Lula recebeu diploma de universidade com erros de português?

Share Button

É verdade que o diploma de Doutor Honoris concedido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi entregue a Lula com erros gramaticais?

A imagem se espalhou na internet na segunda quinzena de agosto de 2017 e rapidamente se tornou motivo de piadas na rede. O que chama a atenção na foto é que o diploma oferecido ao ex-presidente Lula pela UFRB apresenta dois erros gramaticais:

O primeiro erro é a separação do sujeito, verbo e predicado: “A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, concede ao maior presidente da República Federativa do Brasil, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, o torneiro mecânico, o título de doutor honoris causa”.

Outro erro que ninguém deixou passar aparece na assinatura do documento, na palavra “dicentes”, que poderia se referir aos discentes (os alunos) ou aos professores (docentes).

Será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

Ex-presidente recebe diploma de doutor com erros de grafia! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A imagem é real, mas o documento não é oficial. A universidade nega ter entregado tal documento ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva!

No dia 17 de agosto de 2017, a Justiça Federal deferiu a liminar cancelando a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente pela UFRB. A determinação estipulou que a suspensão do evento passaria a valer para esta “ou outra qualquer data”. Por esse motivo, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia não pôde realizar a entrega do título ao político.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Mesmo assim, Lula recebeu um diploma (sem a assinatura do reitor da instituição, Silvio Soglia). Conforme afirmado aqui, o documento foi elaborado por 6 alunos da universidade que, como podemos notar, precisam se dedicar um pouco mais nas aulas de Português:


Em nota, a UFRB nega que esta tenha sido uma homenagem feita pela instituição:

“A UFRB não entregou nenhum diploma ao ex-presidente”, disse a nota enviada à Gazeta do Povo!

Atualização 22/08/2017

No dia 22 de agosto de 2017, a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) publicou uma nota de esclarecimento a respeito desse episódio negando a entrega de diploma ou de quaisquer documentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Abaixo, segue a nota na íntegra:

“Em resposta à publicação do jornalivre.com intitulada “Diploma Honoris Causa de Lula está escrito errado: ‘dicentes’ em vez de ‘discentes’”, a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) vem a público esclarecer que: 1. Não emitiu e não realizou a entrega do diploma Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 18 de agosto de 2017, em sessão solene do Conselho Universitário. Conforme já divulgado em seus canais oficiais, esta deliberação se deu em cumprimento à decisão judicial da 10ª Vara Federal Cível da capital baiana, que suspendeu a concessão do título honorífico. 2. Não promoveu a cerimônia de entrega do diploma Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ou qualquer outra cerimônia oficial, que não o Ato em Defesa da Autonomia Universitária, realizado no campus de Cruz das Almas, no dia 18 de agosto de 2017, com a presença de autoridades locais, parlamentares, representantes sindicais e reitores das universidades federais da Bahia. 3. Desconhece a autoria do documento registrado em foto que circula nas redes sociais, com a indevida apropriação da marca institucional da UFRB, desrespeitando os trâmites legais para expedição de diplomas de Doutor Honoris Causa. A proposição, análise e aprovação deste título honorífico na UFRB atende a resolução CONSUNI nº 006/2011, que regulamenta a concessão de títulos desta natureza. 

Cruz das Almas, 22 de agosto de 2017

Reitoria Universidade Federal do Recôncavo da Bahia”

Conclusão

A imagem é verdadeira, mas o documento não é oficial da universidade. Ele foi feito por alunos da instituição!

Share Button
Política, Verdadeiro
, , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *