Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Minirretrospectiva 2013: O melhor do melhor ano do E-farsas!

E-farsas

Minirretrospectiva 2013: O melhor do melhor ano do E-farsas!

Relembre conosco algumas das coisas mais legais que rolaram no E-farsas.com em 2013. Reveja alguns dos artigos mais polêmicos e comemore conosco algumas conquistas!

2013 foi o ano do boato eletrônico. Nunca houve um aumento tão grande de sites e blogs criando hoaxes e nunca os boateiros online tiveram tanto destaque. Alguns criaram farsas memoráveis, seja por brincadeira, seja a pedido de alguma agência de publicidade ou por maldade mesmo!

Mas o fato é que, desde 2002 (quando nasceu o E-farsas), nunca se falou tanto de farsas da web como no ano de 2013. E o nosso E-farsas cresceu junto, tentando desmentir os boatos da web cada vez mais “em cima do lance” para que o internauta possa ter um local confiável na internet para aprender a discernir o que é real do que e farsa. Foram mais de 300 artigos publicados esse ano. Cerca de 70% do que pesquisamos, acabamos por descobrir que era algum hoax.

Relembre agora alguns dos fatos mais legais que aconteceram nesse ano de 2013 aqui no E-farsas:

2013-retro

“É Nóis” na Mídia

Em 2013, concorremos ao premio Best of Blogs, organizado pela agência de comunicação alemã Deustsche Welle, que nos colocou entre os 10 melhores blogs de língua portuguesa do mundo! Encerramos o concurso entre os três melhores, uma enorme alegria!

Gilmar Lopes foi entrevistado pela Folha da Região, Jornal Tribuna do Planalto e um jornal no Japão. Participamos ao vivo do programa Transalouca da Rádio Transamérica e do programa Conversa Fiada na BestRadio Brasil.

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/u5nKP5vBCJk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Também participamos dos podcasts WeRGeeks, e do divertidíssimo Gorilacast.

E não podemos esquecer de mencionar as entrevistas que demos ao vivo no “Tem Graça ou Não!? Show”, do amigo Eder Nascimento e do Programa Brasil Ideal. Ambas na webtv Geração Z.

Além de tudo isso, ainda continuamos com o quadro semanal “Verdadeiro ou Farsa”, dentro do programa “Você é Curioso”, na rádio Bandeirantes!

Pra fechar o ano com chave de ouro, tivemos a grata informação de que dezembro de 2013 foi o mês em que tivemos a maior visitação da história do E-farsas! E, além desse feito, dezembro também foi o mês que o E-farsas recebeu o maior numero de comentários em todos os artigos. Uau, valeu!

E-farsas TV

Criamos um novo canal no YouTube onde estamos disponibilizando vídeos originais com algumas dicas para que o internauta não caia nas pegadinhas da web. No canal E-farsas TV vamos continuar a mostrar se aquilo que rola na web é verdadeiro ou falso.

Os 10 primeiros vídeos publicados foram vistos 120.000 vezes! Parece pouco, se compararmos com nosso canal antigo, que já alcançou a marca de 16milhões de visualizações, mas os números e comentários são promissores!

Com o trocadinho arrecadado no YouTube com esses vídeos estamos investindo em equipamentos para o nosso miniestúdio. A primeira câmera filmadora de alta definição já está paga (rsrsrs).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Aliás, por falar em dinheiro, gostaríamos de agradecer aos amigos que resolveram investir no E-farsas, como o pessoal da Fiction Corporation, a galera do Humor Chique e os publicitários da Tribal Fusion. Obrigadão!

Fanpage no Facebook

Criada em 2011, a nossa página no Facebook teve um crescimento inimaginável (pelo menos, pra nós) em 2013! fechamos o ano com 59.000 curtidas. Viva!

Artigos mais polêmicos

Em 2013, alguns artigos publicados aqui no E-farsas se tornaram históricos devido à enorme quantidade de comentários e de visitações. Alguns casos mais marcantes:

– Incêndio na boate Kiss foi premeditado? – Nesse artigo, explicamos as razões para que a teoria do incêndio na boate Kiss ter sido premeditado ser farsa.

– Telexfree é farsa? – Mostramos nesse artigo como que uma empresa fraudulenta conseguiu fazer fortuna em cima de investidores ingênuos. Muita gente criticou o post, mas alguns dias após a publicação o Ministério Público bloqueou os bens da empresa e obrigou que todo o dinheiro dos “funcionários” fossem ressarcidos. A Telexfree acabou… Estávamos certos!

Atualização

Conforme bem observado nos comentários pelo atento leitor Lucho, a Telexfree está proibida de operar no Brasil, mas a empresa parece continuar a estender seus tentáculos fora do país e, contrariando a Lei (como sempre fez), não parou de aceitar o cadastro (e o dinheiro) de trouxas investidores brasileiros! 

– Consumidor encontra cabeça de rato em garrafa de Coca-Cola – Contamos aqui no E-farsas a história do Sr. Wilson, que processou a fabricante do refrigerante Coca-Cola depois de afirmar ter encontrado um rato dentro da garrafa da bebida. Conforme enumeramos no artigo, seria impossível o rapaz ganhar a causa, visto que é fácil se adulterar o conteúdo de uma garrafa sem se romper o lacre. O Sr. Wilson perdeu a causa… Acertamos novamente!

– Fraude na Mega Sena da Virada! – Esse foi um dos mais polêmicos: um usuário do Orkut havia afirmado que o ganhador da Mega Sena da Virada de 2012 para 2013 sairia para uma determinada cidade e, por incrível que pareça, acabou acertando! Só isso já foi motivo para pipocar na web inúmeras teorias sobre uma possível fraude na loteria.

– Nostradamus previu a renúncia do Papa e meteoro na Rússia? – Essa foi fácil: Um artigo publicado no Facebook levantou a possibilidade do “vidente” Nostradamus ter previsto que o Papa Bento XVI iria renunciar. Bastou fazermos uma busca nas quadras escritas por Nostradamus para ver que ele não previu nada daquilo.

– Fotos do ator Paul Walker morto são verdadeiras? – No mesmo dia em que o ator de Hollywood Paul Walker morreu em um acidente de automóvel começaram a surgir algumas fotos dele morto. Claro que as imagens eram falsas, como mostramos aqui no E-farsas.

Conclusão

Muito obrigado a todos pelo impressionante crescimento do E-farsas em 2013. Esperamos poder contar com você para que, em 2014, continuemos firmes em tentar desvendar se o que rola na web é verdadeiro ou falso!

Feliz 2014 pra você, amigo leitor! Muito obrigado mesmo!

Continue lendo
8 Comentários

8 Comments

  1. Lucho

    1 de janeiro de 2014 em 15:52

    “2013 foi o ano do boato eletrônico. Nunca houve um aumento tão grande de sites e blogs criando hoaxes e nunca os boateiros online tiveram tanto destaque.”

    E como de costume eu digo, viva a era da (des)informação. Se depender desse pessoal que desliga todo e qualquer tipo de senso crítico e desconfiômetro e acredita em qualquer coisa que lê na Internet, o e-farsas ainda vai ter vários anos de vida. 🙂

    E sobre a TelexFree, ela ainda não acabou. Infelizmente essa bosta ainda continua viva, graças aos zumbis que ainda fazem parte dela.

    • Gilmar Lopes

      1 de janeiro de 2014 em 19:06

      Sério? A Telexfree ainda existe? Vou pesquisar melhor. Valeu

      • José Maria dos Santos

        2 de janeiro de 2014 em 10:21

        Pior ainda, Gilmar: tem gente exigindo seus direitos de continuar enganado e, é claro, continuar enganando em nome da ]Telexfree.

        • Lucho

          3 de janeiro de 2014 em 17:29

          E no Acre chegaram a até ameaçar de morte a juíza que impugnou essa merda.

      • Alexandre Aguiar

        2 de janeiro de 2014 em 12:54

        Na verdade existe porque alguns otários querem reaver seus “investimentos”.

  2. Marcos A.

    3 de janeiro de 2014 em 7:50

    Gilmar, para começar o ano dá uma olhada nesse site: http://www.mars-one.com/
    É sobre um empresário holandês que está recrutando 1058 voluntários para morar e colonizar Marte, já foram selecionadas 297 pessoas e são mais de 200 mil candidatos. Segundo o site o primeiro quarteto será enviado já em 2023.

  3. Juh

    4 de janeiro de 2014 em 21:51

    Feliz 2014 pra vcs! Realmente, povo acredita mto em boatos virtuais sem saber a procedência deles. Post excelente!

  4. Pingback: Blog do Lucho

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo