19.4 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 8, 2022

Bolsonaro lançou jingle de campanha voltado para o povo nordestino?

- Publicidade -

Clipe musical com temática nordestina é compartilhado entre grupos bolsonaristas no WhatsApp e no Telegram como sendo o jingle de pré-campanha do presidente Jair Bolsonaro! Será verdade?  

O vídeo tem pouco mais de um minuto de duração e se espalhou através de grupos do WhatsApp e do Telegram na primeira semana de julho de 2022. Nele podemos ver uma montagem com imagens que dão a entender terem sido filmadas no nordeste, acompanhadas de uma música ressaltando as ações que o presidente Jair Bolsonaro teria feito durante a sua gestão.

O texto que acompanha o vídeo afirma se tratar do jingle de pré-campanha de Jair Bolsonaro, mas será que isso é verdade?

Transcrição de um trecho da música compartilhada: “Era um país devastado pela corrupção, estampado nos jornais de toda a nação. Homem sem piedade assaltando a gente sem ter compaixão. Era o Nordeste sofrendo com a falta de água e o governo investindo fora do Brasil e o mundo todo viu que aconteceu com o petrolão. Era um jeguinho levando água para poder o povo, carros-pipa abastecendo em quem deles rodou e o pobre do vovô para comprovar que estava vivo ia pra fila do banco[…]” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O jingle não faz parte da campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Trata-se de um clipe feito por apoiadores e fãs do presidente.

O vídeo foi produzido pelo Pastor Alcides Fernandes e publicado no seu canal do YouTube em março de 2022. Não encontramos nada que comprove que ele venha fazer parte da campanha do presidente Jair Bolsonaro à reeleição.

Abaixo, o vídeo completo, que foi visto mais de 160 mil vezes:  

Músicas atribuídas ao Bolsonaro

Em 2018, um belíssimo clipe de um gigante caminhando surgiu nas redes sociais juntamente com uma música sobre o “mito” e, na época, foi espalhado que o vídeo havia sido produzido por cubanos que moravam nos Estados Unidos, em homenagem ao então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, e que a música estava entre as mais tocadas nas paradas de sucesso norte-americanas.

Na ocasião, checamos essa história e descobrimos que tudo não passou de uma montagem que usou trechos de uma propaganda de bebida com uma música feita por um venezuelano que mora no Brasil há mais de duas décadas!

Conclusão

- Publicidade -

O vídeo com uma música enaltecendo os feitos do governo de Jair Bolsonaro foi produzido por um apoiador do presidente e não há indicação de que ele fará parte da sua campanha à reeleição! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui