27.2 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

5 Boatos sobre a fusão do Facebook com o WhatsApp

- Publicidade -

Depois do anúncio da compra do WhatsApp pelo Facebook, muitas notícias alarmistas apareceram em ambos os serviços. O que é fato e o que é boato?

Conforme anunciamos aqui no E-farsas o Facebook adquiriu o serviço de trocas de mensagens WhatsApp por 16 bilhões de dólares (algo em torno de 37 bilhões de reais) no começo de fevereiro de 2014. Nos dias seguintes à compra, muitas notícias e alertas começaram a aparecer nas duas redes.

Mas será que há algum fundo de verdade nos avisos que andam se espalhando pelo WhatsApp e pelo Facebook?

whatsapp

Conheça alguns deles:

1 – Todo o conteúdo compartilhado no WhatsApp será publicado também no Facebook a partir do dia 24!

Por que é falso?

Uma compra tão grande como essa demora meses para se concretizar. Isso porque, além dos tramites legais (o Governo Americano ainda precisa aprovar a aquisição), é preciso uma série de adaptações técnicas para que os aplicativos possam se conversar.

Em entrevista ao Wall Street Journal, Jan Koun – um dos fundadores do WhatsApp, disse que só aceitou a venda se seu aplicativo continuasse independente de qualquer outro serviço e que o Facebook não  interferisse no WhatsApp.

É possível que, em algum momento, as equipes de desenvolvimento do WhatsApp acabem se entrosando e o Facebook acabe incorporando tudo em um único serviço, mas isso (se acontecer) ainda vai demorar um tempão!

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

2 – O WhatsApp terá propagandas

- Publicidade -

Falso (por enquanto)!

Em diversas entrevistas, Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) tem afirmado que não vai mexer no plano de negócios do WhatsApp. Segundo ele, a forma como eles estão ganhando dinheiro com o aplicativo está funcionando bem e vai ficar assim. A mesma afirmação foi feita por Jan Koun ao Wall Street. Não haverá propagandas no WhatsApp (pelo menos, por enquanto).

3 – O WhatsApp cobrará 0,37 por cada mensagem enviada

Falso!

A mensagem circula desde 2012 pelo WhatsApp e voltou com força na terceira semana de fevereiro de 2014. De acordo com o texto, para que o serviço continue gratuito, basta o usuário repassar o alerta para mais 9 contatos. Claro que essa história é falsa, como já mostramos aqui no E-farsas em setembro de 2012.

Reprodução de uma das mensagens que circulam pelo WhatsApp (Contribuição: @OMagrelinho no Twitter)
Reprodução de uma das mensagens que circulam pelo WhatsApp (Contribuição: @OMagrelinho no Twitter)

4 – O WhatsApp caiu durante a migração para os servidores do Facebook

Falso!

No dia 22 de fevereiro de 2013, o WhatsApp ficou “fora do ar” por apenas 3 horas, mas foi o suficiente para levantar rumores de que o incidente teria ocorrido por causa da mudança do serviço para os servidores do Facebook. O que ocorreu de verdade foi uma falha em um roteador da rede que afetou os servidores do WhatsApp. Isso foi o que disse Jan Koum em uma nota de pedido de desculpas aos usuários.

Jan Koum e Brian Acton - fundadores do WhatsApp
Jan Koum e Brian Acton – fundadores do WhatsApp

A queda temporária do WhatsApp beneficiou concorrentes como o Telegram, que ganhou mais de 18 milhões de novos usuários durante a inatividade do rival.

5 – Agora vai dar para instalar o WhatsApp no meu computador também!

Falso!

Ainda não há nenhuma versão do WhatsApp para desktop e é preciso tomar cuidado para não cair nas armadilhas da internet. Desde agosto de 2013, um golpe tenta enganar a vítima com a promessa de uma versão para computadores do aplicativo de mensagens instantâneas. Numa das versões, segundo o site da Panda Security, o usuário incauto acaba instalando em sua máquina um emulador do sistema Android e com ele um aplicativo que faz com que a vítima passe a pagar uma mensalidade de até 37 euros em sua conta telefônica.

Não encontramos casos relatados aqui no Brasil, mas todo cuidado é pouco!

Conclusão

Esses foram apenas alguns dos inúmeros boatos sobre a fusão do Facebook com o WhatsApp. Pedimos para que você, caso tenha recebido algum, nos faça o favor de relatar aí abaixo nos comentários.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Recebi mensagem no nosso Whats dizendo que precisaríamos compartilhar com toda a nossa lista de contatos, que se não fizéssemos isso passaríamos a pagar 0,37. Que recentemente os servidores ficaram congestionados e que por isso excluiriam os usuários que não compartilhassem a mensagem, que serviria para confirmar os usuários ativos. Que eles eram Andy & Jhon diretores do Whats. Caso não façamos nossa conta permanecerá inativa e que perderemos todos os nossos contatos. Que o símbolo da renovação irá aparecer no smartfone e que será atualizado em 24 horas. E que se fizermos isso nosso whats será gratuito para o resto da vida !!!!! E que vai trocar de cor … e que devemos passar para mais 9 pessoas a partir dos nossos contatos !!!!! então, é isso … para mim cheira a farsa … mas espero noticias de vcs !!!!

  2. Esses boatos são bons para os donos do WhatsApp ver o que não fazer. Ou você acha que eles não sabem que se fizer alguma dessas coisas, a empresa vai pro lixo? Eles sabem, e por isso não fazem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui