Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A verdade sobre a criatura humanoide caminhando na Lua!

Conspirações

A verdade sobre a criatura humanoide caminhando na Lua!

A verdade sobre a criatura humanoide caminhando na Lua!

Qual será a resposta para o mistério do estranho ser flagrado caminhando na superfície da Lua? Descubra a verdade sobre isso aqui no E-farsas!

No dia 18 de julho de 2014, o usuário do YouTube Wowforreeel publicou em seu canal o vídeo que veremos a seguir. O filme, de um pouco mais de 1 minuto, mostra uma incrível descoberta nas fotos da Lua através do serviço de mapas do Google: Ao digitar as coordenadas 27 34’26.35 “N 19 ° 36’4.75” W, podemos ver o que parece ser uma figura humanoide (um homem, um alienígena ou um robô, talvez?), caminhando sob a superfície lunar!

O vídeo com a descoberta do youtuber alcançou mais de 2 milhões de visualizações em poucas semanas e atraiu a atenção de muita gente na web. Mas qual será a explicação para isso?

Qual a explicação para esse mistério?

O achado é muito interessante, mas não há nada de alienígena ou sobrenatural nas fotos publicadas pelo Google Moon (serviço gratuito semelhante ao Google Earth, só que com mapas e imagens da Lua). A explicação para o “humanoide” é algo bem simples!

A Google explica no site do serviço que os dados utilizados para criar as imagens do Google Moon vem do US Geological Survey e do material coletado pelas missões Apollo. Além disso, a empresa ainda contou com imagens e números do USGS Atlas Geológico da Lua, do Lunar Chart (LAC) Series e do Instituto Lunar e Planetário, gerido pela USRA. Ou seja, uma “colcha de retalhos” de magníficas imagens.

A imagem que exibe o que parece ser um humano é a AS15-M11-51. A Universidade do Arizona é responsável por armazenar e distribuir essa fotografia online, mas infelizmente, não conseguimos abrir o link no momento da publicação dessa matéria. Caso queira tentar, clique aqui.

Avisamos que a imagem é muito grande e, por isso, não é recomendado que você tente baixa-la. Caso consiga acessar o site da Universidade, use a ferramenta disponível lá para ampliar a AS15-M11-51.

Bom, ainda bem que existem blogs bacanas como o excelente blog de língua espanhola La Mentira Esta Ahi Fuera, que fez um resumo interessante sobre a foto do suposto humanoide na Lua.

A foto abaixo, extraída do La Mentira Esta Ahi Fuera, mostra o detalhe da imagem ampliada da Universidade do Arizona, onde podemos ver claramente a mancha que nos dá a impressão de estarmos vendo um homem e sua sombra:

Imagem ampliada da (foto: Cortesia/La Mentira Esta Ahi Fuera)

Imagem ampliada da AS15-M11-51 (foto: Montagem/La Mentira Esta Ahi Fuera/Universidade do Arizona)

A Universidade do Arizona explica como funciona o processo de digitalização das imagens e pede desculpas pela sujeira na lente do equipamento usado para digitalizar as fotos do solo lunar:

“[…]Além disso reprocessamento análise das imagens revelou que as partículas de sujidade deixada no sistema de verificação, e pode ser visto nas fotografias digitalizadas. Os usuários precisam estar cientes de que essas partículas estão lá.”

O site da Universidade disponibilizou um vídeo, onde podemos ver uma sequência de imagens de outras áreas fotografas, mostrando que uma mesma mancha aparece em diversas fotos, sempre na mesma posição!

Nos recortes abaixo, a Universidade mostra que alguns pontos escuros de sujeira aparecem em outras sequencias de fotografias:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Pequenas sujeira nos scanners da Universidade do Arizona causam essas deformidades nas images!

Pequenas sujeira nos scanners da Universidade do Arizona causam essas deformidades nas images!

Abaixo, uma imagem de outra área da Lua, onde é possível verificar que a mesma mancha do suposto alienígena também aparece:

Foto de outro local, mostrando a mesma mancha!

Foto de outro local, mostrando a mesma mancha!

E aqui, uma sequência de fotos fornecidas pela Universidade do Arizona, mostrando a mesma sujeira em outros locais e provando, assim, que o problema estava mesmo na lente os scanners da Universidade:

Fotos da Lua mostrando a mesma mancha em locais diferentes! (foto: Reprodução/YouTube)

Fotos da Lua mostrando a mesma mancha em locais diferentes! (foto: Reprodução/YouTube)

 

As imagens acima foram retiradas desse vídeo, em espanhol, a respeito desse falso humanoide:

Pareidolia

A mancha nas fotos da Lua chamou tanta atenção por causa do fenômeno conhecido como Pareidolia. Conforme já explicamos aqui no E-farsas há alguns meses, nosso cérebro é programado para reconhecer padrões em coisas e em imagem que, aparentemente, não possuem nenhum padrão. Por exemplo, basta que algum desenho possua duas bolas e um risco em forma de meia lua para que nosso cérebro já imagine ali um rosto humano.

No caso, a mancha se parece com um ser que possui duas pernas, um corpo e dois braços e isso já basta para que nossa cabeça comece a imaginar que aquilo possa ser um humanoide.

A seguir, um vídeo que fizemos sobre a pareidolia:

Conclusão

O humanoide que apareceu na Lua é apenas uma mancha de sujeira que ficou gravada durante o processo de digitalização das imagens da Missão Apollo.

Continue lendo
5 Comentários

5 Comments

  1. John Doe

    12 de agosto de 2014 em 17:30

    Não consigo entender como é difícil as pessoas acharem que tudo é uma farsa, mesmo sem argumentos válidos. Sério, falar que foi uma mancha nas imagens?? Tem que ser muito bitolado achar que em milhões de planetas somos os únicos. Ok, talvez a imagem não seja real, mas por favor, dizer que “Acho engraçado que normalmente nego que não acredita que homem foi na lua é o mesmo que acredita que alienígenas já fizeram diversas visitas aqui e tal”, sério, há relatos dos próprios astronautas Edgar Mitchell e Buzz Aldrin afirmando que sim, existem alienígenas. Por favor, só quem é bitolado realmente acredita que a grande mídia fala somente a verdade.

    • Eu™

      7 de junho de 2016 em 17:52

      >Não consigo entender como é difícil as pessoas acharem que tudo é uma farsa, mesmo sem argumentos válidos.

      Não consigo entender como as pessoas acham que é tudo real, mesmo sem uma prova convincente;

      >Sério, falar que foi uma mancha nas imagens??

      E se realmente é uma mancha nas imagens e você está querendo ver algo onde não existe?

      >Tem que ser muito bitolado achar que em milhões de planetas somos os únicos.

      E onde no texto está escrito que somos os únicos?

      >Ok, talvez a imagem não seja real, mas por favor, dizer que “Acho engraçado que normalmente nego que não acredita que homem foi na lua é o mesmo que acredita que alienígenas já fizeram diversas visitas aqui e tal”

      Veja a contradição, duvidam de coisas óbvias e provadas – como a ida do homem à Lua, mas acreditam cegamente em visitações extraterrestres “provadas” com vídeos borrados/tremidos, fotomontagens, etc, etc…

      >sério, há relatos dos próprios astronautas Edgar Mitchell e Buzz Aldrin afirmando que sim, existem alienígenas.

      Edgar Mitchell acredita em alienígenas, nunca disse que viu um. Buzz Aldrin também não viu e nunca afirmou que eles existem.

      >Por favor, só quem é bitolado realmente acredita que a grande mídia fala somente a verdade.

      E só quem quer muito acreditar em homenzinhos verdes nos visitando realmente acredita que eles estão entre nós.

  2. Alexandre P

    14 de agosto de 2014 em 21:26

    John, então na verdade nos temos uma colonia de aliens na Lua, pois como vemos nas diversas fotos postadas na matéria existem várias manchas (aliens) espalhadas pela Lua.

    Acho melhor a Dilma e o Obama começarem a se preparar , porque o dia da invasão ta chegando.

  3. angela

    29 de fevereiro de 2016 em 13:08

    isso e serio esse sait tem so mentiras coisa burra

  4. Pingback: Décadas depois, conspirações ainda desacreditam ida do homem à lua - Ultra Dicas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo