8.9 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

A China executou 20 mil contaminados pelo coronavírus?

- Publicidade -

Vídeo mostra operação do governo chinês que mandou matar mais de 20 mil pessoas que estavam contaminadas com o coronavírus! Será verdade?

O vídeo começou a se espalhar através das redes sociais e em diversos grupos do WhatsApp na segunda quinzena de fevereiro de 2020 e nele podemos ver algumas pessoas usando máscara e aparentemente atacando pessoas nas ruas.

O texto que acompanha as imagens afirma que a China estaria executando as pessoas infectadas com o coronavírus e que, até o momento, mais de 20 mil chineses já haviam sido assassinados após autorização do Supremo Tribunal Popular!

Será que isso é verdade ou mentira?

Será verdade que o governo da China autorizou a execução de mais de 20 mil chineses que estavam contaminados com o coronavírus? (foto: Reposição/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 06 de fevereiro de 2020, um site de língua inglesa chamado City News inventou essa história, afirmando que o Supremo Tribunal Popular da China teria aprovado a eutanásia de pacientes com o coronavírus. Acontece que esse site é conhecido por publicar diversas notícias falsas, mas que muita gente acaba acreditando.

Para termos certeza de que as informações apresentadas pelo site City News são falsas, consultamos o site do Supremo Tribunal Popular da China e não encontramos nada relacionado a essa suposta autorização.

O vídeo usando nessa fake news

Se a história é falsa, como explicar o vídeo que se espalhou juntamente com ela?

A explicação é que o vídeo é, na verdade, uma colagem de pelo menos 3 outros vídeos distintos e nenhum deles tem a ver com o coronavírus.

O primeiro trecho é de um vídeo de um grupo de policiais que foi chamado para tentar capturar um enorme cão raivoso, na China. 

- Publicidade -

O segundo trecho é de comemorações do Ano Novo Lunar Chinês. As explosões que ouvimos no vídeo são de fogos de artifício e não de tiros.

Quanto ao terceiro vídeo, trata-se de um acidente de trânsito ocorrido no dia 29 de janeiro de 2020. O barulho de tiros foi adicionado ao vídeo pelos autores dessa notícia falsa!

Conclusão

A China não autorizou o assassinato de mais de 20 mil pessoas contaminadas pelo coronavírus. Tudo começou com uma publicação feita em um site de língua inglesa especializado em espalhar desinformação!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui