today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Retrospectiva: O que rolou no E-farsas em janeiro de 2012

- Publicidade -

Fomos entrevistados em uma revista sobre religião, pesquisamos muitas histórias verdadeiras ou falsas e conseguimos bater mais um recorde de visitas ao site. Confira nosso resumão de janeiro de 2012.

Como vem acontecendo a cada mês, em janeiro batemos mais uma incrível marca de visitas ao E-farsas.com. Junto a esse acontecimento, a enorme quantidade de “curtidas” no Facebook, de twittadas e menções no Twitter e de comentários no nosso site nos deixa com a sensação de dever cumprido.

Tudo que rolou de mais legal no E-farsas em janeiro de 2012

É nóis na mídia (de novo)

Esse mês, além da volta do nosso quadro semanal ao programa Você é Curioso? na Rádio Bandeirantes, também fomo entrevistados pela jornalista Patrícia Scott para a revista Show da Fé sobre os boatos eletrônicos envolvendo religião.

Tecnologia

Cachoeira de Escher na vida real!
Cachoeira de Escher na vida real!

É mais barato viajar de avião para comprar um iPhone nos EUA do que adquirir um aparelho brasileiro? Fizemos as contas e o resultado surpreendeu!

Descobrimos também como foi feito o vídeo em que um rapaz consegue reproduzir a Cachoeira de Escher na vida real!

Vídeo mostra o roubo de uma TV de uma maneira inusitada. O ladrão sai de costas da loja e as câmeras de segurança nem percebem o golpe!

Economia

Será verdade a história de uma empresa aérea que teria economizado mais de US$ 40,000 por ano apenas retirando uma das azeitonas da salada servida nos vôos?

Religião

John Lennon, Tancredo Neves… E-mail afirma que muitos famosos morreram por terem zombado de Deus! Será que esse texto é real? Veja o que descobrimos (esse foi o nosso post mais lido do mês!)

Mágica

- Publicidade -

Em janeiro desvendamos como foram feitas duas mágicas que circularam pela web. A primeira delas foi a mágico que teria serrado acidentalmente a sua assistente e a outra mostra um excelente truque de mágica com cartas no centro de Nova Iorque.

Fotos

Ponte na Noruega parece sumir entre as nuvens!
Ponte na Noruega parece sumir entre as nuvens! Verdadeiro ou falso?

Essa imagem de uma ponte que desaparece no meio das nuvens deixou o E-farsas com uma pulga atrás da orelha! Ilusão de ótica? Montagem? Nada disso!

Serão reais as fotos do maior churrasco do mundo?

Boatos

Será que a jornalista e apresentadora global Sandra Annenberg foi uma das passarinhas do infantil Castelo Rá-Tim-Bum antes de ficar famosa?

Bandidos estariam marcando as casas com adesivos para facilitar assaltos. Será?

É verdade que a cantora Rita Lee teria sugerido a criação do BBB dos políticos? Perguntamos direto para ela!

O Facebook irá pagar 3 centavos para ajudar no tratamento de uma criança com câncer, basta repassar a mensagem! Falso, né?

Será que existe mesmo filme pornô gospel? Veja o que descobrimos!

Fantasma da Princesa Diana Aparece em igreja!
Fantasma da Princesa Diana Aparece em igreja!

Fantasma

Espírito da Princesa Diana apareceu em vídeo numa igreja na Escócia! Verdadeiro ou falso?

Vírus

E-mail promete vídeo de uma mulher que possui uma aranha vivendo sob a sua pele. Na verdade, trata-se de um script malicioso que instala um vírus na máquina da vítima. Saiba como remove-lo aqui!

Agradecimento

Mais uma vez, gostaria de agradecer a todos os leitores do E-farsas – tanto os novos como os mais antigos – por mais esse mês de sucesso. Espero poder contar com todos em fevereiro, março, abril…

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos