16.5 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 26, 2022

A Argentina lançou selos em homenagem ao ex-presidente Lula?

- Publicidade -

É verdade que os Correios da Argentina lançaram selos com a imagem do ex-presidente Lula e com os dizeres “Lula Livre” estampados em homenagem ao político?

A notícia foi publicada em diversos sites e blogs no começo da segunda quinzena de julho de 2019, como podemos ver nesse site chamado Folha Diferenciada. De acordo com a publicação, a Argentina teria homenageado o petista – que está preso desde abril de 2018 – nos selos postais argentinos.

A imagem que acompanha a notícia mostra selos com os dizeres “Lula Libre” escritos sobre um desenho do ex-presidente brasileiro!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

A Argentina lançou selos em homenagem ao ex-presidente Lula? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar dessa história ganhar força nos compartilhamentos das redes sociais e de grupo do WhatsApp em julho de 2019, ela é um pouco mais antiga. Uma busca no Google e descobrimos que a imagem não é recente. Em julho de 2018, muitos sites publicaram esse mesmo assunto (dentre eles, o Nocaute, que serviu de fonte para diversos outros sites e blogs).

Para descobrir se os Correios da Argentina homenageou ou não o político preso, basta entrar no site oficial do Correo Argentino e buscar por selos comemorativos emitidos no ano de 2018. A entidade lançou apenas 3 selos comemorativos naquele ano: 

  • Selos sobre energia renovável
  • Uma homenagem ao músico Astor Piazzolla
  • Um selo especial sobre a Copa do Mundo

Reprodução/Correo Argentino

Origem da imagem

Um detalhe no carimbo vermelho que está sobre os selos revela seu autor: o artista plástico argentino Samuel Montalvetti. No dia 06 de julho de 2018, Samuel publicou em seu blog a foto de um do cartões postais criados por ele e enviados para Ahmet Demir:

Reprodução/Samuel Montalvetti

- Publicidade -

O artista explica em seu blog que o carimbo foi criado por ele mesmo justamente para deixar claro que aquilo é uma peça de arte.

Conclusão 

A Argentina não lançou nenhum selo em homenagem ao ex-presidente Lula. Essa é uma notícia falsa que surgiu em 2018 e voltou a se espalhar um ano depois!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. O artista caprichou nos “zóinhos” de bebum, mas deixou o a barba cheia. Hoje, a barba está tão rala quanto o cabelo. Acho, ele sacaneou o ex-residente do Brasil. Coisa de argentino…

  2. O artista caprichou nos “zóinhos” de bebum, mas deixou o a barba cheia. Hoje, a barba está tão rala quanto o cabelo. Acho, ele sacaneou o ex-residente do Brasil. Coisa de argentino…

  3. Folha Diferenciada e O Nocaute do escritor e “jornalista” brasileiro Fernando Morais. Como disse antes, é importante não só desmascarar Fake News, mas também, na medida do possível, identificar QUEM CRIOU e/ou QUEM ESTÁ ESPALHANDO essas porcarias na rede. Parabéns E-Farsas!

  4. Folha Diferenciada e O Nocaute do escritor e “jornalista” brasileiro Fernando Morais. Como disse antes, é importante não só desmascarar Fake News, mas também, na medida do possível, identificar QUEM CRIOU e/ou QUEM ESTÁ ESPALHANDO essas porcarias na rede. Parabéns E-Farsas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui