A Argentina lançou selos em homenagem ao ex-presidente Lula?

6
6710
A Argentina lançou selos em homenagem ao ex-presidente Lula? (foto: reprodução/Facebook)

É verdade que os Correios da Argentina lançaram selos com a imagem do ex-presidente Lula e com os dizeres “Lula Livre” estampados em homenagem ao político?

A notícia foi publicada em diversos sites e blogs no começo da segunda quinzena de julho de 2019, como podemos ver nesse site chamado Folha Diferenciada. De acordo com a publicação, a Argentina teria homenageado o petista – que está preso desde abril de 2018 – nos selos postais argentinos.

A imagem que acompanha a notícia mostra selos com os dizeres “Lula Libre” escritos sobre um desenho do ex-presidente brasileiro!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

A Argentina lançou selos em homenagem ao ex-presidente Lula? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar dessa história ganhar força nos compartilhamentos das redes sociais e de grupo do WhatsApp em julho de 2019, ela é um pouco mais antiga. Uma busca no Google e descobrimos que a imagem não é recente. Em julho de 2018, muitos sites publicaram esse mesmo assunto (dentre eles, o Nocaute, que serviu de fonte para diversos outros sites e blogs).

Para descobrir se os Correios da Argentina homenageou ou não o político preso, basta entrar no site oficial do Correo Argentino e buscar por selos comemorativos emitidos no ano de 2018. A entidade lançou apenas 3 selos comemorativos naquele ano: 

  • Selos sobre energia renovável
  • Uma homenagem ao músico Astor Piazzolla
  • Um selo especial sobre a Copa do Mundo
Reprodução/Correo Argentino

Origem da imagem

Um detalhe no carimbo vermelho que está sobre os selos revela seu autor: o artista plástico argentino Samuel Montalvetti. No dia 06 de julho de 2018, Samuel publicou em seu blog a foto de um do cartões postais criados por ele e enviados para Ahmet Demir:

Reprodução/Samuel Montalvetti

O artista explica em seu blog que o carimbo foi criado por ele mesmo justamente para deixar claro que aquilo é uma peça de arte.

Conclusão 

A Argentina não lançou nenhum selo em homenagem ao ex-presidente Lula. Essa é uma notícia falsa que surgiu em 2018 e voltou a se espalhar um ano depois!

6 COMMENTS

  1. O artista caprichou nos “zóinhos” de bebum, mas deixou o a barba cheia. Hoje, a barba está tão rala quanto o cabelo. Acho, ele sacaneou o ex-residente do Brasil. Coisa de argentino…

  2. O artista caprichou nos “zóinhos” de bebum, mas deixou o a barba cheia. Hoje, a barba está tão rala quanto o cabelo. Acho, ele sacaneou o ex-residente do Brasil. Coisa de argentino…

  3. Folha Diferenciada e O Nocaute do escritor e “jornalista” brasileiro Fernando Morais. Como disse antes, é importante não só desmascarar Fake News, mas também, na medida do possível, identificar QUEM CRIOU e/ou QUEM ESTÁ ESPALHANDO essas porcarias na rede. Parabéns E-Farsas!

  4. Folha Diferenciada e O Nocaute do escritor e “jornalista” brasileiro Fernando Morais. Como disse antes, é importante não só desmascarar Fake News, mas também, na medida do possível, identificar QUEM CRIOU e/ou QUEM ESTÁ ESPALHANDO essas porcarias na rede. Parabéns E-Farsas!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here