16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Um policial à paisana achou uma arma dentro de um trenzinho de uma criança no banco?

- Publicidade -

Uma arma escondida dentro de um trenzinho de brinquedo teria sido encontrada por um policial à paisana dentro de uma agência bancária! Será verdade?

As imagens começaram a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de julho de 2019 e mostram um brinquedo aparentemente inofensivo, mas com uma arma escondida dentro dele. O texto que acompanha as fotos afirma que um segurança de uma agência bancária teria divulgado o achado e que o trenzinho-arma teria sido confiscado de uma criança por um policial que estava à paisana.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto que acompanha as fotos: “Atenção Senhoras e Senhores Vigilantes todo cuidado é pouco. Presta atenção nessas fotos mandada por um amigo que trabalha de segurança de banco vamos ficar ligado esse estava com uma criança que iria adentrar dentro da agência bancária o vigia desconfiou tinha um policial à paisana fez um enquadro e aí ó o brinquedo” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como as versões que se espalharam nas redes sociais não especificam onde e quando o fato teria ocorrido, ficamos com a impressão de que fosse algo recente. Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas (assista ao vídeo abaixo com as características das fake news), as notícias falsas geralmente não são datadas e não possuem muito dados que possam servir de provas.  

Acontece que as fotos são reais, mas não há nenhuma notícia sobre essa arma ter sido confiscada aqui no Brasil.

Em julho de 2018, o blog japonês Yamato077 especializado em artesanato e molificações publicou as imagens de seu mais recente trabalho, onde foi desmontado uma miniatura do personagem Thomas e instalada uma submetralhadora em seu interior.

No vídeo a seguir, o criador da peça mostra a arma em funcionamento: 

Conclusão

- Publicidade -

Não encontramos notícias confirmando que essa arma tenha sido encontrada aqui no Brasil. As fotos que se espalharam no WhatsApp como se tivesse sido enviada por um segurança de banco é, na verdade, de julho de 2018 de um blog japonês e – segundo seus criadores – a peça é apenas uma obra de arte!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui