18.8 C
São Paulo
terça-feira, novembro 29, 2022

A Coca-Cola está dando frigobar em promoção de 130 anos?

- Publicidade -

É verdade que a Coca-Cola está dando vários frigobares para comemorar os 130 anos da empresa?

A suposta promoção começou a ser compartilhada em grupos do WhatsApp e do Telegram no final de junho e começo de julho de 2022. Juntamente com um texto, a publicação disponibiliza um link apontando para um site promocional da Coca-Cola, prometendo centenas de prêmios em comemoração ao 130º aniversário da multinacional.

Ao clicar no link, o usuário é convidado para responder a um simples questionário e, ao final, precisar clicar em algumas caixas na tela para tentar ganhar um prêmio.  

Será que essa promoção é real?

O primeiro detalhe que chama a atenção nessa história é o endereço da promoção: um site de redirecionamento que sequer leva o nome da Coca-Cola:

O link leva a um site que não tem nenhuma relação com a Coca-Cola

Certamente, quem criou o site não quis que o endereço real fosse descoberto e isso não aconteceria com uma empresa do porte da Coca-Cola.

A empresa fez algumas publicações em seu site oficial negando toda e qualquer promoção através de WhatsApp, Telegram ou outro canal fora de seu site.

Em todos os nossos testes, o “prêmio” sai sempre na segunda caixa clicada!

Essa não foi a primeira vez que a Coca-Cola teve seu nome usado por golpistas online. Em maio de 2020, a empresa teve que fazer uma nota de desmentido a respeito de falsa promoção semelhante a que viria a se espalhar m junho de 2022.

Esse mesmo tipo de golpe também foi disseminado em outros idiomas, como esse em espanhol que foi desmentido pelo site de checagem de fatos da Espanha Maldita.es.

Como se prevenir de golpes assim?

- Publicidade -

As dicas que o jornal JC deu em relação a esse tipo de golpe em julho de 2020 continuam valendo para essa falsa promoção que voltou a circular recentemente, como:

  1. Sempre desconfie de links compartilhados através do WhatsApp ou de redes sociais
  2. Não acredite em promoções boas demais pra ser verdade e/ou que possuem um tom imediatista
  3. Confira no site oficial da empresa sobre a promoção
  4. Nunca preencha nenhum cadastro com seus dados pessoais em sites que você não conhece
  5. Verifique se a página é segura (páginas seguras exibem um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página)

Além disso, é importante que você tenha sempre a versão mais atualizada do seu sistema operacional, seja ele no seu computador ou no smartphone.

Método parecido com outras promoções falsas

E quem pensa que golpes como esse são coisa recente, saiba que já desmentimos aqui no E-farsas uma falsa promoção que, em maio de 2017, prometia 1 ano de graça da assinatura do serviço de streaming Netflix.

O método é o mesmo: uma página com uma grande promoção usa o nome de uma empresa conhecida e pede apenas para que a vítima convide mais 10 amigos para ter acesso ao grande prêmio.

Perceba que os mesmos elementos (como a urgência e o tom chamativo) são utilizados em ambos os golpes.

Conclusão

Não é verdade que a Coca-Cola está sorteando frigobar e vários outros prêmios através de links no WhatsApp! Nunca clique em links suspeitos e, caso tenha feito isso, considere fazer uma avaliação com um técnico de informática para que seja checada a segurança do seu aparelho. 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui