today-is-a-good-day
23.7 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Missionária Vanessa Rubens foi espancada até a morte! Será?

- Publicidade -

Notícia afirma que uma missionária de 23 anos chamada Vanessa Rubens dos Santos teria sido espancada até a morte na Síria! Será que isso é verdade?

A história – acompanhada de uma foto – apareceu na segunda semana de novembro de 2014 e conta a tragédia ocorrida com uma jovem missionária que, após concluir seus estudos no Brasil, resolveu sair pelo mundo para evangelizar na África. De acordo com o texto, Vanessa foi à Síria com um grupo de 9 pessoas, onde foi espancada até a morte por 3 terroristas sírios!

O assunto foi compartilhado inúmeras vezes nas redes sociais, indo parar na nossa fanpage do Facebook. Muita gente querendo saber se isso é verdadeiro ou falso.

A foto abaixo acompanha o artigo, mostrando o quanto a missionária teria sofrido antes de morrer:

Missionária Vanessa Rubens dos Santos teria sido espancada até a morte por pregar a sua religião na Síria! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)
Missionária Vanessa Rubens dos Santos teria sido espancada até a morte por pregar a sua religião na Síria! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Grupos extremistas sírios atacam cristãos (e outros grupos). Isso é um fato! Basta uma busca nos principais jornais online para encontrar muitas notícias de ataques ocorridos na Síria.

No entanto, a notícia sobre a morte dessa missionária possui várias características de um boato:

  • O fato teria ocorrido bem longe (para dificultar a verificação)
  • Usa nomes de pessoas que não existem
  • Trata de um assunto que atraia muitos leitores
  • Possui um tom alarmista
  • Não cita fontes
  • Não é datada

Analisando o texto

Logo no primeiro parágrafo já temos o seguinte:

“A jovem de 23 anos Vanessa Rubens dos Santos que concluiu seus estudos na escola de Missões no sul do País, se preparou para viajar o mundo evangelizando e libertando vidas.”

Em primeiro lugar, quando a morte teria ocorrido? A notícia não diz. Assim, quem ler o texto daqui alguns anos poderá achar que se trata de algo recente.

Além disso, o autor do texto não diz de onde ele tirou essas informações!

- Publicidade -

Uma busca por “Vanessa Rubens dos Santos” no Google só nos retorna sites e blogs que apenas copiaram o mesmo artigo.

A seguir, o autor da notícia diz:

[…]Ela sempre teve esse grande desejo de levar uma palavra de Fé, para os lugares mais distantes e inacessíveis, mas seu sonho foi interrompido em seu 5º mês de trabalho, após voltar de uma missão na Africa, ela foi até a Síria com um grupo de 9 pessoas.

Onde ela trabalhou na África? Para qual cidade ela teria ido na Síria? Quais os nomes das outras 8 pessoas de seu grupo?

O parágrafo deixou mais dúvidas do que informações…

Para finalizar, temos:

“[…]Enquanto dormiam, 3 terroristas invadiram seu acampamento e os atacaram com facas e ferros pontudos, Vanessa conseguiu correr e pedir ajuda em um pequeno templo de orações que estava aberto no momento do ataque. Os ferimentos foram muito graves e ela não resistiu e faleceu dentro do templo!”

As últimas linhas da notícia trazem uma grande quantidade de emoção, fazendo com que o leitor se sinta comovido com a triste história da missionária e, na intenção de ajudar, acabe compartilhando o boato!

 

Atualização 10/12/2014

Como a Escola de Missões foi citada no boato, entramos em contato com a entidade e, via e-mail, tivemos a seguinte resposta:

“Boa tarde,irmão Gilmar
A Paz!
Acreditamos ser um boato essa informação e a mesma não estudou conosco.
Tenha um lindo dia!
Que a cada tempo,mais e mais estejamos fortalecidos em Fé,para cumprirmos a nossa missão!
Fraternalmente,
Liza”

 

A foto que ilustra a notícia

Mas se a história é falsa, como explicar a foto da moça ensanguentada que acompanha essa “notícia”?

A imagem não tem nada a ver com esse boato! Na verdade, a fotografia foi tirada de um blog que promove uma peça de teatro!

A peça “Tortura” é exibida em igrejas evangélicas brasileiras e conta a história de uma missionária que foi enviada para pregar nas nas grutas subterrâneas na Coréia do Norte, mas sofre ataques de grupos de outras religiões. Bem parecida com o que teria acontecido com a missionária chamada de Vanessa no boato.

No YouTube é possível assistir a essa peça, na íntegra!

Conclusão

Apesar de ataques de grupos extremistas na Síria ser um problema real, a história da missionária Vanessa Rubens dos Santos é falsa! Não repassem esse tipo de boato!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Poxa Gilmar… ultimamente você tá pegando uns casos tão pão com ovo…

    Até o “boato” da morte de Chaves quando ele já tinha morrido você abriu um tópico.

    Coloca uns temas mais quentes aí!

    Essas pirações de FaceBook já deu o que tinha que dar.

    Só para dar um tema, que tal aquele caso da luz entrando no quarto de Chico Xavier? Aquilo sim é algo a se investigar!

  2. so missionaria e pode afirmar uma coisa esta foto e um montagem porque quando vc vao em missião nos pais musulmanos a mulhera missionaria nao uso unhas pintadas ni maquiagem v nos somos de jesus e nao pode ser du mundo nada de provocar os homems com enfeitos das mulheras mundainas ok tem a paz de jesus e um bom dia irmao

  3. estou tentando entender ao fato desse acontecimento, talvez inteligente.más sobre as unhas dela a(Missionária da foto) eu também fiz observação,não venha ser que, foram arrancadas em seção de torturas?

    • Boa! Estamos no aguardo!
      Agora fiquei com uma dúvida: Quando Jesus voltar (e se ele voltar), as pessoas irão acreditar? Como as pessoas saberiam que ele é Ele?

  4. o mesmo ocorre no fim de ano: assassinato em Vila Valqueire. Bruno estava na mesa quando começou a discutir com o cunhado bêbado(Nelio dos santos). Bruno que estava armado sacou o revolver calibre 38 e matou o cunhado . o caso foi registrado na delegacia de Vila Valqueire onde o suspeito está preso. 🙂

  5. o mesmo ocorre no fim de ano: assassinato em Vila Valqueire. Bruno estava na mesa quando começou a discutir com o cunhado bêbado(Nelio dos santos). Bruno que estava armado sacou o revolver calibre 38 e matou o cunhado . o caso foi registrado na delegacia de Vila Valqueire onde o suspeito está preso. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui