Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Não aceitem o usuário Sonia_cabrilis + Vírus “A Vida é bela”!

Correntes

Não aceitem o usuário Sonia_cabrilis + Vírus “A Vida é bela”!

E-mail pede para não aceitarmos o usuário Sonia_cabrilis e junta com o Vírus “A Vida é bela”! Será real?

Essa mensagem circula desde 2003 e segundo o VSantivirus (que é um site especializado em vírus), surgiu aqui no Brasil e se espalhou para o mundo inteiro. Encontramos versões em italiano, espanhol, francês  e em inglês.

Como já mostramos em várias outras pesquisas nossas, o texto possui várias características de um hoax, um boato eletrônico:

– Tem um tom alarmista;
– Usa em alguns trechos palavras inteiras em maiúsculas, para conseguir o efeito de urgência;
– Cita nomes de empresas conhecidas para dar mais veracidade ao texto;
– Pede para ser repassado a todos;

O texto faz uma mistureba de vários assuntos juntando, inclusive, outro hoax pesquisado por nós, que é o caso do falso vírus "A Vida É Bela!".

Logo no primeiro parágrafo temos:

Está circulando na internet uma nova fraude:

Depois, mais abaixo, quase no fim do texto, há um parágrafo que diz:

Esse é um novo vírus que começou a circular na rede sábado passado. Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus!

Esse "novo vírus" começou a circular no sábado passado? De que mês? De que ano?
Estamos recebemos esse e-mail desde 2003, e sempre o texto diz que o tal vírus começou a circular no sábado passado. Na verdade, o falso vírus "A Vida é bela" surgiu em 2001. O autor desse texto, com certeza, se aproveitou do boato e deu uma juntada a esse novo hoax. O desavisado internauta, ao ler esse e-mail poderá se confundir e acreditar no boato, uma vez que já pode ter lido, outras vezes, sobre o "A Vida É Bela".

É aquela velha história: "Se está na internet, então é verdade!".

Nos próximos parágrafos, temos:

…Roubam seu endereço Hotmail, mudam a senha e, através do Messenger e e-mail entram em contato com todos os seus amigos, obviamente fazendo-se passar por você, dizendo que você está com grandes problemas econômicos e que você precisa urgente
de um empréstimo, pedindo que depositem o dinheiro em uma determinada conta corrente, ou então pedem um nº de cartão de crédito ou documento similar (REPITO, sempre no SEU nome, como se fosse você ).  Alterando, a senha você
não terá como entrar nas suas mensagens para alertar os seus contatos.

Esse trecho é único que pode vir a ser real! Mas calma! Não se desespere!

Existem alguns arquivos chamados "trojan" ou "cavalo de tróia" que se instalam na máquina do usuário (que não tem o seu antivírus atualizado ou mal configurado) e através deles os hackers conseguem invadir essas máquinas. Algumas vezes, o usuário nem fica sabendo que está sendo invadido. Em certos tipos de invasão, os hackers conseguem até capturar as senhas do MSN, e-mail e outras, da vítima. De posse dessas senhas, os vagabundos conseguem fazer o que quiser, inclusive, usar o MSN como se fosse a vitima. Para esse problema, sugerimos que deixem seus antivírus atualizados e configurados corretamente, além de não se esquecer de atualizar constantemente o seu sistema operacional com os patchs de segurança fornecidos pelos fabricantes.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Acontece que, no próximo parágrafo, uma nova informação é adicionada:

Fale com todos os seus amigos que NÃO ACEITEM o contato Sonia_cabrilis de Hotmail, porque é um vírus que formata seu computador, e, se for aceito, por algum contato seu, automaticamente você estará infectado!

Não é bom mesmo aceitar contatos de pessoas que você não conhece em seu MSN. Na internet vale o que as mães sempre dizem: "Não fale com estranhos e olhe para os dois lados ao atravessar a rua!". Mas não existe nenhum vírus que se instala em sua máquina apenas por você aceitar alguém no seu MSN! O que pode acontecer é se essa tal de Sonia_cabrilis for algum hacker e conseguir te "jogar uma idéia" para que você deixe alguma brecha na segurança, liberando a entrada do intruso em sua máquina!

Próximas linhas:

Copie e envie esta mensagem para todos os seus contatos !
PRESTE MUITA ATENÇÃO ! !!

Bom, essa frase é padrão em um hoax. Recebeu uma mensagem com alguma frase parecida com essa, desconfie! Geralmente, esse tipo de e-mail é criado para conseguir vários endereços de e-mail. Nós, da primeira vez que recebemos esse texto, contamos mais de 700 e-mails para quem foram re-encaminhados. Se esses endereços caem nas mãos de algum spammer… ai, ai, ai!

A ultima parte do texto é um Ctrl+C CTRL+V descarado de um outro boato que já pesquisamos aqui no E-farsas. O tal vírus "A Vida é Bela" não existe. Talvez o Power Point com esse nome até exista, mas o vírus, não!

E nesse trecho:

A UOL já confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo. O vírus foi criado por um hacker que se auto-define o ‘dono da vida’, e o seu objetivo é o de destruir os computadores domésticos
para lutar contra a Microsoft; por isso usa a extensão . pps.

A UOL não confirmou nada! Em algumas versões mais antigas, a empresa era a AOL. Porem, como a empresa não atua mais aqui no Brasil, o texto foi modificado para a UOL. Conveniente, não é?

E para encerrar, a mensagem novamente:
ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS SEUS CONTATOS. ASSIM, PODEREMOS AJUDAR
UNS AOS OUTROS!!

 

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. helton

    10 de julho de 2012 em 11:04

    email (não será publicado)” Lenda

  2. Vera

    22 de julho de 2012 em 16:25

    Sempre tem um espertinho dando de espertão

  3. António Pereira

    7 de agosto de 2012 em 13:23

    É bem bom que inocentemente (porque não fazem grande mal) andem por aí dizendo que devemos nos precaver de vírus e de Sónias e outros meliantes. Assim, estaremos mais atentos a todas as mensagens com falsas ofertas e peditórios e pps à mistura. Bem melhor do que propalar que a vida é… mesmo bela e cairmos numa ratoeira. Mas já por essas e por outras eu só uso Linux e não Micro$oft.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo