Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O câncer é causado por alimentos esquentados em embalagens plásticas no microondas?

Falso

O câncer é causado por alimentos esquentados em embalagens plásticas no microondas?

É verdade que a Associação Americana de Médicos descobriu que a causa do câncer é o consumo de alimentos esquentados em embalagens plástica?

O alerta se espalhou rapidamente através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de agosto de 2017 e deixou muita gente preocupada! De acordo com o texto compartilhado, a Associação Americana de Médicos teria descoberto as respostas para as causas de câncer: O consumo de alimentos aquecidos no microondas em embalagens plásticas!

A mensagem ainda avisa para que não se consuma chá em copos plásticos ou batatinha frita em sacolas plásticas!

Será que isso é verdade ou farsa?

Médicos norte-americanos descobriram que o câncer é causado por embalagens plásticas aquecidas no microondas! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?    

O alerta não é novo! Circula desde 2002 – em inglês – e rapidamente ganhou versões em língua portuguesa. Como ele não é datado, volta a circular de tempos em tempos e quem ler esse texto poderá achar que se trata de algo recente!

Reprodução de uma das versões desse alerta!

Não encontramos nenhum anúncio relacionado a isso no site da American Medical Association e, em 2014, o site de língua inglesa Cancer.org analisou essa corrente alarmista e negou que haja algum fundo de verdade nela.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Segundo o Cancer.org, a US Food and Drug Administration (órgão que regulamenta a venda de alimentos e de remédios nos Estados Unidos) confirmou que algumas substâncias usadas para fazer plásticos podem ser transferidos para alguns alimentos, mas que os níveis estão abaixo da margem de segurança.

Além disso, a FDA afirmou também que não encontrou nenhuma evidência de que os recipientes ou filmes de plástico contenham dioxinas e que não há razão para pânico!

Procurando mais a respeito, em inglês, encontramos a recomendação do médico oncologista Dr. Timothy Moynihan a respeito do uso de embalagens plásticas no microondas. O dr. Moynihan pede para que sejam usados no microondas somente embalagens próprias para microondas.

Um artigo de 2006 da Univesidade de Harvard também alerta para o uso de embalagens próprias para o microondas, mais para evitar incêndios ou intoxicação pela queima do plástico!

Mais estudos que mostram que não há perigo em alimentos aquecidos em embalagens plásticas nesse artigo do instituto inglês Cancer Research!  

Mais boatos sobre microondas

Não é de hoje que boatos a respeito dos “perigos” do uso do forno de microondas. Em 2013, um “experimento científico” teria provado que plantas regadas com água fervida no microondas cresciam menos que as regadas com “água normal”! Claro que era tudo lorota…

Conclusão

Não encontramos nenhuma publicação feita pela Associação Médica Americana em relação ao consumo de alimentos aquecidos em embalagens plásticas ser o causador do câncer! Pesquisas revelaram que não há risco de saúde, mas especialistas recomendam o óbvio: No microondas, use embalagens próprias para microondas!

Continue lendo
10 Comentários

10 Comments

  1. Bruno Amburg

    23 de agosto de 2017 em 20:50

    Imagina que louco quando os leigos descobrirem que a frequência que o forno micro-ondas opera é a mesma do wifi. Micro-ondas é 2450MHz e WiFi vai de 2400MHz no canal 1 até 2472MHz no canal 13, sendo o canal 9 em 2452MHz.

    • Lucho

      23 de agosto de 2017 em 21:41

      SOCORRO!!!!!!! Wifi causa câncer!!!!!!!

      Não duvido nadinha que a gentalha ignorante e beócia venha com isso.

      • Luiz Neto

        8 de junho de 2018 em 21:04

        Dois imbecis esquecendo do principal que, obviamente, difere um equipamento do outro que é a POTÊNCIA em que ambos trabalham. Eita gentalha ignorante, principalmente esse último.

  2. João David

    24 de agosto de 2017 em 14:42

    Olá
    Câncer não sei, mas o BPA liberado pelas embalagens de plastico quando elevadas a altas temperaturas, pode causar problemas a saúde, estes já foram proibidos em alguns países.
    Confere lá

    • Gilmar Lopes

      24 de agosto de 2017 em 14:43

      Mas aí é só quando o plástico já tá pegando fogo!

      • Haga

        24 de agosto de 2017 em 19:38

        Queira saber a respeito de uma mensagem do zap sobre exigir nota fiscal nos postos de combustíveis, se realmente vai fazer os proprietários de postos pedirem a Petrobrás para diminui o preço.

        • David Amorim

          26 de agosto de 2017 em 11:21

          Bom dia
          Seria um bom assunto a ser pesquisado
          O amigo ai (Gilmar Lopes)
          Poderia nos tirar essa dúvida

  3. Augusto

    24 de agosto de 2017 em 15:27

    é mais caso de bombeiro que médico…

  4. Renato

    24 de agosto de 2017 em 18:31

    Olha, isso sobre alimentos no microondas causarem câncer eu já ouço falar a tempos mesmo, enfim, sei lá viu… Por via das dúvidas ne! ?

  5. Fabio Vasques

    30 de agosto de 2017 em 12:23

    Só uma ressalva que acho bem interessante: ferver água no microondas pode causar acidentes (ela explode).

    É só dar uma olhada no vídeo muito legal do Iberê Thenório (Manual do Mundo):

    https://www.youtube.com/watch?v=I5JbaPdPbno

    Abração, Gilmar!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo