Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Novo Aviso de privacidade do Facebook é falso?

Aviso espalhado pelo Facebook (reprodução)

Correntes

Novo Aviso de privacidade do Facebook é falso?

Mensagem circula pela rede social desde o começo de setembro afirma que agora o Facebook é de capital aberto e que é possível proteger seus dados até do governo americano, mas será que isso é verdade?

No começo da segunda semana de setembro de 2012, a mensagem abaixo começou a ser espalhada pelos usuários do Facebook. De acordo com o texto, a rede social teria se tornado uma empresa de “Capital Aberto” e que a partir de agora, a única maneira de evitar que seus dados ficassem expostos seria copiar o texto a seguir e colar nos seus próprios perfis:

Aviso espalhado pelo Facebook (reprodução)

Aviso espalhado pelo Facebook (reprodução)

 

Verdadeiro ou farsa?

É claro que é farsa!

A mensagem, que afirma que apenas copiando e colando um texto no Facebook confere maior privacidade ao usuário não tem o menor sentido. Aliás, essa história nem é nova! Encontramos versões em inglês do mesmo boato circulando desde junho desse ano.

Facebook - aviso em inglês!

Facebook – aviso em inglês! (reprodução)

Alguém fez a tradução do boato para o português e os brasileiros começaram a espalhar o aviso falso somente agora.

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Capital Aberto

O Facebook é, de fato, uma empresa de capital aberto. Isso nada mais é do que a empresa possuir ações negociadas na bolsa de valores! Nada tem a ver com a sua política de privacidade (que, aliás, não mudou desde que Mark Zuckerberg e demais executivos abriram as ações para venda!).

O Facebook pode tornar publicas as minhas informações?

Não, não pode! Pelo menos isso é que está escrito nos termos de uso do site. O segundo parágrafo afirma que:

“você é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica no Facebook”.

Também é bom destacar que o Facebook só torna publico aquilo que você determina que seja publico. Na página que explica o que a empresa faz com seus dados há algumas dicas boas do que devemos fazer para que nossos dados não sejam expostos demasiadamente.

É claro que o Facebook pode não ser dono dos seus dados, mas fica bem explicado nesse link que a rede social pode usar algumas (ou todas) das suas informações para vários fins. Ao aceitar o contrato para fazer parte da rede, você já está concordando com isso…

A lei UCC 1-103 1-308

Para dar mais veracidade ao boato, quem inventou o texto adicionou uma lei “UCC 1-103 1-308”. Uma rápida busca na web e encontramos no Legal Information Institute uma explicação para isso: Essa “lei” é, na verdade, um conjunto de leis comerciais que são aplicadas nos Estados Unidos e nada tem a ver com políticas de privacidade.

Conclusão

Mensagem falsa! Não adianta nada repassar esse tipo de mensagem. O que você não quer que seja publico, simplesmente não publique!

 

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Mara Assis

    24 de outubro de 2012 em 18:57

    Esse comentário esta sendo exibido por várias pessoas no face, mas acho que é uma farsa, porque pelo menos o que eu não quero expor eu não publico.
    Quem assistiu o Fantástico ontem (domingo, 21/10) sabe da falta de proteção no Facebook.

    Com as mudanças do Face, agora todos ficam sabendo de coisas de gente que nem estão nos nossos contatos, só porque um contato faz um comentário ou “curte” algo de alguém.

    Então peço a gentileza de:

    (1) Aqui mesmo, logo acima, posicione o mouse sobre a minha foto (sem clicar).

    (2) Espere até aparecer uma janel
    a e posicione o mouse sobre o ícone “Amigos
    …” (também sem clicar), depois

    (3) Desça até “Configurações” e aí sim clique. Vai aparecer uma lista:

    (4) Clique em “Comentários e opções Curtir” desmarcar esta opção.

    Assim minhas atividades ficarão restritas aos meus amigos e familiares, não se tornarão domínio público.

  2. Ana Luiza

    28 de novembro de 2014 em 15:25

    Uma mensagem parecida está voltando a circular. Gostaria de saber se é verdade:
    “Ante o aviso de que facebook optou por incluir o software que permitirá a utilização da minha informação pessoal , eu digo o seguinte: no dia de hoje, 28 de novembro de 2014, em resposta às novas orientações do facebook e com base na Lei 9279/1996, sobre propriedade intelectual, declaro que os meus direitos estão unidos a todos os meus dados pessoais, desenhos, pinturas, fotos, textos,etc., publicados no meu perfil.
    Para a utilização comercial, exige-se meu consentimento por escrito a qualquer momento. O mesmo se aplica a todas as páginas de que sou responsável.
    Os que leem este texto podem copiá-lo e colá-lo no seu mural do facebook. Isso lhes permitirá a proteção dos direitos de autor. Por esta versão, digo para o facebook que ele está estritamente proibido de divulgar, copiar, distribuir, difundir ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e/ou seu conteúdo. As ações acima referidas são aplicadas por igual aos trabalhadores, estudantes, agentes e/ou funcionários do facebook.
    O conteúdo do perfil inclui informação privada. A violação da minha privacidade é punida por lei. O facebook agora é uma entidade de capital aberto.
    Se você não publicou esta declaração pelo menos uma vez, estará tacitamente permitindo o uso de elementos como suas fotos, bem como a informação contida na atualização de seu perfil.”

    • Lucho

      29 de novembro de 2014 em 14:49

      Vc é burra, né? Vai esperar o que de quem usa o feicebosta?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo