os |Policiais vão e agridem artista de rua, camelo, crianças… e os fdps ainda são promovidos…
    queria que essa foto fosse uma farsa… mas farsa mesmo é o Brasil e a Policia ridicula que temos.

  5. Adriano Botelho

    27 de outubro de 2011 em 9:15

    Essa foto está circulando no Facebook desde março de 2011, e não desde outubro.

    Tenho a mesma gravada em HD com a data de março, quando a mesma começou a circular.

    • Gilmar Lopes

      27 de outubro de 2011 em 18:33

      Pode ser dessa época mesmo! No entanto, a foto começou a circular com força (e em inglês) há poucos dias! Como não havia encontrado registros anteriores, achei que o mês seria outubro. Já atualizei essa informação no post! Valeu!

  6. Sônia Nazareth

    27 de outubro de 2011 em 12:33

    Isso e vergonhoso.Uma covardia e dizer que nasci neste estado e estudei nesta cidade.Mas com governo e a policia que tem!!!!!!!!!!!

  7. Giane

    27 de outubro de 2011 em 12:34

    Porque essa mãe não tirou a garota da frente?
    E esse policial tem q queimar no inferno esse desgraçado, filho da puta!!!!

    • Pedro Rocha

      28 de outubro de 2011 em 15:23

      Quando se leva crianças para protestos geralmente é para serem usadas como escudos, exatamente para desconhecedores da situação como muitos dos comentaristas aqui critiquem a Polícia. Essa tática abjeta foi utilizada diversas vezes pelo MST nos anos 80. Muitos não entendem, mas existe algo chamado “fragor da disputa”, que é a situação de stress que sofrem os soldados durante suas missões e que fazem com que cometam atos brutais os quais não fariam em situação normal. Forças policiais não devem alegar isso porque teoricamente deveriam ser psicologicamente preparadas, mas o que se vê no Rio guarda semelhanças com o conflito israelo-palestino.

      • D

        1 de novembro de 2011 em 16:14

        Pelo o que eles protestavam?
        Porque as chuvas destruiram a casa deles, por causa que o estaqdo não fez nada para evitar, e o estado parou de pagar o aluguém para eles… não são vagabundos, são pessoas que perderam suas casas.
        estado e policia são um lixo.

        • Pedro Rocha

          3 de novembro de 2011 em 15:47

          O dever do Estado era impedir a destruição das encostas e morros causada pela favelização, não colocar creches, bicas d’água, muros de arrimo e paleativos brizolistas. Posso dizer por experiência própria, porque embora de família pobre, meu pai sofreu com êxodo rural, enchentes, subempregos e trabalhou muito para comprar um terreno em uma área segura para nós e nunca invadiu área pública ou encosta de morro. Não existe isso de “coitadinhos”: as pessoas têm que arcar com suas escolhas, certas ou erradas, e não colocar a culpa nos outros (pais, governos, polícia etc.). Essa ilusão de ganhar a vida na cidade grande remonta o final da década de 50 quando do fim da construção de Brasília, quando muitos “candangos” foram para São Paulo, Rio e BH prosseguir a carreira na construção civil. À época foi uma forma de fugir da miséria, mas fazer isso hoje é ir de encontro a ela.

      • Daniel

        12 de novembro de 2011 em 0:39

        O uso de crianças como escudo humano é bastante comum entre os guerrilheiros palestinos, e do jeito que os corruPTos simpatizam com eles não seria de se estranhar que tal tática fosse empregada também no BraZil…

  8. Geraldo Magela

    27 de outubro de 2011 em 13:51

    Só que o militar da foto não é Capitão e sim soldado.

    • Gilmar Lopes

      27 de outubro de 2011 em 18:31

      Verdade! No caso, o Ministério Publico abriu um processo contra um soldado e um capitão!

  9. Pingback: Retrospectiva E-farsas: O que rolou no E-farsas em outubro de 2011 | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  10. Santana

    3 de novembro de 2011 em 8:18

    Se é real, então pq o pulso do policial não aparece na primeira foto e já na segunda vc vê o pulso dele… E eu ainda levava esse site a sério ¬¬

    • Jéssica

      29 de dezembro de 2011 em 11:11

      Se você observar melhor, verá que são fotos diferentes, observe a paisagem da imagem, na primeira há uma mulhar, na segunda não. São ângulos diferentes. Por favor, antes de criticar a credibilidade de um site, tenha certeza disso. Ninguém constrói um site deste para ocupar seu perder seu tempo, e sim, para facilitar a vida das pessoas que procuram a verdade através da internet.

  11. Jaino

    15 de novembro de 2011 em 15:32

    Essa foto é falsa… como esse site pode colocar toda essa matéria ai em cima só pra dizer que é verdadeira o.0
    ridículo..

  12. Caca Ahmadinejad

    19 de dezembro de 2011 em 19:26

    Falsa é o cacete ! é aqui em Niterói. Coloque spray de pimenta nos seus olhos, pq refresco não será.

  13. Adalberto

    16 de janeiro de 2012 em 22:16

    O policial é soldado(reparem na divisa), portanto ele não é capitão e por isso não poderia ser promovido a major, nessa o site errou, apesar de o abuso ser verdadeiro a noticia da promoção é falsa.

  14. Marcelo

    9 de fevereiro de 2012 em 12:46

    Prezado senhores da imprensa,
    pergunto-lhes, aonde esta a pressão da imprensa quanto a esse ocorrido??? estamos hoje em 2012, não temos mais atualizações a respeito do ocorrido, esse fato se deu por encerrado? não houve nenhuma contrariedade? segue mais uma vez a impunidade? isso deve ser revisto pela imprensa, para que a justiça seja feita, mesmo sabendo que no brasil estamos todos os dias passando por abusos, estes, que nos deixam com raiva, mas sem nenhuma atitude de revolta que faça mudar essa palhaçada. O povo só se mobiliza para coisas futéis, enquanto nos mantivermos omissos, seremos oprimidos e esquecidos. Então segue ai a minha insatisfação com o sistema, que por sua vez conforme este caso segue falhando.

  15. joelson

    24 de fevereiro de 2012 em 0:37

    ah brasil………………………………………………………….

  16. Carlos Skolnick - Fotógrafo

    27 de maio de 2012 em 0:18

    Foto real, porém se trata de um truque de lentes.
    A foto foi feita com uma tele-objetiva que, entre outros efeitos, traz o segundo plano para o primeiro.
    Utilizando uma 350mm e uma abertura fechada você produz o efeito mostrado na foto.
    Ou seja, essa foto foi “montada” antes do clique.

  17. Denise

    24 de junho de 2012 em 21:11

    PM jogando Spray de pimenta numa criança eu deixo meu protesto: Esse cidadão que veste farda e representa o Estado deveria ser EXPULSO da corporação, pois não tem a mínima competência para ser policial

  18. lordy

    28 de agosto de 2012 em 15:28

    tinha que toca esprei de pimenta no fiofo desse pilantra fdp!!!

  19. Adriana

    6 de janeiro de 2013 em 14:52

    Meu Deus não deu nem para acreditar quando vi no facebook esse policial é só a prova que tem muitas autoridades que não vale o cargo que tem devião pegar ele e jogar Spray de pimenta em todo tipo de buraco que tiver nele… e com certeza ficou por isso mesmo nada foi feito por que esse é o Brasil onde a lei é pros mais fortes que vergonha…..

  20. Rodrigo Marangoni Gilioli

    18 de novembro de 2018 em 13:25

    Pedro Kirilos e não Peter Kirilos! 😉

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo