Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Ivan Stoiljkovic o garoto magnético da Croácia!

O menino magneto da Croácia

Demoníaco

Ivan Stoiljkovic o garoto magnético da Croácia!

O menino croata e seu questionável poder de atrair objetos com o corpo faz com que ele ganhe fama no mundo todo.

O menino croata e seu questionável poder de atrair objetos com o corpo faz com que ele ganhe fama no mundo todo.

Na segunda semana de maio de 2011, o jovem croata Ivan Stoiljkovic, de apenas 6 anos de idade, ficou famoso ao afirmar que possui estranhos poderes. Além de atrair objetos no seu corpo, ele diz possui os dons da auto-regeneração e da cura. Igualzinho aos personagens da série X-Men!

Ivan Stoiljkovic se transformou em celebridade na cidade de Koprivnica, na Croácia, onde mora. Seus parentes contam que o menino magnético precisa se concentrar muito para conseguir produzir o efeito e, assim, consegue colar moedas, colheres, celulares e até frigideiras em seu corpo nu. De acordo com a família, Ivan consegue grudar até 25 quilos em seu tórax!

O menino magneto da Croácia

O menino magneto da Croácia

Snezana Stoiljkovic, mãe do menino, conta que: “Há uns meses atrás, a avó de Ivan viu na TV um menino que estava fazendo coisas desse tipo. E então ele (o Ivan) tirou a camiseta e perguntou se poderia fazer isso também. A vovó colocou então coisas sobre ele e elas ficaram grudadas!”.

Veja no vídeo abaixo uma matéria sobre o garoto!

[iframe: width=”560″ height=”349″ src=”http://www.youtube.com/embed/2hGmjURO02c” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Ivan também teria outros poderes. A família do menino afirma que seus ferimentos curam rapidamente, sem deixar cicatrizes. Além disso, o jovem croata teria também o poder de curar outras pessoas. As dores de estômago de seu avô são minimizadas quando Ivan coloca as mãos sobre a barriga do velho. Os familiares juram de pé junto que o imã humano também teria acabado de vez com a dor na perna de um vizinho que havia sofrido um acidente de trator.

Será que isso é real?

A notícia que você leu acima é um resumo do que saiu em vários jornais no mundo. Ou seja, a notícia é real. O garoto existe mesmo!

E os poderes, são reais?

Para responder a isso, vamos dividir poder por poder. A família do garoto diz que ele possui os seguintes poderes:

a) Regeneração acelerada;

b) Cura de doenças;

c) Magnetismo;

Os dois primeiros poderes da lista estarão fora do escopo da pesquisa do E-farsas.com nesse momento. Nos vídeos não há nenhuma prova de que ele tenha sarado rapidamente ou que tenha realmente curado alguém.

Podemos ver apenas o menino colocando a mão em uma perna, porém não dá para saber (pelo vídeo) se o “paciente” foi curado ou não. Tampouco dá para saber e a perna estava realmente “doente”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ninguém feriu o jovem croata só para ver se ele sararia rápido mesmo! (Seria maldade isso, né? Eu sei!)

Com o poder “a” e “b” descartados, vamos ao terceiro e mais curioso poder de Ivan Stoiljkovic, o magnetismo corporal.

Para que serve um poder desse tipo? Curar dores, tudo bem… É útil. Agora, cá pra nós, atrair objetos com o corpo é um poder sem muita serventia. Não é?

Ivan também não pode ser chamado de imã, pois ele não só atrai metais, como também celulares e até vidro!

Note também que o garoto só faz as suas demonstrações sem camiseta, ou seja, os objetos (todos com superfície lisa!) ficam grudados diretamente na sua pele. Mais precisamente, no óleo da sua pele.

Ivan não é o único que consegue fazer esse truque. No Youtube podemos encontrar várias pessoas que conseguem repetir o mesmo efeito. Há, inclusive, outro garoto – até meio parecido com Ivan, o sérvio Ivkovic Bogdan, de 7 anos de idade.

Bogdan, assim como Ivan, também teria o poder de atrair objetos para o seu corpo. O poder também só funciona se ele estiver sem camiseta! Veja no vídeo abaixo:

[iframe: width=”560″ height=”450″ src=”http://www.youtube.com/embed/nstFheaxwYo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

As chamadas pessoas magnéticas têm algumas características em comum. Geralmente têm pouco pelo no corpo. Isto é importante porque alguns fios de cabelo que fiquem entre a pele podem reduzir o atrito com o objeto.

Note também que tanto Bogdan quanto Ivan são gordinhos e suas barriguinhas ajudam a descansar parte do peso dos objetos no peito dos meninos.

Croata magnético!

"E aê? O que que tá pegando? Tampei os mamilos polêmicos!"

De acordo com Benjamin Radford, editor da revista Skeptical Inquirer, “Na maioria dos vídeos, as pessoas estão sempre se inclinando ligeiramente para trás e nunca para frente.”. Radford também explica que “‘se pendurassem uma bússola no pescoço dos garotos, a agulha teria que apontar em direção a eles. Em vez disso, ela continua apontando para o norte que é o pólo magnético da Terra”.

Sadie Crabtree do James Randi Education Foundation (JREF), uma organização que financia a investigação científica das alegações de acontecimentos paranormais, disse que o efeito é muito simples. “A pele é naturalmente um pouco pegajosa, e alguns tipos de pele são provavelmente mais oleosas do que outros”.

James Randi, o cético famoso que fundou a JREF, demonstrou que os poderes “magnéticos” das pessoas somem quando elas são polvilhados com talco.

Alguns dias depois de Ivan fazer sucesso na web, um grupo de especialistas e céticos se uniu no Facebook para provar que o menino croata não possui habilidades sobrenaturais. Os membros do grupo “Somos todos Magneto Boy” mostra fotografias de pessoas com objetos de metal que adere às partes de seus corpos, algo que, dizem os especialistas, todos ser humano é capaz de fazer.

Continue lendo
31 Comentários

31 Comments

  1. Gata Agressiva

    20 de maio de 2011 em 8:57

    to nem aí se os poderes dele são reais ou fake.. kero saber #comofaz pra conseguir o telefone e e-mail do parente dele de colete preto? croacia, la vou eu!

    • Julio Costa

      20 de maio de 2011 em 16:16

      tem o numero de telefone do senhor de blusa de manga azul.

    • ARROJADO

      28 de maio de 2011 em 11:39

      Se você for realmente uma gata agressiva, posso fornecer um belo nº, Quer mesmo?

  2. kable

    20 de maio de 2011 em 9:03

    percebeu que eles são gordinhos?
    bom eu tb sou e consigo fazer isso sabe,
    por exemplo: a gente sua muito e num da pra ver no video mais tb a olho nu só se vc encostar
    dae da pra gudar as bagaça que vc quizer !!!
    agora pede para eles colocarem uma geladeira.
    essa farsa acaba na hora!!!

  3. MortykuS

    20 de maio de 2011 em 11:03

    Olá! Antes de mais nada, parabéns. Acompanho o e-Farsas a um bom tempo e é praticamente impossível não comentar a evolução do site! Parabéns mesmo!

    O e-Farsas tem sido muito útil no combate a e-mails chatos e incoveniente que aparecem de vez em quando na minha caixa.

    Novamente, parabéns! Continuem assim!

  4. Natan

    20 de maio de 2011 em 14:12

    Boa matéria!
    mas espere “É útil. Agora, cá pra nós, atrair objetos com o corpo é um poder sem muita serventia. Não é?”

    Magneto n acha isso…

  5. Carol

    20 de maio de 2011 em 17:34

    Magneto + Wolverine = Ivan Stoiljkovic!

  6. Jorgina Domingo Carmo

    20 de maio de 2011 em 19:59

    Com essa banha toda claro que o moço é pegajoso e tudo cola no corpo dele!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Agora magnético??? affe

  7. Sandra Almeida

    20 de maio de 2011 em 20:10

    Nossa! Eu tava quase acreditando! hehehehe!

  8. Juan

    20 de maio de 2011 em 22:11

    Então não era viral do superbonder? Haha, curti o post, o mistério foi desvendado.

    Não achava que uma criança produzia tanta oleosidade na pele para conseguir tal feito, eu custei pra grudar uma tampinha de cerveja na testa, qual será a manha? Comer gordura o dia todo? haha

    • luiz carlos maldonado

      21 de maio de 2011 em 13:39

      algum dia passou pela cabeça de alguém que benjamim franklin – o mesmo do pararaio e que consta na maior nota de dolar americano US$100, que só homenageia ex presidenets e que não foi presidente, foi mandado pelo govrno dos usa a frança para estudar o magnetismo animal.
      porques erá que einstein – aquele da lingua de fora a fisica e matematica se preocupou tanto em estudar magnetismo… afinal de contas é sempre bom saber porque ao invés de sair detonando, porque cultura é a única coisa que ninguén tira das pessoas.

      • paulo

        28 de maio de 2011 em 17:39

        Caro Luiz Carlos Maldonado;
        Qualquer um pode fazer este truque. Vc também! Basta inclinar o corpo um pouquinho para trás e qualquer objeto fica como se estivesse preso ao corpo. Observe que ambos os garotos se inclinam. O fato de serem gordinhos também ajuda pois os peitos ficam mais salientes criando curvas que possibilitam o tal “magnetismo”(encaixe/descanso). Tire a camisa e ponha um lápis ou uma caneta, por exemplo, um pouco acima do seu peito e ele não cairá. O metal por ser mais pesado facilita ainda mais. Cá pra nós! Magnetismo existe com objetos metálicos(e não são todos). Ora, o cara atrai até louça!!!! É demais, vc não acha? Esses países parece viver ainda na idade média quando qualquer truquezinho barato iludiria alguém com o objetivo de vender elixir da longa vida. Talvez nem conheçam David Coperfield ou Cris Angel. Aí sim, veriam o que é realmente um bom truque mágico. Esse é bem fraquinho….

  9. Léia L. Caldeiras

    21 de maio de 2011 em 14:45

    Date: Sat, 21 May 2011 07:50:36 -0700
    From: sosocamargo@yahoo.com.br
    Subject: Enc: MSN
    To: joaomarcusss@hotmail.com

    EU TBM JÁ ESTOU AZUL !!

    SOBRE O MSN !!!!!!Aproveitem! Isto é verdade, eu já estou azul… Isto é muito importante e urgente! Não apaguem sem reenviar antes…!

    Oi, nós somos Andy e John, os diretores do Messenger. Antes de mais nada, pedimos desculpas pela interrupção, mas o Messenger acabará. Isso acontecerá porque muitas pessoas desconsideradas têm várias contas diferentes. Neste momento, só temos 578 nomes livres e por isso que o uso do Messenger e do Hotmail terá um custo a partir do verão de 2011. Se você mandar esta mensagem, no mínimo, a 18 pessoas diferentes da sua lista, seu ícone ficará azul, o que significa que será grátis para você. Se não acredita, visite o site http://www.msn.come veja por si mesmo. Se você quer que encerremos sua conta, não mande esta mensagem, mas se quer conservá-la, mande-a a seus contatos. Isto não é uma brincadeira, mande-a!!! Vai ver que ficará azul!!!

    Date: Sat, 21 May 2011 07:50:36 -0700
    From: sosocamargo@yahoo.com.br
    Subject: Enc: MSN
    To: joaomarcusss@hotmail.com

    EU TBM JÁ ESTOU AZUL !!

    SOBRE O MSN !!!!!!Aproveitem! Isto é verdade, eu já estou azul… Isto é muito importante e urgente! Não apaguem sem reenviar antes…!

    Oi, nós somos Andy e John, os diretores do Messenger. Antes de mais nada, pedimos desculpas pela interrupção, mas o Messenger acabará. Isso acontecerá porque muitas pessoas desconsideradas têm várias contas diferentes. Neste momento, só temos 578 nomes livres e por isso que o uso do Messenger e do Hotmail terá um custo a partir do verão de 2011. Se você mandar esta mensagem, no mínimo, a 18 pessoas diferentes da sua lista, seu ícone ficará azul, o que significa que será grátis para você. Se não acredita, visite o site http://www.msn.come veja por si mesmo. Se você quer que encerremos sua conta, não mande esta mensagem, mas se quer conservá-la, mande-a a seus contatos. Isto não é uma brincadeira, mande-a!!! Vai ver que ficará azul!!!

    Erro! O nome de arquivo não foi especificado.

  10. denis

    22 de maio de 2011 em 11:19

    É pena que alguns jornais sensacionalistas, como a semário angolense ca na nossa Angola, publicaram a notícia sem investigar da veracidade de tal informação, o que demonstra o quanto apenas publicam para vender. RSRS.

  11. Rodrigo

    22 de maio de 2011 em 19:05

    Mais um factóide que é repetido indefinidamente sem que se verifique a fonte direito. Mas notícias assim atraem público. Então, vamos repassando farsas. Parabéns, Gilmar!

  12. carlos

    23 de maio de 2011 em 16:11

    o fato é.. gordo gruda! melado! BAH!

  13. Tiago

    31 de maio de 2011 em 10:05

    Quero ver ele colocar os talheres e sair correndo ou pular. Aí eu acredito que ele é magnético e dou a bunda pra ele.

  14. jokerz

    2 de junho de 2011 em 4:09

    eu tbm grudo objetos o segredo e ficar meio inclinado e minha pele e bem oleosa nao e poderes e sim a forma o angulo que a pessoa fica poderes nao existem porra!!

  15. menino esperto

    9 de junho de 2011 em 18:38

    não tem nada de demais nisso! acho que isso é só seroto demais no corpo dessa garoto! por isso que as coisas grudão nele.(seroto) mesmo que muita sujeira com suor.

  16. Fernando

    20 de junho de 2011 em 8:10

    Eu quero agradecer ao homem que escreveu esse artigo.
    Eu vi ontem na Record essa matéria e fiquei irritado quando o repórter disse que isso a ciência não conseguia explicar.
    Eu bem que desconfiei que isso tinha a ver com oleosidade e com pessoas muito gordas.
    O próprio título de garoto “imã” está errado pois se ele tivesse esse grau de magnetismo ele atrairia objetos simplesmente chegando perto (ele só consegue fazer isso com algum tipo de ajuda).

  17. Igor

    20 de junho de 2011 em 16:50

    Fizeram uma matéria sobre esse menino na record ontem (19/06/2011), e foi uma completa besteira…Desde o começo eu já percebi o truque, eu mesmo com alguma destreza consigo fazer melhor, colar uma colher no nariz! 🙂
    A reporter entrou na dança, aparentemente acreditou que o menino tinha algum poder, ou então fingiu…Que apelação para conseguir audiência, hein Record!?

  18. Eduardo

    21 de junho de 2011 em 15:56

    Bom, pelo principio da gravidade, massa atrai massa…

  19. Mat Walker

    5 de julho de 2011 em 8:09

    Bem… se ele exercer alguma atração, é gravitacional ‘-‘

  20. Luiz

    20 de setembro de 2011 em 13:22

    É FAKE! como ja sitaram ai nos comentarios, os gordinhos (principalmente quando crianças) transpiram bastante, ai fica facil grudar qualquer coisa no corpo, e ja perceberam que ele só faz isso na parte da frente do corpo dele?agora pede pra ele colocar nas costas, ai eu quero ver hehe e engraçado que depois desse menino agora outros dois ja apareceram, incrivel nao? hehe
    FAKE!

  21. caroline

    24 de setembro de 2011 em 19:53

    eu a doreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  22. Pingback: Garoto de Salgueiro consegue segurar objetos metálicos e de alumínio no corpo » Portal Belmonte Notícias - A notícia em primeira mão

  23. Pingback: Retrospectiva 2011! O que rolou no E-farsas no ano passado! | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  24. WTF

    5 de janeiro de 2012 em 22:04

    isso e grude

  25. Leonardo Zanella

    29 de junho de 2012 em 16:13

    Muito boa a matéria, parabéns!
    Só gostaria de comentar, que o que é responsável pelo efeito de grudar no menino não é o atrito, e sim uma adesão das superfícies causadas pela atração eletroestática das superfícies e a tensão superficial do óleo da pele do garoto, e a presença de pelos acaba alterando a distância entre a pele do garoto e o objeto, anulando o efeito. Um fator que prova isso é que, por esses feitos serem dependentes da área dos objetos, o garoto sempre mantém uma área de contato grande entre as superfícies, como no caso das colheres e da grelha.
    O garoto não conseguiria grudar os objetivos se estes forem mantidos perpendicular ao corpo, o que é muito fácil fazer com um imã de verdade!
    A propósito, acho que ele deve ficar bem mais magnético depois de uns dias sem tomar banho 😛

  26. cristina

    3 de setembro de 2012 em 21:44

    http://www.e-farsas.com/ivan-stoiljkovic-o-garoto-magnetico-da-croacia.html

    Eu sou magra e cola, nao sabemos que é isso! mas sei que tera explicação e serventia, ja tentei usar para curar. consegui curar meu cachorro que estava com um tumor, desapareceu mas voltou novamente foi onde estourou. levei ao veterinario que limpou e oje ele esta bem, e tambem consigo curar dores que tenho nas costas maos tenho reumatismo rematoide..mas as dores sempre retornam..é incrivel isso..e tambem ja curei dores de cabeça de uma amiga e de meu marido…nao sou nenhuma religiosa praticante talvez é isto que falta.

  27. Agata Borges

    12 de maio de 2013 em 13:21

    Uhummm Ele E Pégajoso Com Todas As Quelas Coisas Grudadas Nao sei nao :/

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo